Mudanças radicais na Bundesliga

A direção da Federação Alemã de TM decidiu por modificações radicais na Deutsche Tischtennis Liga (ex-Bundesliga), na tentativa de torna-la atrativa para o televisionamento ao vivo.

A partir da temporada 08/09, a DTTL passará a ser jogada em um formato semelhante ao Olímpico.

Os times serão de 3 jogadores (atualmente são 4), e os jogos se realizarão sobre uma única mesa (atualmente são 2). Diferentemente do sistema Olímpico, os cinco matches serão jogados, independente da contagem, na ordem: duas simples, 1 dupla e mais duas simples. Cada jogador não poderá jogar mais do que 2 matches.

Ainda com o objetivo de ter eventos com duração de 2 horas (e assim atender requisitos da midia televisiva), os matches da DTTL serão jogados em melhor de 3 sets. Esta é uma regra experimental, que poderá ou não ser revisada na temporada 09/10.

A aposta é alta. Mas eu acho que estão no caminho certo. O negócio tem que dar lucro prá ir prá frente. E só pode dar lucro se entrar na mídia de massa.

Ah… Eu não gostaria de ver melhor de 3. Mas sobre o formato semelhante ao olimpico eu acho bom.

Sim sim, acho jogos em melhor de 3 mais sem graça, e as outras modificaçoes, ai sim concordo, quando a equipe joga em 2 mesas, a uma “disuniao” da equipe, o bom, e um estar jogando e os outros torcendo!!

Acho mais emocionante, e o que vai tirar m pouco da emoçao, é os jogos em melhor de 3, q alem disso, pode proporcionar mais “zebras”

Mas considere que:

  1. Não pode ser tão horrível assim, pois na Liga chinesa já se joga em melhor de 3 sets, e faz grande sucesso por lá, onde o público entende o esporte.

  2. Este é um “trade-off” que está sendo feito para a transmissão ao vivo dos jogos em detrimento, claro, do público que se encontra no ginásio (o objetivo são eventos com duração de 2 horas). A DTTL é composta por 10 times. Seriam, digamos, 3 a 5 eventos ao vivo por semana (na prática há rodadas nas quais nem todos os times jogam), ou seja, 6 a 10 horas de TM ao vivo por semana de atividade da DTTL (A DTTL normalmente faz pausa nas semanas com eventos da ITTF). Dá pra empanturrar qualquer fã, não dá?

  3. E mais, se este novo formato tiver sucesso na TV, vai entrar muito mais capital nos caixas dos clubes, que poderão trazer jogadores ainda melhores para a DTTL. Cada jogo vai ser muito mais intenso, até por que os jogadores tenderão a se adaptar física e mentalmente para jogar tudo em cada ponto.

  4. Para os jogadores será menos desgastante (salvando energia para os eventos ITTF), e uma possibilidade de desenvolver um certo “endurecimento” psicológico. Lembre, na liga chinesa, considerada a mais dura do mundo, já se joga em melhor de 3. Será que isso também não contribui para a superioridade chinesa?

No mínimo, será uma experiência interessante.

  1. Não pode ser tão horrível assim, pois na Liga chinesa já se joga em melhor de 3 sets, e faz grande sucesso por lá, onde o público entende o esporte.

  2. Para os jogadores será menos desgastante (salvando energia para os eventos ITTF), e uma possibilidade de desenvolver um certo “endurecimento” psicológico. Lembre, na liga chinesa, considerada a mais dura do mundo, já se joga em melhor de 3. Será que isso também não contribui para a superioridade chinesa?

[/quote]

Realmente, analisando por esse lado, eu concordo com você. O jogador tem que buscar concentrar-se mais ainda, o valor de cada ponto aumenta e se o cara não está concentrado leva 2x0 rápido.

Mas sei lá, tem certas zebras que eu não gostaria de ver hehe :lol: já outras…

Concentrado e quente. O cara tem que entrar pingando suor na mesa. Mas isso é fácil, basta prover mesas nos bastidores.

Concentrado e quente. O cara tem que entrar pingando suor na mesa. Mas isso é fácil, basta prover mesas nos bastidores.[/quote]

Realmente Mitidieri,

Vc estah certissimo sobre isso, se o jogador nao estiver “concentrado e quente”, com certeza fica impossivel jogar bem uma melhor de 3 sets, sei bem isso, pq os torneios internos do meu ex-clube sao feitos em melhor de 3, e a gente normalmente entra frio, pq nao tem mesa pra bater bola, ai se pega um jogador, q jah jogou umas 2 partidas, mesmo o cara sendo inferior tecnicamente acaba se tornando dificil ou mesmo impossivel de vencer a partida… :frowning:

Porem, isso vale ateh pra CB, q sao melhores de 5 sets, se vc nao aquecer antes da partida corre um serio risco de tomar um 3x0 bem rapido, pq nao consegue entrar no mesmo ritmo de um jogador jah pre-aquecido, e isso eu sei por experiencia propria tb… :cry: :lol:
Principalmente, levando em contas as fases eliminatorias, onde a gente fica ateh umas 3 horas sem jogar, jah na fase do mata-mata, ai podendo jogar pouco tempo depois, a gente jah entra bem no ritmo do jogo, e a partida fica, normalmente, mais bonita, ateh claro, um dos 2 jogodores “morrerem” de cansaço, considerando q nem todos tem o preparo fisico de atletas nas CB… :lol: :oops:

Um abraco,

Adriano, se não tiver mesa pra bater bola, um aquecimento fora da mesa ajuda bastante a você resolver esse problema de jogar frio pelo menos em boa parte. Uma corrida lateral simulando a movimentação do TM, e uma corrida trotando pode ajudar.

No brasileiro fiz isso antes do jogo duas vezes pq a area pra bater bola era escura e eu mesmo com lente nao enxergava direito hehe e deu certo.

Sem dúvida. No meu último torneio no Brasil, em Cotia, eu fiquei na arquibancada assistindo e esperando chamarem meu jogo e meu adversário ficou no estacionamento correndo e se alongando debaixo de sol forte. Resultado: 0x3 p/ mim… :stuck_out_tongue:

  1. Não pode ser tão horrível assim, pois na Liga chinesa já se joga em melhor de 3 sets…
  2. Para os jogadores será menos desgastante…e uma possibilidade de desenvolver um certo “endurecimento” psicológico.[/quote]
    Realmente, analisando por esse lado, eu concordo com você…[/quote]
    Tb concordo que o jogar melhor de 3 tenha pontos muito válidos, sim!..
    Só que pra isso, eu concordo que seja melhor CONTANTO que no torneio, se dêem condições aos atletas de fazer um aquecimento decente (ou não, né Nakata?..ehuehauhauh) pois aí, sim, se fortalece e prevalece o lado psicológico de cada um, e torna-se mais um fator atrativo aos espectadores…

Imagine cada um vendo a partida em casa e comentando: “po, como pôde fulano errar aquele drive!!!..”

Olhando por esse lado, essas mudanças estão no caminho certo pra atrair público e patrocinadores.

[]´s

Tenis de Mesa é um problema para as Emissoras de TV exibir , diferente de futebol que qualquer um entende as regras, torce para um time, discute a toda hora e em qualquer lugar e por isso tem audiencia garantida na TV.
Basta ver na TV quantos programas de esportes ( 99% do tempo falando em futebol ) existem e PASSANDO AO MESMO TEMPO!!!

Tenis de Mesa não prende a atenção da grande maioria da população , por que a imagem é muito parada .
Quando digo imagem parada isso se refere a cameras estáticas e não a ação que acontece nas jogadas.

Imagine um jogo de futebol sendo mostrado na TV por apenas uma única camera estática, que mostra uma imagem aberta do campo onde se ve de longe a movimentação dos jogadores de longe, correndo para lá e para cá , seria monótono não?

No Tenis de Mesa em teoria é assim as cameras não com se movimentam devido ao pequeno espaço.
Isso torna o jogo monótono para a grande maioria dos espectadores que não entendem absolutamente nada do jogo, regras, jogadas etc, para esse publico Tenis de Mesa é no máximo diversão de fim de semana no clube o PING PONG.

As TVs no exterior estão tentando ha muito tempo uma " formula " para melhorar a audiencia desse esporte maravilhoso.
Apóio as experiencias para que possamos ganhar mais espaço na Midia.

Mas aqui no pais do " FUTEBÓR "…

um abraço a todos.