Mudança ou não de estilo de jogo?

Pessoal,

Sou um jogador de finais de semana e sempre joguei caneta, um colega meu me ajudou bastante com algumas técnicas e me considero um iniciante razoável do tenis de mesa.

Me surgiu então uma dúvida razoável:

Trocar o estilo de jogo de caneta japonesa para classineta. Digo isso por que nunca joguei classico e talvez tenha muita dificuldade com o classineta também.

Será que é vantagem para mim que já tenho seus 30 e tantos anos aprender novamente? Terei ganho de desempenho em jogo ou só agregarei mesmo um backhand melhor?

O meu conjunto hoje é este abaixo, também se puderem, me indiquem um conjunto melhor, gosto de bastante efeito e velocidade com um com custo benefício. Já vi aqui que a borracha baracuda parece uma boa pedida, porém não sei se a minha raquete é adequada para ela.

Abraço,

Edu

Caneta japonesa: KWS Balance
Borracha: DHS Hurricane 3

[quote=“cenoura”:3fif156m]Pessoal,

Sou um jogador de finais de semana e sempre joguei caneta, um colega meu me ajudou bastante com algumas técnicas e me considero um iniciante razoável do tenis de mesa.

Trocar o estilo de jogo de caneta japonesa para classineta. Digo isso por que nunca joguei classico e talvez tenha muita dificuldade com o classineta também.

Será que é vantagem para mim que já tenho seus 30 e tantos anos aprender novamente? Terei ganho de desempenho em jogo ou só agregarei mesmo um backhand melhor?

Quanto aos 30, voce tem muito tempo pela frente, deve buscar e tentar o que for melhor, Comecei de verdade com 38, e hoje com 49 ainda não desisti, eu que já joguei com Srº e Srª Morita(INC-Itaquera, Exemplos de vida) , enquanto puder segurar a raquete ou até amarrar como muitos paraatletas jogarei TÊNIS DE MESA, é a melhor receita para o corpo e para a mente. Boa sorte.

O meu conjunto hoje é este abaixo, também se puderem, me indiquem um conjunto melhor, gosto de bastante efeito e velocidade com um com custo benefício. Já vi aqui que a borracha baracuda parece uma boa pedida, porém não sei se a minha raquete é adequada para ela.

Abraço,

Edu

Borracha: DHS Hurricane 3[/quote]

Eu acho que você deve ver suas prioridades. Se o mais importante for levar alguma vantagem, ganhar em desempenho e eficiência, com certeza vai levar algum tempo até conseguir um volume de jogo que aproveite todas as qualidades do estilo classineta.
Porém, se você é um jogador sem pretensões profissionais, ou mesmo semi-profissionais, te digo sem medo: Mude agora mesmo. Você vai se divertir muito com a nova empunhadura, durante o aprendizado e mais ainda depois que desenvolver bons golpes de RPB.
Material que eu indico: madeira DHS Hurricane Hao + H3 Neo no forehand + Donic Acuda S3 no back.

[quote=“PauloSantosMALBA/CORTEZItaquera”:31oqt5dh][quote=“cenoura”:31oqt5dh]Pessoal,

Quanto aos 30, voce tem muito tempo pela frente, deve buscar e tentar o que for melhor, Comecei de verdade com 38, e hoje com 49 ainda não desisti, eu que já joguei com Srº e Srª Morita(INC-Itaquera, Exemplos de vida) , enquanto puder segurar a raquete ou até amarrar como muitos paraatletas jogarei TÊNIS DE MESA, é a melhor receita para o corpo e para a mente. Boa sorte.

Abraço,

Edu

Borracha: DHS Hurricane 3[/quote][/quote]

Valeu pelo incentivo, e pela dica do colega de baixo eu estou praticamente disposto a mudar de estilo.

Eu acho que você deve ver suas prioridades. Se o mais importante for levar alguma vantagem, ganhar em desempenho e eficiência, com certeza vai levar algum tempo até conseguir um volume de jogo que aproveite todas as qualidades do estilo classineta.
Porém, se você é um jogador sem pretensões profissionais, ou mesmo semi-profissionais, te digo sem medo: Mude agora mesmo. Você vai se divertir muito com a nova empunhadura, durante o aprendizado e mais ainda depois que desenvolver bons golpes de RPB.
Material que eu indico: madeira DHS Hurricane Hao + H3 Neo no forehand + Donic Acuda S3 no back.[/quote]

Nakata,

Muito obrigado pela dica, você me disse algo que praticamente me fez rever o que eu estava pensando, é exatamente a história do copo meio cheio ou meio vazio.

Acredito que todo desafio é bom para o desenvolvimento, então se aprender classineta for um bom desafio, então estou disposto a me desenvolver.

Muito obrigado também pela dica do conjunto, provavelmente será este que eu utilizarei. Só fiquei na dúvida em trocar a Acuda S3 por a Baracuda, o que acha?

Abraço,

Edu

Material que eu indico: madeira DHS Hurricane Hao + H3 Neo no forehand + Donic Acuda S3 no back.[/quote]

Nakata,

Muito obrigado pela dica, você me disse algo que praticamente me fez rever o que eu estava pensando, é exatamente a história do copo meio cheio ou meio vazio.

Acredito que todo desafio é bom para o desenvolvimento, então se aprender classineta for um bom desafio, então estou disposto a me desenvolver.

Muito obrigado também pela dica do conjunto, provavelmente será este que eu utilizarei. Só fiquei na dúvida em trocar a Acuda S3 por a Baracuda, o que acha?

Abraço,

Edu[/quote]

Caro amigo,

Apesar de ser esta a primeira vez que escrevo por aqui, acho que a a S3 seria uma melhor escolha do que a barracuda, haja vista que a barracuda é mais pesada que a primeira. Você vai perceber, ao trocar para classineta, que um conjunto pesado vai atrapalhar sua adaptação, uma vez que jogando o estilo os dedos da empunhadura normalmente ficam mais abertos e você vai sentir a raquete mais solta, pelo menos essa foi minha sensação.
Outra coisa que funcionou comigo, foi comprar borrachas menos espessas. Inicialmente eu montei uma DHS dipper 16 com acuda s1 no for e barracuda no back e hoje estou com uma DHS hurricane hao com uma Rakza7 2mm no for e uma Rakza7 soft 2mm no back e estou gostando bastante da mudança.

Tenho dito

[/quote]

Caro amigo,

Apesar de ser esta a primeira vez que escrevo por aqui, acho que a a S3 seria uma melhor escolha do que a barracuda, haja vista que a barracuda é mais pesada que a primeira. Você vai perceber, ao trocar para classineta, que um conjunto pesado vai atrapalhar sua adaptação, uma vez que jogando o estilo os dedos da empunhadura normalmente ficam mais abertos e você vai sentir a raquete mais solta, pelo menos essa foi minha sensação.
Outra coisa que funcionou comigo, foi comprar borrachas menos espessas. Inicialmente eu montei uma DHS dipper 16 com acuda s1 no for e barracuda no back e hoje estou com uma DHS hurricane hao com uma Rakza7 2mm no for e uma Rakza7 soft 2mm no back e estou gostando bastante da mudança.

Tenho dito[/quote]

Obrigado também pela dica, agora tenho de decidir o conjunto e onde comprar.

Agradeço a todos a ajuda e incentivo.

Abraço,

Edu

Pessoal,

Essa raquete Galaxy T-10 seria uma boa opção?

Estou apenas analisando a relação custo x benefício.

Tenho também aqui nova uma borracha DHS Hurricane 2, será que conseguiria utilizar ela e comprar a outra para completar o conjunto?

Tem também esse conjunto vendido aqui da Galaxy N9 com duas borrachas mercury, ou então a Avalox Ma Wenge Carbon Caneta, o que acham?

Abraço,

Edu

[quote=“cenoura”:i8rimbil]Pessoal,

Tenho também aqui nova uma borracha DHS Hurricane 2, será que conseguiria utilizar ela e comprar a outra para completar o conjunto?

Tem também esse conjunto vendido aqui da Galaxy N9 com duas borrachas mercury, ou então a Avalox Ma Wenge Carbon Caneta, o que acham?

Abraço,

Edu[/quote]

Caro colega, a especificação da T10 pega no site lá da china…
Galaxy T-10 Blade

Type: OFFENSIVE+
Speed: 10
Control: 7
Ply: 3 (Wooden) + 2 (Carbon)
Thickness: 10.0mm±0.2mm
Weight: 67g±3g(CS) / 72g±3g(FL)
Handle: Short(Penhold)-CS / Long(Shakehand)-FL

Ela é bastante leve porém de chapa bem grossa e desta forma “talvez” (depende do seu biotipo) possa prejudicar um pouco a empunhadura classineta, principalmente para aplicação do RPB.
Já a N9 é mais fina, de pegada mais fácil, principalmente para iniciantes no estilo ( Digo isto por experiência própria, pois estou migrando de JPen para Classineta ) e utilizei na passagem uma raqueta de menor espessura.
Pra formalizar minha entrada no estilo classineta, comprei hj uma JPower da Avalox, que tive a alguns anos, aqui no site.
A JTech é excelente escolha, talvez pelo seu melhor controle em relação a carbonada Ma Wenge, seja uma escolha mais controlável e bem ofensiva. Em relação a N9, a Jtech e a ma wenge não se compara, são materiais de melhor qualidade, com certeza.

Boa sorte em sua tentativa de mudança, vale a pena experimentar.

Dica (Quando for treinar, não leve a outra, para evitar recaídas…) ::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos::

[quote=“Tanikawa”:fc2ywnj4][quote=“cenoura”:fc2ywnj4]Pessoal,

Abraço,

Edu[/quote]

Caro colega, a especificação da T10 pega no site lá da china…
Galaxy T-10 Blade

Type: OFFENSIVE+
Speed: 10
Control: 7
Ply: 3 (Wooden) + 2 (Carbon)
Thickness: 10.0mm±0.2mm
Weight: 67g±3g(CS) / 72g±3g(FL)
Handle: Short(Penhold)-CS / Long(Shakehand)-FL

Ela é bastante leve porém de chapa bem grossa e desta forma “talvez” (depende do seu biotipo) possa prejudicar um pouco a empunhadura classineta, principalmente para aplicação do RPB.
Já a N9 é mais fina, de pegada mais fácil, principalmente para iniciantes no estilo ( Digo isto por experiência própria, pois estou migrando de JPen para Classineta ) e utilizei na passagem uma raqueta de menor espessura.
Pra formalizar minha entrada no estilo classineta, comprei hj uma JPower da Avalox, que tive a alguns anos, aqui no site.
A JTech é excelente escolha, talvez pelo seu melhor controle em relação a carbonada Ma Wenge, seja uma escolha mais controlável e bem ofensiva. Em relação a N9, a Jtech e a ma wenge não se compara, são materiais de melhor qualidade, com certeza.

Boa sorte em sua tentativa de mudança, vale a pena experimentar.

Dica (Quando for treinar, não leve a outra, para evitar recaídas…) ::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos:: [/quote]

No meu caso eu tenho a mão grande com os dedos compridos, a espessura seria ainda um problema?

A Caneta Japonesa que jogo eu lixei um pouco para adequar à mão. Em relação a borracha, será que dá para utilizar a Hurricane 2 da DHS ou não é aconselhavel para o classineta?

Pessoal,

Para fazer um teste e verificar se gosto do classineta, peguei uma raquete DHS classineta daquelas 3 estrelas de treinamento e como já tinha um lado com uma DHS PF4 colada eu acrescentei mais uma PF4 que eu havia tirado da minha KWS Balance.

Então ficou com os dois lado com a mesma borracha, porem de um lado a borracha não ficou totalmente completa, haja vista que a KWS não é redondinha igual a classineta, mas vou deixar este lado para o fore e testar no final de semana.

Se gostar eu provavelmente vou montar um conjunto com a Ma Wen Carbon com a S3 e uma outra que não escolhi ainda para o fore.

Abraço,

Edu

Boa Tarde,

Amigo, eu sou classineta e te digo uma coisa, a melhor raquete classineta para quem ta começando a desenvolver o RPB é a Yasaka Ma Lin Extra Offensive, madeira muito boa rápida (nem tanto quanto a MW) o que para você é muito bom visto que está começando no classineta agora. Só troquei a minha por que achei uma mais rápida com o mesmo feeling.

Para o conjunto eu te indicaria as seguintes borrachas: Fore - Xiom Omega IV PRO e no back Xiom Vega Elite.

Te garanto que não vai faltar velocidade e nem controle.

Abraço e às ordens.

Mr. Cenoura hahahahahah
Concordo com o amigo junior_tm. É um bom conjunto. Um dos conjuntos de teste foi uma Ma Lin YEO com uma Xiom Vega Pro no fore e uma X3 no back (troquei pela Galaxy Moon 38graus recentemente pois precisava mais velocidade na finalização de RPB e ela é relativamente fácil de controlar…).
A T10 com 10mm de espessura não seria impeditiva para seu uso. Lembrando-se que raquete é igual sapato, fica bom pra fulano, péssimo pra sicrano…
A Ma Wenge é bastante legal, escolhi a JPower com uma H2 Neo no fore e uma Baracuda no back, pois tive uma por meses, usei bastante, vendi no ML e deixou uma boa lembrança, pois voltei ao JPEN.
Vou aposentar minhas canetas Xiom Platinum por enquanto… se der recaída ou conseguir novamente ficar bem condicionado fisicamente, talvez volte pra elas…
Mas não me arrependo do teste… e lembre-se amigo, persistência na nova empreitada… pois no início da adaptação evoluímos muitas vezes para jogadores do tipo “pato” ( não soltamos drives bons, não dá smash que presta, não sacamos direito, nem batida sai direito…) mas com certeza e suor, melhoramos !!!

Abs
Tanikawa

Tanikawa e Junior,

Agradeço as sugestões, fiquei apenas com mais uma dúvida.

Pelo que percebi é dado muito valor para a velocidade na classineta no fore e efeito e controle no back é isso mesmo?

Eu como caneta Japonesa gosto de velocidade, mas aprecio também o controle. Estava pensando, nunca tive uma Yasaka, e se comparada a Avalox JPower e JTech qual seria melhor para meu inicio.

Abraço,

Edu

Fala Cenoura,

Sim você está certo. Como caneta ou classineta EU priorizo o efeito e velocidade no fore e efeito e controle no back.

Só para exemplificar essa madeira que lhe citei é a mesma utilizada pelo Ma Lin (com certeza a dele deve ter um “plus” que as nossas não tem). Te garanto sem medo de errar vai ser melhor a Yasaka que as Avalox (Já joguei com J-Power e achei ruim para jogar classineta com duas borrachas, fica pesada demais, além da cabeça da raquete parecer maior que as outras (minha opinião)) para teu inicio, além de serem um pouco mais barata. O melhor Custo x Benefício na minha opinião é mesmo a Ma Lin Extra Offensive.

Fica a dica.

Abraço.

Ué? Eu era o que então? Acho que uma aberração… Eu sempre priorizei efeito e controle no forehand e velocidade e definição de pontos no RPB.
Mas voltando ao assunto, eu nunca testei uma ML Extra Offensive, mas acredito que seja uma ótima madeira para o estilo classineta, assim como a Hurricane Hao que eu também achei ótima, aliás a melhor das que já testei.

Ué? Eu era o que então? Acho que uma aberração… Eu sempre priorizei efeito e controle no forehand e velocidade e definição de pontos no RPB.
Mas voltando ao assunto, eu nunca testei uma ML Extra Offensive, mas acredito que seja uma ótima madeira para o estilo classineta, assim como a Hurricane Hao que eu também achei ótima, aliás a melhor das que já testei.[/quote]

Bom dia Nakata, aberração foi boa!!!

No seu caso como você ja citou algumas vezes aqui no fórum tua principal “arma” de jogo é o RPB, por isso acredito que você seja o inverso do meu caso. Eu como uma negação quase que total no que diz respeito ao RPB somente uso quando tenho certeza que irá entrar na mesa, por isso giro e controle no back. E procuro sempre atacar de fore por isso velocidade e giro.

O único empecilho no caso da HH é o preço salgado de R$ 200,00. Por isso reitero minha opinião, melhor custo x benefício continua sendo a YEO.

Abraço.

Mas voltando ao assunto, eu nunca testei uma ML Extra Offensive, mas acredito que seja uma ótima madeira para o estilo classineta, assim como a Hurricane Hao que eu também achei ótima, aliás a melhor das que já testei.[/quote]

Post Corrigido!

Como caneta ou classineta EU priorizo o efeito e velocidade no fore e efeito e controle no back

Bom dia Nakata, aberração foi boa!!!

No seu caso como você ja citou algumas vezes aqui no fórum tua principal “arma” de jogo é o RPB, por isso acredito que você seja o inverso do meu caso. Eu como uma negação quase que total no que diz respeito ao RPB somente uso quando tenho certeza que irá entrar na mesa, por isso giro e controle no back. E procuro sempre atacar de fore por isso velocidade e giro.

O único empecilho no caso da HH é o preço salgado de R$ 200,00. Por isso reitero minha opinião, melhor custo x benefício continua sendo a YEO.

Abraço.[/quote]

Colegas,

Quanto ao alto custa da Hurricane Hao, existem alternativas, desde que haja paciência para esperar 1 mês e que assuma-se o risco de trazer de fora. Eu, por exemplo, comprei recentemente uma HH num site em taiwan por 77 dólares e chegou a contento. O difícil e controlar a ansiedade da espera!
Digo isso porque antes de comprar eu testei também a ma lin extra off e me dei melhor com a HH. Se possível, o que nem sempre ocorre, é sempre bom bater uma bolinha antes de comprar qualquer material.

Abraço

Pessoal,

De acordo com as sugestões eu decidi pela madeira YEO, no fore Hurricane II (essa borracha eu tenho a 4 anos guardada esperando um momento de utilizar…rsrsrs) e no back Banda Rossa soft.

Agora só preciso de opção para cola, eu utilizo cola rapida da marca SPIN, mas já está no fim e terei de comprar mais cola.

Agradeço imensamente as sugestões dadas até o momento, me ajudaram muito a escolher a madeira que era a minha principal dúvida, quanto as borrachas, ai vou trocando de acordo com a utilização né!!!

Abraço,

Edu