Mudanças

Vem aí a proibição da cola rápida.
Mais uma mudança, já tivemos antes a mudança no set, de 21 para 11 pontos, a proibição do saque escondido, e o aumento da bolinha de 38 para 40 mm.
Embora essas medidas tenham tido a intençao de popularizar o tênis de mesa, o resultado é duvidoso.
Eu não acredito que um dia o nosso esporte venha a ser tão popular como o futebol, basquete, etc.
Isso é ruim porque dificulta o investimento na área. Mas por outro lado tem um certo charme praticar uma modalidade tão marginalizada.

Mas vamos lá:
Dessas mudanças, qual voce gostou e qual delas voce detestou?

Eu gostei:
Mudança no set de 21 para 11 pontos.
Os sets antigos eram muito longos, pareciam o vôlei no tempo da vantagem

Não gostei:
Aumento do tamanho da bolinha.
Na época da bola de 38, eu jogava um ping pong brabo, mas mesmo assim tenho saudades da danada.

Detestei a mudança na contagem de pontos. Com 21 pts. era + atrativo (p/ quem está jogando e não p/ quem está assistindo), tínhamos 5 saques e a possibilidade de buscar um amplo placar adverso era maior.
E vou odiar jogar sem cola rápida, sem a menor sombra de dúvida.
Gostei da mudança do tamanho da bola e muito + da proibição de sacar escondido, talvez pq eu tenha certa dificuldade em receber saques.
Agora, o que eu adoraria de verdade seria uma mudança de presidente na CBTM, mas essa mudança não acontece… :roll:

Acho que para mim todas foram ou serão boas, na minha opinião meu jogo melhorou com o aumento da bola e também gostei da mudança do placar agora o jogo fica mais equilibrado.
E agora com a proibição da cola rápida estou pulando de alegria(não só eu, mas todos os defensivos)

kkkkkkkkkkk Falow tudo Nakata!!! :lol: :lol: :lol:

Eu gostei da mudança do aumento das bolinhas, mas não gostei da diminuição do placar dos sets.

Acho que a disciparidade entre um e outro set aumentou. Veja como exemplo a final do ultimo campeonato mundial.

Eu sempre disse que o unico set equilibrado foi o primeiro, pois nos 2 seguintes foi um show do Ma Lin (a WL não se achou na mesa), enquanto que nos dois ultimos foi um show do WL.

Quando estão na mesa dois genios do TM atual, acho de 11 pontos eh muito pouco pra se analisar e decidir quem eh o melhor. Um detalhe que o Nakata citou um tempo atras: 4 set, estava 9X9 com o saque a favor do Ma Lin e o cara me pede tempo??? Ta, o WL fechou em 11X9 certo? E se o jogo fosse até 21? Acho que o Ma Lin iria por a cabeça no lugar e quem sabe ganharia o set, pois até 9X7(com o saque a favor do WL), o Ma Lin estava jogando bem melhor.

No caso da cola rapida… Sem comentários. Na minha opinião o segredo de um grande campeão está na técnica e seriedade do país em investir no esporte, e não na cola rápida!!! :wink:

Eh, mas se essa mudança vingar, esta pra vir uma outra mudança: A Large Ball, lembram dela? Tem muita marca renomada jah comercializando a bola de 44mm. :?

Infelizmente nos temos que aceitar tais mudanças e nos adequar da melhor forma possivel a tais mudanças.

Abraços.

[quote=“Roberto”:113uc3lz]Vem aí a proibição da cola rápida.
Mais uma mudança, já tivemos antes a mudança no set, de 21 para 11 pontos, a proibição do saque escondido, e o aumento da bolinha de 38 para 40 mm.
Embora essas medidas tenham tido a intençao de popularizar o tênis de mesa, o resultado é duvidoso.
Eu não acredito que um dia o nosso esporte venha a ser tão popular como o futebol, basquete, etc.
Isso é ruim porque dificulta o investimento na área. Mas por outro lado tem um certo charme praticar uma modalidade tão marginalizada.

Mas vamos lá:
Dessas mudanças, qual voce gostou e qual delas voce detestou?

Eu gostei:
Mudança no set de 21 para 11 pontos.
Os sets antigos eram muito longos, pareciam o vôlei no tempo da vantagem

Não gostei:
Aumento do tamanho da bolinha.
Na época da bola de 38, eu jogava um ping pong brabo, mas mesmo assim tenho saudades da danada.[/quote]

Roberto, onde vc viu essa proibição de cola rápida?

Vou comentar rapidim o que eu gostei e o q eu nao gostei…

:arrow: Aumento da bola e a proibição da cola rápida: olhando pro foco de que eu sou jogador ofensivo, não gostei. Todos os esportes evoluem, para dar uma agressividade maior e exigir cada vez mais dos atletas. Pra mim, esse que é o ponto. Com um jogo mais rápido, mais veloz, não exigiria uma carga de treino maior e uma técnica mais apurada?
:arrow: Mudança no placar: Visualmente o jogo ficou melhor, devido aos sets mais rápidos. Tanto pra quem vai no ginásio quanto quem assiste na TV fica um espetáculo mais objetivo e menos cansativo. E também exige do atleta uma formação psico-emocional muito boa, pois ele já tem que entrar focado e concentrado totalemnte no jogo. Por serem sets curtos, qualquer distração pode levar tudo a perder.
:arrow: Saques escondidos: Isso foi a mudança que eu mais detestei. Não só pq eu sempre um saque muito forte, mas por que como o Nakata disse, acaba beneficiando quem tem dificuldades em recepção de saque. Tá com problemas de recepção? Treina um pouco mais… (Nada pessoal, Nakata san… :wink: )

Todos os comentários acima são opiniões MINHAS. Eu sei que os defensivos tem opiniões diferentes, assim como os All-rounders.

A proibição da cola rápida é uma das próximas medidas da ITTF planejada para 2007. Inclusive o atual dono da Butterfly (que eu não sei quem é) participou da várias reuniões com os dirigentes da entidade, pois em todo mundo ele a BTY é a marca que mais sairá perdendo com essa mudança pois é a que mais vende.

Obtive conhecimento desses fatos através de uma recente palestra do técnico Marcos Yamada aqui em minha cidade Jacareí.

Acredito que ele seja uma fonte segura.

“dende” - Veja o tópico “Proibicão da Cola Rápida” no tema “Regras”.

Até Mais!

Gostei de todas as mudanças, principalmente o saque aberto, e gosto muito da idéia de proibir cola rápida… Será que sem cola rápida surgirão novos jogadores tops com pino de ataque???

A propósito, acho que as mudanças da bola, saque e, agora, cola, ajudam o tênis de mesa a ser um esporte mais atlético, o que acho ótimo. O tm profissional continuará muito rápido, mas com mais troca de bola etc, adorei as novas!!!

Se por acaso proibir cola rápida, a tecnologia de borracha tensionada vai virar um fenomeno. Pq borracha lenta ninguem vai querer.

Eh verdade, com essa medida da proibição da cola rapida, varias borrachas deixaram de ser comercializadas, consequentemente seram extintas!!!

Sera o fim de borrachas classicas como Sriver, Mark V,…???

Ps. A não ser que eles alterem as esponjas delas pra uma tencionada.

Mais uma mudança, já tivemos antes a mudança no set, de 21 para 11 pontos, a proibição do saque escondido, e o aumento da bolinha de 38 para 40 mm.
Embora essas medidas tenham tido a intençao de popularizar o tênis de mesa, o resultado é duvidoso.
Eu não acredito que um dia o nosso esporte venha a ser tão popular como o futebol, basquete, etc.
Isso é ruim porque dificulta o investimento na área. Mas por outro lado tem um certo charme praticar uma modalidade tão marginalizada.

Mas vamos lá:
Dessas mudanças, qual voce gostou e qual delas voce detestou?

Eu gostei:
Mudança no set de 21 para 11 pontos.
Os sets antigos eram muito longos, pareciam o vôlei no tempo da vantagem

Não gostei:
Aumento do tamanho da bolinha.
Na época da bola de 38, eu jogava um ping pong brabo, mas mesmo assim tenho saudades da danada.

Na minha opinião, a pior foi a mudança de sets… com sets de 21 pontos as possibilidades de virada no jogo são muito maiores e, além disso, há mais tempo para estudar o jogo do adversário.

Vejam o volei, atualmente com a antiga regra de pontos, sem líbero e etc… quem seria a melhor seleção do mundo? Continuo achando que seria o Brasil!!! Na época da alteração quem dominava era a Italia e continuou assim por algum tempo.

Os bons jogadores não serão os mais prejudicados, serão, sim, os menos técnicos que terão maior dificuldade de se adaptar.

Apenas não gostei da redução do set (21 p/ 11), as outras alterações são bastante interessantes, principalmente a da cola rápida.

BETO

sobre cola rapida acho que ainda nao esta nada confirmado.esta em discussao.
Motivo :open_mouth: comite olimpico internacional esta pensando em colocar outras modalidades na olimpiada(ex:futsal) e precisa cortar algumas
A cola, como faz mal aos jogadores isso serve c/pretesto p tirar nosso t.m. da olimpiada.

[quote=“atacante”:tt79g7i7]O comite olimpico internacional esta pensando em colocar outras modalidades na olimpiada(ex:futsal) e precisa cortar algumas
A cola, como faz mal aos jogadores isso serve c/pretesto p tirar nosso t.m. da olimpiada.[/quote]

Com certeza é improvável está ipótese, 1º que é um esporte praticado em muitos paises no mundo e em 2º a Olimpíada vai ser na China;

BETO

Opinião é opinião… a minha segue o raciocínio lógico, são poucos os esportes que utilizam produtos químicos para melhorar o desempenho dos jogadores, e os que usam, não estão tão bem assim em matéria de popularidade (ex. nosso glorioso Tenis de Mesa, Handball).

  • Somos sabedores também, que já existem borrachas tencionadas, pré-tencionadas, supertencionada, etc. enfim, se não agora, podem ter certeza, dentro de um futuro próximo, estas suprirão a falta da famigerada “cola rápida”.

  • No tocante ao tamanho da bolinha, gostei. Se bem que poderia ter sido melhor, quem sabe 41 mm.

  • Quanto à mudança no set de 21 para 11 pontos, também gostei. Os jogos ficaram mais dinâmicos, claro que toda mudança tem seu preço, e o preço desta foi a que o sempre perspicaz Nakata mencionou “tínhamos 5 saques e a possibilidade de buscar um amplo placar adverso era maior”. E convenhamos, com um pouquinho de treino, não deixamos os pontos fugirem tanto, ou quando acontecer, a “cabeça fria” faz-nos buscarmos o placar.

  • Sejamos francos, o saque escondido deve fazer diferença para o pessoal profissional, a não ser os saques rápidos, no mais, como o cyb3r2, disse “Tá com problemas de recepção? Treina um pouco mais…” Hehehehehehehe.

  • Enfim, todos os esportes evoluíram (vôlei, basquete, até o futebol) por que não o Tênis de Mesa?

Até mais.

Alan