Nervosismo

queria saber como vcs fazem para aliviar o nervosismo antes de um jogo

escuta uma boa musica !

Bom, aliviar o nervosismo é dificil.
Geralmente, eu fico muito nervoso, ansioso, um ou dois dias antes do torneio, são dias em que eu tento ocupar a cabeça com outras coisas, sem esquecer da importância do torneio.

No dia do torneio, eu sempre lembro de uma coisa que um colega sempre diz. Jogue tudo que sabe pra não se arrepender depois.

O negócio é treinar , conhecer seus golpes, seu jogo, seus adversários, sua cabeça e o local da competição. Isso melhora sua confiança em diversos aspectos, pois quanto mais vc conhece a situação, o contexto, maiores as chances de se dar bem.

Quando chega no dia do torneio, eu tento não ficar nervoso, pois penso que já to ali mesmo, se ficar nervoso excessivamente não vo jogar bem, e outra coisa que eu penso SEMPRE:

  • Eu to nervoso, mas o meu adversário tá mais. Isso não é um alívio, mas coloca minha mente em igualdade de vitória, ambos podendo ganhar, não importando o adversário.

Comigo é sempre assim. Faltando uns dias fico ansioso e no dia do torneio jogo o máximo que conseguir, analiso o que nao posso cometer no proximo torneio, e observo as coisas que melhoraram e pioraram nos meus adversários.

Quando o campeonato é mto importante eu corro um pouco fora do ginásio, dando uma volta no quarteirão.

Eu também gosto de ouvir músicas q não me aceleram porque sou uma pessoa mto apressada para definir os pontos.

Como sou uma pessoa mto detalhista/analista, tenho sempre em mente os prós e contras, os pontos fortes e as fraquezas. Então, antes das partidas, preciso buscar confiança nos meus pontos fortes e nas fraquezas do oponente. Além disso, tento tirar da minha mente grande parte de minhas fraquezas e dos pontos forte do oponente p/ não ficar apenas “assistindo” o oponente jogar.

Como o tênis de mesa não é algo racional-exato, é preciso mexer com o emocional antes das partidas p/ entrar c/ vontade a la Fernando Meligeni desde o início do jogo.

Por último, cito uma frase popular q uma sábia Ministra disse:

  • “Relaxa e goza!”

aia
bela frase =)
eu pra nao fica nervoso eu tento de tudo
mais na hora sempre da um friozinho na pança
e acabo perdendo jogos q davam pra ser ganhos `=P
=[[[[[

bom… comer um chocolate antes do jogo ajuda, ahahahaha… na verdade alguns médicos recomendam e tal antes de uma prova importante, tipo vestibular, pq se não me engano chocolate tem ceratonina (ou libera, naõ me lembro ao certo me corrijam se falei besteira), que ajuda a relaxar um pouco e liberar a tensão… eu nunca fiquei muito nervoso em campeonato, o meu maior problema é a ansiedade mesmo, chegando a tal ponto de não dormir ou dormir mto mal a noite anterior ao campeonato, no fim das contas eu jogo num estado semi zumbi… é horrível isso

Caros amigos, boa tarde.

Como a “filosofia”, os hábitos e a concentração variam de pessoa para pessoa, vou apenas dar algumas sugestões do que costumo fazer. Bom, primeiramente lembro do prazer que sinto jogando o nosso tão amado tênis de mesa, e na gostosa sensação que é a de participar de um torneio. Isso já é um grande passo: o de jogar por prazer e divertimento. Assim se torna bem mais fácil de se concentrar - agora é só pensar em entrar “em campo” procurando fazer o melhor, com raça, empenho, mas sem perder a tranquilidade.

Um ponto interessante a ressaltar é o seguinte: aceitar nossos erros e limitações, e principalmente reconhecer a superioridade do adversário, quando este for o caso. Digo isso por que já vi muitos atletas que, após perderem uma partida, reclamam que o golpe não entrou, que não se movimentou, mas se esquecem do mérito do adversário que entrou de cabeça fresca e fez um lindo fair play. Então é esse o recado: fazer o melhor, mas sem se cobrar além do ponto, ok?

No mais,

  • Uma boa oração (não para vencer, mas para o bem-estar físico seu e do adversário);
  • Um minuto (de olhos fechados, sentado em uma posição confortável, mesmo que no chão) dentro de uma sala reservada, controlar a respiração;
  • E a que eu mais gosto, agradecer a Deus pela vida, pela perfeição do nosso corpo e da nossa mente que nos possibilita movimentos fantásticos (entenda-se também atletas com limitações, que se esforçam mostrando que acima de tudo o importante é não ser derrotados por nós mesmos), os quais nenhuma máquina existente no mundo vai conseguir superar ou sequer igualar.

No mais, caros amigos, é entrar na mesa e aproveitar o momento, pois o que nos vale é o que fazemos hoje - por isso se chama PRESENTE!!!

Um abraço a todos,

Aysser Saliba

Caneteiro ofensivo
Madeira Cypress
Borracha Sriver FX - alternando para G2 FX

Seguindo esta fórmula, é difícil sentir-se nervoso ou ansioso na mesa e IMPOSSÍVEL ser um perdedor mesmo sofrendo a maior das derrotas. Cada campeonato jogado dessa forma é uma conquista.

Essa não aceitação é algo muito comum nos competidores, independentemente do nível. O pior ainda é além do não reconhecimento do mérito do adversário, o perdedor desconta sua indignação em bens materiais (às vezes custeados pelos pais) e nas pessoas que a cercam.