Nervosismo

Olá alguém poderia me ajudar, passar alguma dica
Em competições fico muito nervoso nos jogos não consigo render tudo aquilo que posso
Alguém poderia me ajudar passando alguma dica qualquer coisa
Obrigado

O nervosismo tem relação direta com sua expectativa de desempenho.

Se você se preocupa com o que os outros vão achar de seu jogo, acaba trazendo um peso extra para desestabilizar antes e durante a partida.

Não sei sua idade, mas a chave é a preparação psicológica.

Você precisa se acostumar a jogar, vencer ou perder, atuar estando em situações de placar desfavorável, de cansaço ou de torcida adversária torcendo contra.

Internamente tem que focar na sua estratégia para vencer, avaliar os pontos fortes e fracos do oponente e realizar da melhor forma a condução das sequências vitoriosas.

Quando desce uma montanha de bicicleta, precisa olhar o caminho aonde vão passar suas rodas, a trilha, se ficar olhando para os obstáculos, pedras, árvores e buracos do terreno, não vai chegar ao final da pista.

Se prepare antes das partidas: treinando suas melhores bolas, vendo vídeos de jogadores que te agradem, ouvindo músicas que te animem ou te acalmem e analisando o adversário.

Lembre de outras partidas que o adversário jogou, que tipos de bola ele costuma acertar e se usa alguma estratégia específica.

Faça seu aquecimento físico e de mesa focando em manter a calma, centralizando sua energia em jogar bem, se divertir e se merecer vencer a partida.

Conseguindo fazer 50% disto, certamente não terá tempo para ficar nervoso heheheh

[quote=“Leoplu” post=101593]Olá alguém poderia me ajudar, passar alguma dica
Em competições fico muito nervoso nos jogos não consigo render tudo aquilo que posso
Alguém poderia me ajudar passando alguma dica qualquer coisa
Obrigado[/quote]
Essa é a famosa pergunta que vale um milhão de dólares, pois quem descobrir sua resposta exata certamente terá um tesouro nas mãos.
O que quero dizer com isso é que todo mundo sabe exatamente o que vc sente, e por mais ou menos experiente que seja, nenhum jogador no mundo está isento disso. E infelizmente é uma doença que ainda não tem cura, só tratamento hahahahahahahhaha.
Em nível básico, a jornada para evitar o nervosismo é justamente a prática ou exposição àquela situação. Um exemplo muito parecido com o nervosismo em competição para mim é o nervosismo em falar em público: claro que existe gente que tem mais e menos facilidade e tem gente que nunca vai se sentir confortável para isso, mas o que vai trazer este conforto é só mesmo a exposição. Na segunda vez vc vai se sentir mais confortável que na primeira, na terceira mais do que na segunda e por aí vai. Ou seja, em primeiro lugar, é necessário competir muito para que a situação toda seja mais natural para vc ao longo do tempo. E é necessário admitir para si mesmo: se vc leva a competição a sério, vc sempre estará nervoso, por mínimo que seja e por mais experiência que vc tenha. Então, é necessário aprender a conviver com ele e apenas não deixar que ele te domine. E lembre que o adversário tb está nervoso, pois ele é um ser humano igual a vc.

O segundo passo, na minha opinião, é o mais difícil, pois precisa de um pouco de mudança de atitude, e todos nós sabemos que esta não é a especialidade do ser humano heheheheheheheh. Precisamos (especialmente nós amadores) deixar a cobrança de lado e entender que a pior derrota é não ter a atitude de fazer o que tem que ser feito. Isso quer dizer, por exemplo, que se aquela bola veio longa e lenta para vc, é preciso tomar a iniciativa de atacar, e se vc falhar, não será por omissão, e isso é mais fácil corrigir. A vitória precisa ser a consequência do que fizemos antes da competição (treino) e não da postura omissa durante a mesma. Vc pode ganhar um ou dois jogos evitando o risco, mas não um campeonato. Citando meu próprio caso, evoluí um pouco neste aspecto, mas ainda acredito que seja uma das minhas principais fraquezas.

Finalmente, indo para um caráter mais prático, seu nível técnico define o que vc é capaz de fazer com maior naturalidade. É como falar um idioma: quanto menos vc tiver que traduzir para si mesmo antes de falar ou entender, maior será a sua fluência. Ou seja, quanto mais tempo vc investir na sua técnica, ao longo do tempo, mais natural isto será para vc e menos vc terá que pensar para executar. E o nervosismo nos ataca exatamente nesta parte consciente, então quanto mais da sua técnica estiver no subconsciente, menos o nervosismo te atrapalhará, a menos que vc entre em colapso heheheheheheheh.

Se tudo isso fosse fácil, com certeza não seríamos amadores (heheheheheheh), mas é preciso tentar.

Espero ter ajudado.

Abraços!!!