Entendo as posições tanto do Nakata quanto do tripossante. Se por um lado o melhor ainda é (e dificilmente deixará de ser) testar o material em mãos, por outro lado, não se pode negar que a busca por esta situação é inviável talvez na maioria dos lugares neste país, inclusive em quase todo SP, MG, RJ.
E para agregar uma má notícia, respondendo à pergunta do tópico, no meu ponto de vista, a resposta é NÃO CONFIAR, infelizmente. Notas subjetivas dependem de parâmetros pessoais, e estes sempre distorcem estatísticas justamente por serem pessoais. Cada pessoa tem uma sensibilidade para os diferentes aspectos, influenciada por uma série de coisas, o que resulta num número que pode ou não expressar algo concreto, mas como saber? Não acho que isto deveria deixar de existir e respeito quem confie neste método, mas prefiro não utilizá-lo.
Porém, vc pode estar se perguntando: “no que vc acredita então?”. Isso é uma questão clara no meu próprio entendimento, mas não tão fácil de explicar. Basicamente, eu acredito que mais importante que índices é a comparação das experiências, e tb admitir a possibilidade de errar, ou seja, tomar a melhor decisão com a informação que vc tem e assumir o risco. E a informação que eu priorizo (a tal “experiência”) são os relatos pessoais dos jogadores ao usar o material, como por exemplo “ficou mais difícil sacar curto” ou “o bloqueio melhorou porque a borracha é mais macia”. Obviamente, o entendimento do contexto é fundamental para isso, ao saber que a madeira usada influencia os resultados, etc. É uma questão de exercitar e melhorar os filtros, pois vc tb vai encontrar muita informação não confiável por aí, de gente que depositou as esperanças de uma vida numa borracha, não era o que ela esperava para os requisitos DELA, e então se joga a culpa até da inflação no pobre material (isso acontece muito nos fóruns internacionais) hahahahhahahah. No final das contas, ninguém compra (ou pelo menos não deveria fazê-lo) uma borracha pq ela é 9 de efeito ou de velocidade, mas pelo quanto este efeito ou velocidade pode te ajudar em sua forma de jogar. Então, comparando os relatos práticos com o que vc espera do material, particularmente acredito que fique mais fácil tomar uma decisão mais coerente nesta perspectiva.
Hoje em dia, além de ter os colegas em volta, eu tenho meus contatos de referência para o assunto quando não tenho a oportunidade de testar, e independentemente de tudo isso, ainda pesquiso. E é por isso que sempre recomendamos a pesquisa no fórum, pois ela pode te evitar muita dor de cabeça e até mesmo no bolso.
Abraços!!!