narrador monótono?

olá,

ontem tava assistindo alguns vídeos com narração européia (frances) e japonesa e apesar de não entender a 1a. , ambos eram bem animados e acompanhavam os pontos. No caso do japones eles falavam dos golpes dados (japones gosta do Pawah doraibu!(power drive)) entre os pontos e não durante, enfim acompanham como se fosse no futebol.

Mas a dúvida q tenho é com relação aos narradores chineses: parecem não dar emoção às jogadas ou até tenho a nítida impresssão de q não estão nem ai com a partida, pois apesar de eu não entender nada ouvi eles comentando sobre wang liqn no meio do rally ( a partida era entre malin e wang hao). Quem entende mandarim poderia me tirar esta dúvida: eles estão ou não de olho na jogada?

Concordo em gênero, número e “degrau”. O pessoal das TVs chinesas parecem mais é que estão transmitindo um Mundial de Xadrez.

Os narradores e comentaristas chineses falam muito durante os pontos e com certeza não estão falando apenas da última jogada. Falam de tudo, até do jogo que estão narrando :smiley: .

As narrações da TV chinesa parecem com as de Futebol Americano nos Estados Unidos. Os Simpsons até brincaram com isso num episódio, onde os narradores passam duas horas passando estatísticas (e americano é exageradamente completo nisso), conversando, brincando e de repente: Touchdown para o Giants! (Lembram-se que tem um jogo lá em baixo).

Mas precisamos ter em mente que o tênis de mesa, assim como o tênis de quadra, entre outros, não é um esporte muito “narrável”. Normalmente comenta-se o ponto ao final da jogada. Seria até chato se o narrador começasse com um: Joo Se Hyuk saca longo e prepara-se para defender, kata uma, kata duas, kata três, kata quatro, meus Deus! É uma muralha!

Durante um ponto mais longo até pode haver alguma intervenção, mas falar toda hora atrapalharia.

Outro inconveniente do tênis de mesa é que os pontos são absurdamente rápidos, quase não existe intervalo entre os pontos e as jogadas, na sua essências, são quase as mesmas durante todo o jogo.

Eu adorava quando Marcos Yamada comentava os jogos na ESPN Brasil. Ele dedicava-se muito mais a nos entreter com comentários sobre o jogadores, outros detalhes do tênis de mesa do que necessariamente com o lado técnico da partida, mas não deixava de fazer isso muito bem.

Acho legal escutar o barulho da bolha, as freadas do tênis, as vibrações. O jogo por si fala bem mais que o narrador.

Abraços,

Mazinho

Cara, é mesmo, ainda mais pra quem não entende NADA de mandarim como eu, ficar ouvindo aquele som monótono e anasalado só não perde pros austríacos vestidos pra ópera e bebendo champanhe nos jogos da ECL…

Tem um narrador italiano do TOP12 do ano passado que ARRASOU, dava vontade de aplaudir junto rsrsrs

Naum lembro qual o jogo, mas sei que é um chinês contra um europeu, tem uma voz feminina comentando ou narrando vai saber o que eles fazem, que passa o jogo todo rindo, e devido a facilidade com que o chinês vence, causa a impressão de ser uma risada de deboche, tipo menosprezando o adversário, naum tenho certeza disso, mas é o que parece.

Eu só escuto narração chinesa com o áudio, porque assim como o Mazinho gosto de ouvir o barulho da bola, a manisfetação da torcida, principalmente naqueles ralis bonitos e as comemorações dos pontos pelos jogadores!

Abraços,

Acho boas as narracoes da tv japonesa que normalmente convida atletas ou tecnicos para fazerem os comentarios.Isso qdo nao e a Aichan(Fukuhara Ai)que esta jogando,pois qdo se trata dela so existe aquele (puxasaquismo)ridiculo da imprensa.Mas qdo se trata de outros atletas eles comentam as possibilidades de cada jogador,as estrategias,pontos fortes e desenvoltura de cada atleta durante a partida.Gostei muito dos comentarios de Koji Matsushita qdo a tv transmitiu a final do ultimo mundial com Ma lin e Wang Liqin.Ele disse sobre as expectativas do publico chines sobre quem seria o campeao e os palpites dos proprios atletas chineses que apontavam Wang Liqin como o mais provavel vencedor apesar de Ma lin sempre ter tido um rendimento melhor na liga chinesa …

O Legout tbm é um exímio comentador no EuroSport, sempre trazendo info dos bastidores, sua experiência no circuito, como os jogadores treinam etc, vale super a pena conferir =))

A melhor narração de tênis de mesa que eu já ouvi foi do Don Parker. Ele comenta aspctos técnicos e táticos, mas não deixa a emoção de lado, quando tem lance bonito ele se empolga mesmo.

Horrível era o cara que narrava o Killerspin, acho que já faz um bom tempo.Saudades mesmo era do Cledir Oliveira da ESPN Brasil junto com o Yamada(bem lembrado pelo Mazinho!!) e depois a Liane. Até o Fran já deu seu ar da graça em algumas transmissões.Quem sabe um dia voltamos a ter o nosso Tm de novo transmitido…

Tive um troço de tanto rir hehehehehehe.

Abraços,

Mazinho

Bom mesmo é o Ricardo Lopes ( cebolinha ) técnico do fluminense narrando os jogos !!!hauhauhauahuahauhauhau

OBS: Foi ele quem narrou os jogos do Pan do rio que passaram na sportv!

[quote=“JoelRyu”:1e6txvdk]Naum lembro qual o jogo, mas sei que é um chinês contra um europeu, tem uma voz feminina comentando ou narrando vai saber o que eles fazem, que passa o jogo todo rindo, e devido a facilidade com que o chinês vence, causa a impressão de ser uma risada de deboche, tipo menosprezando o adversário, naum tenho certeza disso, mas é o que parece.

Eu só escuto narração chinesa com o áudio, porque assim como o Mazinho gosto de ouvir o barulho da bola, a manisfetação da torcida, principalmente naqueles ralis bonitos e as comemorações dos pontos pelos jogadores!

Abraços,[/quote]

Sempre vejo (escuto) essa mulher rindo, mas ninguem sabe porque.

Tive um troço de tanto rir hehehehehehe.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Cara, sem contar que vários parecem ter caído de pára-quedas ali rsrs