Mundial Juvenil - Desempenho Brasileiro

Olá pessoal,

Esta é nossa nova enquete, e como é melhor discutir por aqui, pergunto: o que vocês acharam do desempenho brasileiro no Mundial Juvenil?

Depois eu dou minha opinião.

Abraços,

Mazinho

Votar na pesquisa: www.mesatenista.net/modules.php?name … &pollID=62

Mazinho, com base nas materias que vc publicou, a primeira vista alguem poderia achar que foi pessimo, pois o Brasil esta muito longe da elite do mesatenismo mundial. Mas se for considerado que, entre os juvenis, os brasileiros tem boas colocacoes, inclusive ja tendo conquistado o titulo de uma etapa do Pro Tour, entao vc deixa de achar e passa a ter certeza que o resultado foi pessimo.

Dificil responder sem estar por dentro dos detalhes pre-competicao.

Eles sao os melhores representantes que o Brasil tem no momento, eu acho. Assim eu os apoiaria, mesmo com um resultado adverso. Tenho certeza que cada um vez o melhor que podia.

Ademais, eles sao juvenis, presumivelmente dependentes do apoio tecnico, material, psicologico, etc., dos adultos que os tutelam no esporte. Estes sim, talvez tenham que atentar aas criticas e revisar seus metodos, se quisermos dar um passo aa frente.

[quote=“Mitidieri”:17di959e]Dificil responder sem estar por dentro dos detalhes pre-competicao.

Eles sao os melhores representantes que o Brasil tem no momento, eu acho. Assim eu os apoiaria, mesmo com um resultado adverso. Tenho certeza que cada um vez o melhor que podia.

Ademais, eles sao juvenis, presumivelmente dependentes do apoio tecnico, material, psicologico, etc., dos adultos que os tutelam no esporte. Estes sim, talvez tenham que atentar aas criticas e revisar seus metodos, se quisermos dar um passo aa frente.[/quote]
Tambem acho que sao os melhores representantes brasileiros no momento, tambem os apoiaria apesar do resultado adverso, tambem tenho certeza que cada um fez o melhor que podia, porem o que o chefe pergunta eh o que nos achamos do resultado. E, quanto a isso nao acho dificil responder: o resultado foi pessimo, sem duvida.

Ok, concordo que nao foi bom, ainda mais que foi uma competicao por equipes, na qual o talento de unico jogador nao pode decidir a parada.

Agora, apesar de ter me aventurado um pouco na minhas opinioes, confesso que para mim ah muito dificil analisar o resultado, pois nao tenho informacoes e conhecimento suficientes sobre destes rapazes e da estrutura, etc…

Teve uma competição por equipes, depois uma individual

Na 1ª fase da individual só o Cazuo passou pra fase final

E na fase final ele perdeu o primeiro jogo

Veja as notícias

É dificil de responder pq eu nem vi os jogos, e nem sei se os caras jogaram bem, mas apesar de tudo, acho que eles deram o máximo de si, e merecem elogios por estarem no topo do ranking brasileiro. Mas da atuaçao mesmo eu achei péssima, os caras nao trouxeram nem uma medalha, puts :frowning: ::negativo::

Poderia ter sido melhor, mas fiquei feliz com o reconhecimento por parte da ittf com a evolução de nosso tenis de mesa!!!
estamos na direção certa, claro q temos muito q melhorar, mas estamos rumando a isso.

Acredito que os resultados foram normais, dentro das nossas possibilidades. Creio que foi criada uma grande (e falsa) expectativa por parte dos nossos dirigentes depois dos resultados de algumas etapas do circuito juvenil, mas devemos considerar que foram etapas 'FRACAS". Uma no Peru e outra no Egito.
Alias no site da CBTM toda vez que o Brasil ganha aparece a frase “…liderados pelo técnico Marles…” mas quando perde só aparece o nome dos jogadores! Acho que tão levantando a bola de muita gente que só pegou carona em alguns resultados do Kazuo e do Tsuboi.
Também não entedi porque o Tsuboi não voltou para o Brasil para tratar a contusão sofrida na Malasia ao invés de viajar para Europa.

Uma medalha? Mas ai ja seria uma missao quase impossivel. Dentro das expectativas mais otimistas, algumas vitorias na fase final ja seriam excelentes resultados. Mas, segundo a materia que o M publicou, so o Cazuo conseguiu se classificar p/ tal fase e todos os outros jogadores perderam todos os jogos, com excecao da Mariany, que ganhou 1 jogo, mas nao se classificou. Diante disso nao vejo como classificar como pessimo o desempenho deles. Normal? Nao creio que os jogadores achem normal, pois ninguem vai p/ um campeonato mundial conformado em perder todos os jogos.

Realmente o desempenho da seleção barsileira juvenil masculina não foi a que estávamos esperando. Porém, se analisarmos as parciais dos jogos, poderemos ver que não estamos muito distantes de poder chegar a um pódium. Tsuboi, memo lesionado, conseguiu vencer Tiago Apolônia de Portugal, que é o atual campeão (ou será vice?? sei que é um dos dois) europeu juvenil. Sem contar que no mata mata da Grande Final do Circuito Mundial Juvenil ele terminou em quarto lugar, sendo que uma de suas vitórias foi sobre o campeão do Grand Finals e do Mundial, o Li Hu, por 3 a 1. Só não entendi o esquema que a ITTF bolou para realizar uma final logo após esse mata mata. Geralmente, quando se faz um mata, o campeão é aquele que teve os melhores resultados, assim como ocorreu no Brasileirão desse ano no futebol. No máximo eles pegam os quatro melhores e fazem uma semi final. No caso eles pegaram os 6 melhores, colocaram os 2 primeiros nas semi finais e o primeiro colocado escolheria os adversários que iria enfrentar. Li Hu que estava em quinto ganhou na final de Tiago Apolônia que havia perdido somente um jogo no mata mata para Wu Chi Chi. Eu nunca havia visto um sistema de disputa como esse.
Cazuo também vem atuando de forma brilhante nos últimos anos. Quem não se lembra de quando ele venceu o Japonês que eliminou o Ma Lin no Pro Tour Grand Finals desse ano, o Toshio Tasaki no US Open?
Acredito que estamos rumando para o caminho certo, porém ainda há dúvidas sobre certos acontecimentos tais quais o Cachorrão levantou. Por quê o Tsuboi não voltou da Europa para recuperar de sua lesão?

São os melhores do Brasil sim, isto não resta a menor dúvida, mas o assunto é outro, a atuação foi péssima, e aproveito que a citação do cachorrão que diz: “Creio que foi criada uma grande (e falsa) expectativa por parte dos nossos dirigentes depois dos resultados de algumas etapas do circuito juvenil, mas devemos considerar que foram etapas 'FRACAS”. Uma no Peru e outra no Egito".
É exatamente isso que está acontecendo falsa impressão, criam como eu já disse antes uma ilusão a respeito de um ou outro campeonato e se amarram nele durante meses, anos, ficam lembrando daquela etapa, daquele momento…, é igual ao caso so "SE"eu tivesse feito diferente,
“SE” eu tivesse treinado mais. “SE” eu tivesse … chega de “SE” e te ficar preso ao passado.
Pq Tsuboi não está tratando de sua contusão… ao invés de ficar tentando jogar no sacrifício?.. já é o fim da temporada… dps o cara se ferra de vez e vão dizer “SE” ele tivesse parado e tratado antes não teria acontecido… Acordar enquanto é tempo, esquecer o passado e trabalhar no presente.

O Gustavo Tsuboi tentou voltar para tratar de sua lesão nas costas. Essa lesão apareceu quando ele estava disputando o Grand Finals da Malásia. Chegando na Alemanha, a situação se agravou. Quando chegaram na Dinamarca, todos concordaram que o melhor seria que o Gustavo voltasse para o Brasil e tratasse de suas costas. O Marles até chegou a levar o Gustavo para o Aeroporto para que ele voltasse. Aí que veio o primeiro problema: o motivo eu não sei direito, mas só sei que a sua passagem de volta não podia ser trocada. Entramos em contato com a CBTM para podermos resolver isso e a CBTM se prontificou a dar toda a assistência médica necessária para ele lá na Europa. Ele foi levado a um médico ao chegar na Suécia. Este não soube identificar direito o problema. Fez uma sessão de acumpuntura, e aconselhou que o Gustavo continuasse treinando. Que iria doer no princípio mas que depois ele acostumaria. Mas não acostumou e as costas só foram piorando. Fora o tédio que o corroía, pois como não conseguia treinar, não podia realizar outras atividades a não ser ficar assistindo aos treinos e acompanhando os jogos. Chegando da Suécia no Brasil, já foi direto do aeroporto para o médico que havia tratado dele quando estava com outra lesão alguns anos atrás. Pediu alguns exames radiográficos, os quais foram realizados no dia seguinte, data de embarque para o Chile. Enquanto o Gustavo estava no Chile, encaminhamos os exames para o médico. Este já pediu outro exame que foi agendado para hoje. O exame era uma Cintilografia Óssea da Região Lombar, cujo qual teve um procedimento de cerca de 4 horas. Foi constatado que o Gustavo está com uma fratura nessa região causada por stress físico no local. Agora terá que ser imobilizado e ficar de repouso absoluto durante um certo período. Portanto, a tentativa de QUERER PARAR E SE CURAR FOI O QUE NÃO FALTOU. Muito pelo contrário. Foi o último ano dele no juvenil e ele queria muito ir bem nesse torneio, pois o considerava muito importante. Imagine-se num lugar distante de família e amigos, onde você esteja incapacitado de realizar as suas atividades. É complicado. Talvez por falta de divulgação do veículo de imprensa da CBTM, esses dados não tenham chegado a vocês. Acredito que eram mais os amigos do gustavo que estavam a par da situação.

Muitíssimo obrigado por sua esclarecedora mensagem!

Espero que Gustavo se recupere o mais rápido possível!

Abraços,

Mazinho

[quote=“Mazinho”:3g3dhpq4]Olá pessoal,

Esta é nossa nova enquete, e como é melhor discutir por aqui, pergunto: o que vocês acharam do desempenho brasileiro no Mundial Juvenil?

Depois eu dou minha opinião.

Abraços,

Mazinho[/quote]
Ola M! Parabens pelas materias sobre o Mundial Juvenil. Gostariamos (pelo menos eu gostaria) de saber sua opiniao sobre o desempenho dos atletas. Valeu!

Olá Mestre!

Prefiro fazer uma análise sob 3 óticas distintas: o desempenho feminino, o desempenho masculino e o desempenho masculino sem Tsuboi.

Quanto às meninas, era aquilo mesmo que eu esperava. Já foi ótimo para elas poder participar da competição, pois elas não estavam classificadas e adquiriram a vaga apenas com a desistência de Cuba. Nossas garotas precisam evoluir muito ainda. O bom é que temos uma seleção jovem (para o juvenil) e que pode ser muito melhorada. Em conversas com o Presidente Alaor Azevedo, foi-me dito que a CBTM vai fazer com a seleção feminina em 2004 o mesmo tipo de investimento que foi feito na “geração Cazuo, Gustavo e Bruno” desde 2002, tanto que preferiram não levar uma seleção feminina para o Mundial Adulto por Equipes. A confederação preferiu investir este dinheiro com a qualificação das jogadoras juvenis durante a temporada de 2004, enviando-as, por exemplo, à estágios prolongados na Europa.

“Esquecendo-se” a contusão de Tsuboi, o resultado por equipes seria considerado vexatório. Contávamos com dois excelentes jogadores e isso nos credenciava, pelo menos, a chegar às quartas-de-final. O grupo do Brasil era muito forte, mas os outros não eram “melhores”. Numa competição como esta não se pode escolher adversários e, em condições normais, teríamos chances sim de derrotar a Alemanha e Portugal. O 11º lugar foi um péssimo resultado (se nossa equipe estivesse completa). Se fossemos analisar o resultado levando em consideração a ausência de Gustavo, consideraria o resultado como “esperado”.

Não considero que os resultados dos últimos anos obtidos pela nossa equipe tenham sido ilusórios. De fato tínhamos um bom time. Gustavo e Cazuo não conquistaram bons resultados apenas em eventos com nível técnico fraco. Em 2002 Gustavo ficou em terceiro na Grande Final Juvenil, vencendo os 2 melhores jogadores da Europeu na época. Este ano Cazuo ficou em terceiro na mesma competição. E não se esqueçam que na Grande Final do Circuito Juvenil desse ano Gustavo venceu Li Hu, este mesmo que se sagrou campeão mundial juvenil no Chile. Ou seja, tínhamos ótimo jogadores sim! Em condições normais, nossa equipe ficaria pelo menos entre as 8 melhores. É uma pena que em 2004 Cazuo e Gustavo não serão mais juvenis. Espero que o mesmo bom trabalho que foi feito com eles possa ser repetido com outros bons jovens jogadores.

Na competição individual Cazuo atuou muito bem na primeira fase, mas foi eliminado já na primeira rodada do mata-mata pelo japonês Jun Mizutani, um atleta que ele teria totais condições de superar. Por isso consideraria apenas regular o seu desempenho.

Quanto aos outros membros da seleção brasileira, Diogo e Tiago, ainda lhes falta experiência internacional e talvez este tenha sido o maior diferencial para o fraco desempenho.

Eis a minha opinião!

Abraços e Feliz 2004 para todos!

Mazinho