Na dúvida entre Windows ou Linux? veja este tópico

Agora sim vou ver se o Ubuntu é realmente simples. Vejam a experiência que vou fazer:

Minha mãe NUNCA tocou num computador (não considerar caixas eletrônicos, ok?), ou seja, ela não tem o “referencial Windows” em informática. Eu tinha um computador antiginho que estava emprestado a minha tia, mas como ela comprou um novo, devolveu-me o antigo. Esta máquina (um Duron com 1GHz, 256 memória e HD de 40 GB) fica meio lento com o Windows XP então, assim que tiver algum tempo, vou instalar uma distribuição Linux nele. Claro que minha primeira opção será o Ubuntu, mas não sei se a velocidade será boa. A outra opção será o Kurumin.

Minha mãe é corretora de imóveis e montei um site para ela atender os clientes. O que ela vai precisar aprender?

  • Navegar na internet (consultar informações e fazer pesquisas)
  • Escrever e responder e-mails
  • Atender um telefone VoIP
  • Usar um comunicador instantâneo
  • Digitar documentos

Como se observa, no Linux existem excelentes alternativas para o que ela precisa. Ainda esta semana pretendo fazer a “experiência”. Se ela se der bem, até a mando sair do curso de informática. Fui ver o programa e ensinam coisas que ela nunca precisará fazer (configurar rede, criar uma conexão, compartilhar arquivos…).

Meu grande problema será aprender a compartilhar a conexão ADSL entre 3 computadores (o meu e o do meu primo estão com o Windows e a máquina de minha mãe usará Linux). Vou procurar na internet algumas informações que digam se isso é possível ou não. Se alguém já souber como fazer isso, ficarei agradecido se puder me ajudar.

Abraços,

Mazinho

Se todas as máquinas forem Linux é mais simples agora, para configurar redes com plataformas diferentes, ou seja Windows e Linux usa-se um programa chamado “SAMBA” parece nome de borracha… :roll:

Olha a dica:

http://www.guiadohardware.net/termos/samba

Para compartilhar a conexão ADSL, segue a dica:

http://www.guiadohardware.net/dicas/red … linux.html

Alias este site www.guiadohardware.net tem muitas dicas sobre Linux.

Abraços,

Bob

Se o seu modem adsl estiver configurado pra rotear, nao se faz necessario o uso do SAMBA ou de qualquer programa.

Plugue seu routerADSL na porta 1 de um switch e os 3 micros em outras portas, configure os 3 micros pra acessarem rede local via tcp/ip sendo o gateway o ip do router e pronto.

[quote=“Mutley-BR”:2c09nprw]Se o seu modem adsl estiver configurado pra rotear, nao se faz necessario o uso do SAMBA ou de qualquer programa.

Plugue seu routerADSL na porta 1 de um switch e os 3 micros em outras portas, configure os 3 micros pra acessarem rede local via tcp/ip sendo o gateway o ip do router e pronto.[/quote]
Hummmm boa. Já imaginava que este fosse o caminho mais curto.

Vou comprar um Roteador Wireless, pois esta “fiarada” no meio da casa é lasca. Você conhece ou sabe se é possível compartilhar a conexão sem o uso de hub ou switch?

Abraços,

Mazinho

Aqui nos EUA, alguns provedores, cobram uma taxa a mais para fornecer mais que um IP…pois com HUB isso e necessario…nao sei se e o caso dai do Brasil…em casa tenho um HUB…com 4 saidas e uso uma para PC andar terreo e outro no superior…eu fui forcado a ter um IP para cada PC…Meu provedor CONCAST.
abracos
smorigo

[quote=“Smorigo”:2omoth6h]Aqui nos EUA, alguns provedores, cobram uma taxa a mais para fornecer mais que um IP…pois com HUB isso e necessario…nao sei se e o caso dai do Brasil…em casa tenho um HUB…com 4 saidas e uso uma para PC andar terreo e outro no superior…eu fui forcado a ter um IP para cada PC…Meu provedor CONCAST.
abracos
smorigo[/quote]

Ih, Smorigo…rola essa nao…
Qdo se faz roteamento, no final das contas vc tem uma rede interna (com quantas estações quiser) e apenas 1 ip externo, o dado pelo provedor.

Qto às opções wi-fi, existem routers adsl sem fio e com 1 ou 4 portas RJ45.

Mazinho, já escolheu entre Mandriva ou Ubuntu?

Ainda não tive tempo para testar o Mandriva. Minha prioridade é instalar o Ubunto no computador de minha mãe, mas esta semana vai ser fogo (trabalho + estudos + FPETM), e se me sobrar algum tempo para respirar já ficarei feliz…

Abraços,

Mazinho

Mutley, explica um pouco mais para mim fazendo favor, pois pelo que li o Linux enxerga a rede Windows na boa, porém, o contrário não acontece, e o Samba me parece que faz o Windows “ver” a rede no pc com Linux.

Supondo que o modem não esteja roteado, e que ele esteja no pc com o Ubuntu, e eu queira distribuir a conexão aos micros com Windows, usarei o Samba certo? (uma vez que o Windows não exerga a máquina com Linux).

Agora, supondo que o modem esteja no pc com o Windows, como o pc com Linux exerga a rede no Windows, não é necessário usar o Samba?

Agora, se entendi o que disse, no caso do modem roteado, como ambos os sistemas enxergam o HUB, não teria problema na distribuição da conexão, mais nesse caso o Samba não se faz necessário para troca de arquivos e compartilhamento de perifericos da rede? tendo como exemplo o caso do Mazinho que pelo que entendi fará uma rede com dois SO diferentes?

Sou leigo de Linux, mais depois de testar o Ubuntu, quero ver se entendo um pouco mais sobre ele, agradeço se puder explicar um pouco mais pra gente.

Abraços,

Bob

Q o Windows é uma merda e custa um absurdo todo mundo sabe. O problema é q acho q o Linux ainda vai levar muito tempo pra derrubar o Ruindows. Meu micro está com dual-boot, qdo ligo escolho se quero q rode o Linux Mandriva ou o Windows XP. Fi zisso pra teste, pra curtir e conhecer um pouco do Linux. Já testei tb o Linux Fênix. Mas o grande diferencial do Windows é q qqr CD q se compra em banca de revista roda. Já no Linux, pra instalar um programa é um parto,dependendo do tipo de instalação não tem como fazer com um simples duplo clique em “instalar” como no Windows. Depois, alguns dos meus periféricos não estão funcionando em Linux, pq não tem drivers. Os drivers q consegui pra impressora a fazem funcionar a “meia boca”, e o scanner não funciona de jeito nenhum. Eu coleciono filmes(tenho cerca de 400), e uma das utilidades do micro pra mim é conversão VHS p DVD-R.No Windows isso é feito de barbada com uns poucos programinhas gratuitos, no linux já tentei e até agora só botei midia fora. Tb gosto de games, sendo q pro Linux só tem uma meia dúzia de games legais. Já no Ruindows, é tudo MUITO fácil e intuitivo, nunca fiz curso de nada, e viro ele do avesso, aprendi p caramba fuçando, pq tudo é muito barbada. E a qdtde de programas/utilitários/games /etc é infinitamente maior. Mesmo q o Linux tenha ganho espaço ultimamente, com cada vez mais opções de programas surgindo, ainda tem muita chão até q ele chegue perto do Ruindows. Infelizmente. E acho q um pouco da culpa disso é da interface pouco amigável/intuitiva das versões Linux q rolam por aí. Tanto é verdade q em sua maioria os fãs do Linux são pessoas com bom conhecimento de informática ou q trabalham na área. Pq o povão não tá afim de aprender linhas de comando, quer é facilidade, e isso, infelizmente, a maioria das versões Linux não oferece. De qqr modo, dos q vi pela frente, o Fênix é o com mais “cara” de Windows.

Enquanto as empresas e orgão públicos procurarem pessoas com habilidades no WINDOWS, WORD e EXCEL para emprego ou concurso, não tem como o Linux (ou o Open Office) ganhar espaço.

Bom, minha máquna estava com “tree Boot” 8O e rodando normal o 98, XP e Ubuntu, com certeza qualquer pessoa que trabalha com World, Excell e o resto da tralha, consegue trabalhar com o Open Office, normalmente, cara, sem essa! é a mesma coisa mesmo!

Bom, muito legal o Ubuntu, infelizmente, realmente ainda tem que andar muito para chegar a ganhar espaço definitivos em lares, acredito até que a principio, ele se destina a pequenas empresas, que queiram trabalhar legalizadas, pois atende perfeitamente, senão melhor…

O legal e ao mesmo tempo chato, é que apesar de não pegar virus o Linux Ubuntu chega virus de 10 em 10 minutos… :smiley: até pelo gaim chegou virus.

Para quem gostava do DOS (incluo-me) a possibilidade de um novo “DOS” atraves do Terminal é interessante, e de qualquer forma, nada que um livro de 15,00 não resolva.

Mais de fato falta muita estrada.

Abraços,

Bob

Ótima dica para instalar programas e ferramentas que não estão pré-definidas no Ubuntu:

http://pcmag.uol.com.br/index.php?optio … 9&Itemid=7

Abraços,

Mazinho

Há cerca de 1 mês solicitei através do ShipIt ( https://shipit.ubuntu.com/ ) alguns CDs do Ubuntu. E o sistema de envio gratuito funciona direitinho! Meus discos foram enviados da Holanda. É tudo gratuito mesmo! Pode pedir tranqüilamente. Até enviaram alguns adesivos!

Algumas pessoas me disseram que há o risco da Receita Federal apreender os discos pensando que seja importação de programas, mas pelo que me disseram, basta explicar que eles liberam sem ser necessário pagamento de nenhuma taxa. Se você pegar um fiscal que saiba o que é Linux ai sim ele nem vai perguntar o teu nome…

Se eu tenho banda larga e posso baixar os CDs em pouco mais de 2 horas, por que pedi estes discos? Meu intuito é distribuir estes CDs com meus amigos que trabalham com informática e que nunca viram uma distribuição Linux. Fica bem mais profissional você receber um disco bonitinho, com capa e instruções. Dá mesmo vontade de experimentar.

Solicitei 3 versões, uma para Mac, outra para PCs “normais” e outra para PCs de 64 bits.

Vejam as imagens:

Abraços,

Mazinho

só tenho 2 coisas contra o ubuntu:

  1. não dá suporte ao meu modem (Motorola SM56)

  2. não consigo acessar minhas partições Fat32 ainda (talzez pq ainda não tive muito contato com ele, não achei nada a respeito; também por estar executando a versão Live CD)

Aí galera, aproveitando o espaço, quero dizer uma coisa aqui:

  • A maioria dos usuários de Windows, tem pavor de mudar pra Linux porque tudo será um pouco diferente, o que obriga a pessoa a “reaprender” aquilo que ela já sabe.
    Mas estive olhando a revista Info este mês, e me deparei com a seguinte frase: “Se você achou que nunca ia estranhar o Office, você se enganou”, deixando claro que a versão do Offica 2007 da MS vai ter modificações profundas, o que vai obrigar as pessoas a “reaprender” o Office.
    Bem, mas onde você quer chegar, vocês podem perguntar. - Seguinte: Se o cara vai ter que “reaprender” a usar o Office, porque não mudar pra um Office (Open Office) totalmente gratuito.
    Pode ser que a Microsoft esteja dando um “Tiro no pé”, e dê uma força à galera que pensa em mudar mas ainda não teve coragem.

Publicado no Jacaré Banguela (www.jacarebanguela.com.br).

A mulher usa o Windows pirata e ainda diz que vai processar a Microsoft. Hehehehehehehe

A “estrelinha” a que ela se refere é esta aqui http://idgnow.uol.com.br/galerias/wga_w … tart:int=1 e é exibida para usuário do Windows XP não validado que instalaram sem perceber esta ferramenta de identificação através do Windows Update. No link acima é explicado como retirar “a estrelinha”.

Escutem a gravação e boas gargalhadas.

http://blog.mazinho.com.br/media/Roberto_Katia_Lig.zip

Abraços,

Mazinho

Caraca, por essas e outras que tenho uma tese que quem trabalha com suporte em informática tem que se aposentar com 20 anos d trabalho…ahuahuahuha…Fala sério ter que ouvir 2 figurinhas dessas…

E a propósito, o carinha que atendeu na Microsoft deve ganhar mto bem mesmo pra aturar isso…affffff

Meu sonho hj eh ter algum retorno com o tênis de mesa, pelo menos eh 100% prazeroso…rs :lol: :lol:

[quote=“Mazinho”:2dah2sie]Publicado no Jacaré Banguela (www.jacarebanguela.com.br).

A mulher usa o Windows pirata e ainda diz que vai processar a Microsoft. Hehehehehehehe

A “estrelinha” a que ela se refere é esta aqui http://idgnow.uol.com.br/galerias/wga_w … tart:int=1 e é exibida para usuário do Windows XP não validado que instalaram sem perceber esta ferramenta de identificação através do Windows Update. No link acima é explicado como retirar “a estrelinha”.

Escutem a gravação e boas gargalhadas.

http://blog.mazinho.com.br/media/Roberto_Katia_Lig.zip

Abraços,

Mazinho[/quote]
Hahahhaah, impagável!!! A mulher usa Windows pirata e acha q vai processar a Microsoft!!! Tem gente q não tem a menor noção meeessmmoooo!!! Ia ser muito engraçado era ela levar adiante e meter mesmo o processo. Ia se ferrar muito!!! Cada loco q aparece…

Olá pessoal,

vejam esta notícia interessantíssima publicada pela Folha Online:

[i]Linux fácil baixa e instala softwares da internet

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Mais do que uma versão do Linux, o Ubuntu é um divisor de águas. O sistema operacional não é apenas tão simples quanto o Windows; é, em muitos pontos, mais fácil de usar do que o rival.

Quem se aventurar a instalar o Ubuntu precisará apertar menos botões e responder a menos perguntas do que aqueles que fizerem o mesmo com o Vista.

A aparência da área de trabalho do sistema gratuito é surpreendente. Mesmo máquinas não tão potentes poderão contar com recursos avançados.

Boa parte dos méritos para o sucesso dessa distribuição Linux, que virou febre com milhões de cópias baixadas e tradução para 35 idiomas, é do empresário sul-africano Mark Shuttleworth.

Shuttleworth, que foi um dos primeiros turistas espaciais civis do mundo, investiu cerca de US$ 25 milhões para contratar desenvolvedores e espalhar o Ubuntu aos quatro ventos.

A idéia deu certo. Recentemente, a Dell, uma das maiores fabricantes de micros, anunciou que venderá micros com o Linux do sul-africano. E, no início do mês passado, a “Wired” (www.wired.com) premiou Shuttleworth com um Rave Award.

O que é que ele tem?

Baixado gratuitamente em www.ubuntu-br.org, o Ubuntu 7.04, depois de gravado em um CD, funciona sem ser instalado no disco rígido.

Isso permite que o usuário confira se o sistema é compatível com a sua máquina e com os seus acessórios. Basta colocar o CD do Ubuntu no drive e reiniciar o PC.

Se tudo der certo, o sistema e seus programas ficam à disposição para a avaliação. Se agradar, a instalação definitiva do Linux no micro segue sem problemas. As instruções são em português, e o Ubuntu reconhece o
hardware da máquina sozinho.

Quem tem o Windows instalado precisa tomar muito cuidado, pois a opção que vem marcada como padrão instala o Ubuntu em todo o disco rígido, apagando informações já gravadas.

Para evitar a perda de dados, é preciso separar um espaço do disco rígido (partição) só para o novo sistema.

Após a escolha do local de instalação, é só criar uma senha de acesso e informar os dados para a conexão com a internet.

Desde a primeira vez que carrega, o sistema busca atualizações on-line. Essa é uma das suas principais características: usar acervos externos para encontrar acessórios que facilitam o uso e a instalação de novos programas .

No item correspondente ao “Adicionar/Remover Programas” do Windows, o usuário acessa um menu que mostra uma série de programas para o Ubuntu. Basta clicar na descrição dos softwares, esperar que eles sejam baixados e instalados automaticamente e usá-los.

No depósito de aplicações, é possível encontrar jogos, editores de texto, assistentes para conexão sem fio e mais uma infinidade de programas.

Todos os arquivos de configuração necessários para que os programas recém-baixados funcionem são copiados automaticamente. O mesmo é feito com as atualizações do sistema.

Beleza pura

Os efeitos visuais da área de trabalho, ativados com os pacotes Beryl e Compiz, estão em pé de igualdade com os recursos do Windows Vista e do Mac OS X.

Com o Beryl, que pode ser baixado e instalado automaticamente, o usuário conta com mais de dez animações diferentes para tarefas como maximizar e minimizar janelas. Entre as opções estão janelas que explodem, esticam e dão piruetas na tela.

Outro atrativo é a animação para mostrar os vários desktops do Linux. Diferentemente do Windows, que tem apenas uma área de trabalho, o sistema livre pode simular várias telas iniciais.

Arrastando uma janela até a borda da tela, o sistema gira a imagem como se fosse um cubo. Para lançar mão desses artifícios, o Ubuntu não exige uma máquina superpotente.

Nos testes da reportagem, máquinas com memória RAM de 512 Mbytes, em que o Vista funciona com dificuldades, usaram todos os recursos do Beryl sem apresentar lentidão.[/i]

Se sobrar um tempinho, hoje vou testar o Ubuntu 7.04.

Abraços,

Mazinho