Mudança de regra - instruções durante a partida

Bom dia pessoal!

Este ano não somente é ano olímpico, como tb é ano de mais uma mudança de regra no esporte. E desta vez trata-se do lado de fora da área de jogo.

A partir de 1º de outubro deste ano, os jogadores poderão receber instruções de seu técnico a qualquer momento, exceto durante os pontos, onde fica mantida a regra original. Isso significa que, a partir de então, não mais existirá a limitação de dar / receber instruções apenas nos intervalos de jogo (entre sets e tempos técnicos).

E como sempre, independente das nossas opiniões, se for em virtude do melhor para o esporte, que assim seja!

Fonte: ITTF Handbook 2016, pág. 44, art. 3.5.1.3 (http://www.ittf.com/ittf_handbook/2016/2016_ITTF_HB.pdf)

Não sei se eu vejo problema nessa mudança em especifico,mas o interessante é discutir porque toda hora muda alguma coisa…

falo,abraço :evil:

Isso é realmente bem legal, creio que vai deixar o esporte mais dinâmico e menos “engessado”. Mais legal ainda ter alguém antenado no esporte como Alcir. É bom ver que com essas práticas a ITTF busca evoluir o tênis de mesa sempre. Só para citar um dos casos que tiveram polêmica, foi no jogo entre Ryu Seung Min e Wang Hao no WTTC de 2011. Na ocasião, o técnico do sul-coreano fora expulso devido a comunicação entre pontos, e não entre sets, quando estava 3 a 2 a favor do Ryu. Ryu perdeu por 4x3, porém, não sei se foi devido a essa expulsão também.

Aqui segue o vídeo do jogo, exemplificando o ocorrido em 5:55.

https://www.youtube.com/watch?v=qAuTDssocHo

Isso vinha sendo discutido há um tempo (ainda tem muita gente que pensa que se muda regras da noite para o dia hahahahahha), porém é bem mais produtivo discutir o que está feito do que o que estão pensando em fazer. Entretanto, como eu disse outro dia a uns colegas por aí, é difícil prever o que vai acontecer, de forma que é melhor esperar para dizer se é bom ou não. Enquanto isso, cada um obviamente faz sua leitura.

Particularmente, não acho que esta regra especificamente deixava o esporte engessado. Muito pelo contrário, aliás: o fato de um jogador ter apenas a si mesmo para definir e mudar suas táticas durante o jogo é algo que sempre me encantou, sobretudo considerando ter apenas um tempo técnico por jogo. Ou seja, a limitação de recursos faz com que o conjunto técnico/jogador, acima de tudo, esteja afinado, para saber o momento de usar o recurso extra que é único. Por consequência, esta condição faz com que o atleta tenha que ser mais do que um executor, mas tb um analista, o que é um balanço incrível dentro de um esporte. Não acho que a nova regra extermine este aspecto totalmente, mas acho que causa sim grande impacto.

Não sou avesso a mudança de regras, e obviamente estou torcendo para que no fim do ano ou no ano que vem eu volte dizendo “ainda bem que mudaram esta regra”, mas acredito que este deva ser o último recurso e com um objetivo muito bem definido. Isso pq a verdade é que, em nenhum momento, a ITTF publicou nenhum artigo explicando as razões específicas desta mudança de regra (pelo menos eu não encontrei, espero estar errado). Portanto, além de parecer aleatória, a iniciativa toda fica à deriva dos achismos: que é para evitar conflitos e desvios de interpretação de arbitragem, que é para popularizar o esporte, etc., e isso é chato para caramba.

E especialmente a respeito dessa tentativa de popularização, onde tanto esforço tem siso aplicado nos últimos anos (o que é justo), pessoalmente, gosto tanto deste esporte que só temo que percam o controle tentando expandí-lo. Remédio tb pode matar.

Abraços!!!

Acho a mudança absurda!

Considerando que em uma partida de 3 sets os jogadores tem 2 intervalos entre sets, além de um tempo técnico de 1 minuto, eu acho suficiente para o técnico passar instruções para o(s) jogador(es). Em uma partida longa, 7 sets, o jogador teria 6 intervalos entre sets e um tempo técnico, 7 oportunidades para o técnico passar instruções!

Permitir que o técnico se manifeste em cada intervalo entre pontos dá margem para estratégias anti-jogo, ou seja o técnico percebe que seu atleta está em clara desvantagem e começa a passar instruções entre cada ponto para tentar desconcentrar o adversário. E tem outra questão, o atleta pode se aproximar ou o técnico tem que gritar?