Agora sim vou ver se o Ubuntu é realmente simples. Vejam a experiência que vou fazer:
Minha mãe NUNCA tocou num computador (não considerar caixas eletrônicos, ok?), ou seja, ela não tem o “referencial Windows” em informática. Eu tinha um computador antiginho que estava emprestado a minha tia, mas como ela comprou um novo, devolveu-me o antigo. Esta máquina (um Duron com 1GHz, 256 memória e HD de 40 GB) fica meio lento com o Windows XP então, assim que tiver algum tempo, vou instalar uma distribuição Linux nele. Claro que minha primeira opção será o Ubuntu, mas não sei se a velocidade será boa. A outra opção será o Kurumin.
Minha mãe é corretora de imóveis e montei um site para ela atender os clientes. O que ela vai precisar aprender?
- Navegar na internet (consultar informações e fazer pesquisas)
- Escrever e responder e-mails
- Atender um telefone VoIP
- Usar um comunicador instantâneo
- Digitar documentos
Como se observa, no Linux existem excelentes alternativas para o que ela precisa. Ainda esta semana pretendo fazer a “experiência”. Se ela se der bem, até a mando sair do curso de informática. Fui ver o programa e ensinam coisas que ela nunca precisará fazer (configurar rede, criar uma conexão, compartilhar arquivos…).
Meu grande problema será aprender a compartilhar a conexão ADSL entre 3 computadores (o meu e o do meu primo estão com o Windows e a máquina de minha mãe usará Linux). Vou procurar na internet algumas informações que digam se isso é possível ou não. Se alguém já souber como fazer isso, ficarei agradecido se puder me ajudar.
Abraços,
Mazinho