Nomes Chineses

materia copiada do site do Gilberto Scofield.
http://oglobo.globo.com/online/blogs/gilberto/

"Na sua incansável tentativa de tudo controlar, o governo da China anunciou que está preparando um banco de dados com nomes próprios a serem usados pelos pais chineses na hora de registar os filhos. Em vez de dar o nome que quer às crianças, os pais chineses terão que escolher a partir de uma lista predefinida (espero que enorme) de nomes.
Bao Shuxian, vice-diretor do Departamento de Segurança Pública, afirmou que a idéia é reduzir a incidência de caracteres que raramente são usados ou controlar os ímpetos criativos de alguns pais.

Pelo que eu posso perceber do dia-a-dia chinês, isso me parece a maior perda de tempo, dinheiro e mufa da História da China. É como se o país não tivesse coisa mais importante para fazer.
Para mim, o problema é justamente o contrário. A imensa maioria dos nomes chineses tem apenas dois caracteres. O primeiro é o nome de família - Wang, Gong, Li, Zhang, Wen, Hu, Ding, para ficar nos mais freqüentes - seguido do nome propriamente dito, sendo que estes muitas vezes possuem um significado. Para os homens, é comum encontrar nomes como Qiang (forte), Ling/Bo (esperto), Zhi/Cong (maduro). Para meninas, Mei (bela), Xiao (pequena), Jing (quieta) e por aí vai.
Mas acontece que os chineses podem ser tudo, mas não chegam a ser exatamente um povo criativo, apesar de terem descoberto a pólvora, o macarrão, blá, blá, blá. Séculos de forte hierarquia confuciana e décadas de tirania comunista podem explicar isso facilmente. Há quem diga que está aí a razão pela qual os chineses são ótimos para copiar coisas. Mas isso é outro post.
O fato é que os nomes são muito parecidos na China, o que significa que eu já devo ter conhecido trocentas Gong Xiao, por exemplo. Ou Zhang Mei. Para vcs terem uma idéia, só em Pequim tem 100 mil Wang Tao.

Por que, então, a necessidade de um banco de dados diante de uma mesmice dessas? Eis a pérola de resposta de Bao Suxian:
“Para evitar nomes parecidos, os pais recorrem ao gigantesco Dicionário Kang Hsi, que lista 50 mil caracteres, enquanto apenas 30 mil caracteres correspondem a 90% dos usados nas conversas e textos em chinês. Alguns caracteres não são sequer reconhecíveis por computadores.”
Ou seja, para evitar o uso de caracteres raros - o que eu acredito que seja a exceção, não a regra - a China vai obrigar a maioria da sua população a ter mais ou menos os mesmos nomes.
Num pode…
Este país é uma surpresa diária. E bom findi para todos."

Valeu a curiosidade Jadson, agora quero saber sobre o Kung Fu.

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

TREINA, TREINA, TREINA E APANHA DE 3X0

[quote=“cesarav”:1qzyijyu]Valeu a curiosidade Jadson, agora quero saber sobre o Kung Fu.

Abraços. César Mesquita.
[/quote]

Vc não prefere Balé Clássico? rsrsrrs :lol: :lol: :lol:

Pô, se é tua área, ensina pra quem tá precisando, rsrsrsrsrsrsr!!!

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

TREINA, TREINA, TREINA E APANHA DE 3X0

A culpa de tudo isso é deles mesmo, afinal eles que devem ter inventados esses caracteres raros, e agora querem que sejam extintos, isso não tem lógica nenhuma.

Não é minha área, mas não sou preconceituoso. Gosto muito de assitir as bailarinas dançando no balé clássico. Agora pelo jeito vc prefere os carinhas malhadinhos do Kong Fu, né?

Ninguém brinca com Jadson Almeida :smiley:

hehehehhehehhehe

Antes que o Mazinho puxe minha orelha por essa discurssão boba (de balé e kong fu), vamos retomar ao assunto deste post: os chineses já são parecidos e o governo chinês quer que os nomes sejam parecidos tb? ai não dá. Para distinguir dois chineses a partir de agora vai ser impossível…hehehe

Ah, agora vc chegou a altruística conclusão de que se trata de uma discussão boba, não sei se vc dentro da sua intelectualidade percebeu, mas eu sempre deixo uma mensagem engraçada no fórum. Quem começou a levar para o pessoal foi vc (balé). Mas do meu lado tá tudo certo, também não sou preconceituoso e muito menos guardo mágoas bobas de alguém.

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

Tb não guardo mágoas…mas ao contrário do que vc pensa, nem todos acham suas mensagens tão engraçadas…espero que procure postar mensagens que possam colaborar com o crescimento do nosso fórum.

Um grande abraço e espero ter encerrado essa discussão.

Qualquer mensagem a ser postada aqui, a partir de agora, deverá ser de acordo com o assunto este post, ok? (não vamos desviá-lo outra vez.)

Valeu… :lol: :lol: :lol:

Entre os 100 mil Wang Tao de Pequim, tem pelo menos um que joga muito!

Acho q o Wag Tao tem mais chance de ser de alguma provincia por aew do q de pequim. Alguem poderia confirmar?

Mas de qualquer jeito, chuto q uns 30000 desses Wang Tao jogariam tm num nivel bem razoavel pra se divertir no brasil…

AH CLARO!!!, quando vc posta uma mensagem engraçada sobre qualquer assunto dos outros, (como vc fez há alguns dias atrás, numa mensagem minha, e eu levei na boa), aí vc não pensa no crescimento do fórum, mas quando alguém posta uma mensagem engraçada sobre seu assunto, aí vc lembra da sua posição de moderador do site e pensa no crescimento dele. Pois saiba que todas as minhas mensagens engraçadas que já deixei neste site maravilhoso, só me geraram uma coisa: AMIZADES!!! POIS DE MANEIRA NENHUMA BRINCO COM A COR, A RELIGIÃO OU A SEXUALIDADE DE NINGUÉM. São todos seres humanos, passíveis das mesmas falhas e virtudes que eu possuo. Agora policie-se também com relação AS SUAS MENSAGENS ENGRAÇADINHAS. Em suma: APENAS PORTE-SE COMO MODERADOR DO SITE E SÓ. E sinceramente espero algum dia poder te enfrentar sim, na essência deste site que é o TÊNIS DE MESA.

Da minha parte esse assunto é página virada!!!

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

[quote=“cesarav”:2ddqo9g9]AH CLARO!!!, quando vc posta uma mensagem engraçada sobre qualquer assunto dos outros, (como vc fez há alguns dias atrás, numa mensagem minha, e eu levei na boa), aí vc não pensa no crescimento do fórum, mas quando alguém posta uma mensagem engraçada sobre seu assunto, aí vc lembra da sua posição de moderador do site e pensa no crescimento dele. Pois saiba que todas as minhas mensagens engraçadas que já deixei neste site maravilhoso, só me geraram uma coisa: AMIZADES!!! POIS DE MANEIRA NENHUMA BRINCO COM A COR, A RELIGIÃO OU A SEXUALIDADE DE NINGUÉM. São todos seres humanos, passíveis das mesmas falhas e virtudes que eu possuo. Agora policie-se também com relação AS SUAS MENSAGENS ENGRAÇADINHAS. Em suma: APENAS PORTE-SE COMO MODERADOR DO SITE E SÓ. E sinceramente espero algum dia poder te enfrentar sim, na essência deste site que é o TÊNIS DE MESA.

Da minha parte esse assunto é página virada!!!

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver[/quote]

Calma, não vamos esquenta os animos(ambos vcs). Sinceramente acho q vcs estão fazndo tempestade em copo d’agua. Foi soh uma piadinha como eh até comum.

E Jadson, pra evita q fique como auso de poder sugiro q vc deixe outro moderador travar o topico(o q eu acho q vai acontecer) ou decidi o q fazer.

Poxa, eu não vou perder meu tempo discutindo esse assunto. Abraços Cesar Mesquita.

Voltando a falar do que realmente interessa:

Hehehe, o gordinho Wang Tao é único e eu sou super fã dele. E como o mola_samas disse muitos Wang Taos de Pequim jogariam num nível altíssimo aqui no Brasil.

Agora já pensou se o governo brasileiro tomasse a mesma decisão? os pais escolheriam o nome dos filhos através de uma lista divulgada pelo governo? Seria hilário.

[quote=“mola_samas”:8rtv6vnh]Calma, não vamos esquenta os animos(ambos vcs). Sinceramente acho q vcs estão fazendo tempestade em copo d’agua. Foi soh uma piadinha como eh até comum.

E Jadson, pra evita q fique como abuso de poder sugiro q vc deixe outro moderador travar o topico(o q eu acho q vai acontecer) ou decidir o q fazer.[/quote]

Acho que não vai precisar não Mola. Tanto o Jadson quanto o César são atletas conscientes e civilizados e vão tirar na boa. Me lembrei até de meu tempo de guri. Tinha um lance assim: “cabelinho de um… cabelinho de outro…” aí o couro comia. :lol: :lol: :lol:

Hahahaha…tinha que ser o Chaves mesmo…rsrsrs…esse Chaves me inventa cada uma…rsrsrs

Chaves me diz ai se essa moda do governo chinês pegasse no Brasil, quais seriam os nomes que teriamos de escolher pros nossos filhos?

Agradeço sinceramente a intervenção dos colegas Antonio Chaves e Mola Samas, embora, acredite eu, o assunto já estava encerrado. Mas continuo aí na área pelo engrandecimento do site e dos LAÇOS DE AMIZADE aqui criados, continuarei a ser o mesmo César Mesquita de sempre (embora ALGUÉM não goste), e bolinha pra frente, até porque, o que vem de baixo não me atinge MESMO!!!

Abraços. César Mesquita.

UHAUHAUHA

Jadson…

sei lá

temos os nomes q são compostos tipo João Felipe
aí teriamos de escolher nomes para serem o 1º e dps pra serem o 2º
provavelmente começaríamos a viver em algo parecido com uma novela mexicana…
IAIUHAIUHAIUHAIUAH

abraços!

qts Wang Liqins devem existir na china hein? :stuck_out_tongue:

[quote=“cesarav”:16ue628o]Agradeço sinceramente a intervenção dos colegas Antonio Chaves e Mola Samas, embora, acredite eu, o assunto já estava encerrado. Mas continuo aí na área pelo engrandecimento do site e dos LAÇOS DE AMIZADE aqui criados, continuarei a ser o mesmo César Mesquita de sempre (embora ALGUÉM não goste), e bolinha pra frente, até porque, o que vem de baixo não me atinge MESMO!!!

Abraços. César Mesquita.[/quote]

rsrsrsrs… olha o nível… Baixa a guarda amigo, já está ficando ridícula essa insistência na discussão…Vc fala que o assunto já está encerrado e fica provocando (sic)…deixa disso…

Vc notou que nenhuma de suas mensagens teve haver com o assunto deste post?

Repense sua posição e vamos ter paz…

Me desculpe, se fui incoveniente ou te ofendi de alguma forma.

Essa será minha última mensagem sobre essa discussão, me recuso a continuar nesse clima. Se (infelizmente) as provocações continuarem, o post será encerrado.

[quote=“HenriqueDomingues”:16ue628o]Jadson…

sei lá

temos os nomes q são compostos tipo João Felipe
aí teriamos de escolher nomes para serem o 1º e dps pra serem o 2º
provavelmente começaríamos a viver em algo parecido com uma novela mexicana…
IAIUHAIUHAIUHAIUAH[/quote]

Seriam só João, Pedro, José, ou Lula, José Dirceu, ACM…rsrsrsrss…nomes iguais ao de meu pai (Astrogildo) e de meu irmão (Hermógenes), nem pensar…