Mudança de madeira - defensivo

Olá.

Estou treinando tênis de mesa a 3 meses direto, mas já jogava antes.

Sou classista defensivo, estou aprendendo “kato”, to indo bem :stuck_out_tongue: .

Porém, não quero ficar exclusivo a isto, quando surgir a oportunidade, quero atacar também…algo que, todos que jogam comigo comentam que falta isto.

Estive olhando madeiras “exclusivas” para katos ou defensivos, mas to em duvida, pois, creio que uma ALL poderia ser a melhor escolha, já que quero atacar mais.

Informo que, jogo com pino longo no back (Avalox Mo 0.5 mm) muito legal este pino, to indo muito bem com ele.

Andei olhando algumas raquetes (DONIC Waldner Black Devil CB, DHS Wang Ligin, Joo Se Yuk, algumas defensivas da Bty) e gostaria da opnião do pessoal.

No fore, to com uma LKT Torrent, que acho que por momento, ta bom, bem como a Avalox Mo.

Denoto que não pretendo abandonar o kato, mas kero um tikim mais de velocidade e toque pra drive para atacar mais.

Grato.

A raquete ser classificada como defensiva não significa que ela é lenta. O principal fator são suas dimensões serem maiores.

Não sou muito conhecedor de raquetes defensivas mas já bati bola com três raquetes de amigos meus defensivos e ambas achei bastante equilibradas, não falta controle na defesa e também dispõe de boa velocidade.

São elas a Nittaku Haneyoshi (bati bola com a do Mazinho), a Butterfly Joo Se Hyuk e a Matsushita Pro Special (ambas de colegas de clube).

Com certeza essas três raquetes são até mais rápidas que algumas classificadas como ALL.

Na verdade (conforme o Alexandre já citou), as madeiras de “kateiro” nao sao lentas nao…
O “problema” que eu vejo é na verdade a borracha lisa que vc usa…
Vc poderia usar uma borracha mais elástica que vc ganharia mais velocidade, e treinando mais um “pouco” , aprenderia a controlar p/ defender.

Eu sei que sou suspeito por aqui, mas eu recomendaria a Moristo RS Soft…

Se um dia tiver chance de experimentar…

[]'s

AlexandreMonteiro e/ou Doc_SP:
Pintou uma curiosidade. Estamos falando da “modernização ofensiva” dos kateiros. Então alguém sabe qual é a borracha lisa que o Joo Se Hyuk (tomando-o como base neste quesito) usa? Digo isso pq não é com qualquer borracha que dá para fazer o que o cara faz hehehehehehe. Aí fico pensando em qual é a solução que o cara encontra, considerando que ele tb terá de ter um controle muito bom para conseguir aquele kato rasante. É claro que a competência técnica é decisiva para este controle e sei disso, mas gostaria de saber o que estes caras escolhem para ajudá-los com isso.
Abraços!

Use uma Joo Se Hyuk com tackfire drive e uma feint long II.
(material do joo se hyuk

Eu acho que ele usava isso na epoca da cola rapida.
No site da bty fala Matsushita Pro Alpha Tenergy 64 e nao fala o pino.

Valeu galera pelas repostas.

Vou ver uma raquete que eu me identifique e testar.

Sobre a borracha lisa, se alguém tiver sugestões.

Por enquanto, o pino longo que escolhi esta muito bem, no kato, em recepção e defesa, é os drives e a ofensividade que tenho de melhorar mais mesmo…

[]s

Victor Macêdo e edusena:
Muito obrigado pelas respostas!!!

rafajagua:
Aproveitando a observação do edusena, já bati umas bolas com a Tenergy 64 e achei realmente bem rápida e o que mais me impressionou foi o efeito, que achei muito bom. Não sei se é o seu objetivo, mas potencializaria bastante o seu ataque, obviamente complementando a sua técnica, e não a substituindo!!!
Enfim, boa sorte com seus testes!!!

Abraços!!!

Eu uso uma T64 e rapida ela é e tem efeito mas quero testar uma 05 pra ver oque muda ja que todo mundo fala q 64 eh back e 05 fore

Os dois “kateiros” modernos mais famosos do circuito mundial usam borrachas tensionadas no fore e o pino TSP Curl (não sei o exato modelo) no backhand.

No caso o Joo Se Hyuk usa Tenergy 64 com a raquete que leva o nome dele (não a Matsushita Pro Alpha como cita o site da BTY) e o pino da TSP (por isso a BTY não cita o pino).

O Chen Weixing usa a Defense II da BTY com Joola Express 1 com o pino da TSP.

Agora se fosse você pegaria de início uma tensionada mais macia primeiro, por exemplo: Platin Soft, Sinus Alpha, Moristo RS Soft, Pryde 30°…

Andei lendo e procurando.

Vi as madeiras Defence II da Bty e Matsushita Pro, achei q pra começar essas tao bala, tanto pq a Haneyoshi, a Joo Se Hyiuk e a Matsushita Pro Special já requer um investimento meio puchado.

Sobre borrachas, já bati com uma Tenergy 64, e creio que ainda tenho um bom caminho para poder controlar uma dessas.

O meu pino, por enquanto to muito bem com ele, acho que trocarei a madeira e quem sabe a lisa.

A lisa, pensei na DHS 2 ou a Tickfire

Quando meus movimentos estiverem mais afinados, dae darei o próximo passo.

A questão, era que tava vendo a raquete meio lenta e talz, porem, uma muito rapida agora, ficaria osso pra controlar. A Defence II da Bty e Matsushita Pro me pareceram +/- o que eu procuro…

Idem para a lisa. To ajustando drivers e talz…uma T64 ou parecidas, seria a mesma coisa q da um Ferrari pro Katayama…

Ser “kato” num foi nem escolha minha, é natural…até que ágil (mas tenho de aprender a movimentar mais na mesa) num bato nem que peçam (ta ae um motivo para uma raquete um pouco mais rapida).

E manja quando vc treina batida, smash, drive e vc acerta com akele esforço e talz…e vai treinar kato e a coisa entra como se fosse natural…vc sente que se da bem com akilo…é o meu caso…

Não que não vou aprender a bater, dar drive e talz…mas é q tenho talento melhor pra kato. Coisa que muitos treinandores veem no aluno mas tentam moldar o aluno ao jeito que querem.

No caso, meu professor ta me ensinando muito, pacas, e ele sabe q sou meio defensivo e talz…quando foi a aula de kato…fiquei mais feliz que pinto no lixo…nao que eu soubesse tudo ou acertei tudo, mas que fluia mais natural, gostoso

Mas, sei q tenho de ser mais ofensivo, q tb num kero ser sparring né…por isso essa mudança de madeira e quem sabe, da boracha lisa.

valeu galera.

[]s

Temos que interpretar adequadamente (ou eles tem q explicar adeuadamente).

Essa receitinha falada é para preencher necessidades do estilo tradicional em cima da mesa focado em ataques pq T05 não é a mais indicada para defesa e contra-drives.

No seu caso, kateiro, creio que outras borrachas seriam melhor do q T05.

Tão me chamando de kateiro…da até orgulho…mas se me vissem jogando…da vergonha :stuck_out_tongue: …to chegando lá

Então, tb acho q as Tenergy’s num são pra mim não…

Quem sabe, uma maderinha mais veloz e talz já da uma equilibrada legal né.

A LKT Torrent tem um topshit grudentinho e sei lá…ela é macia…a bola num ‘pula’ huahua

Por isso pensei numa mais rapidinha.

O tira teima foi treinar driver com uma outra borracha, com uma raquete mais rapidinha…entrou mais heim…

Acho q, quem sabe a DHS 2 já ta bom pra um proximo passo.

[]s

Cara, se vc quer um controle melhor, e um corte legal no fore, nao compra a DHS TG Skyline 2 e nem a DHS Hurricane 3. Elas tem um efeito ótimo, até mais q a BTY 05, acredite eu testei as 2. Mas o controle delas é horrível, muito ruim mesmo. Nao acertei nenhum kato até hj, pra cortar é bom, mas se vier uma bola pra defender no teu fore, aí tu se @$@#%$#@, hehehe. Valeeu.

JOO alterna entre 2 pinos: Curl P1-R e Tibhar Grass d-tecs…
Borracha é Tenergy 64…
madeira é BTY JSY…
tenho as fotos extraídas de alguns jogos desse ano… quando chegar em casa, se lembrar eu posto ae…

sobre regularidade para acertar katos de fore e back só treinando mto! pois, lembre-se enquanto 99% dos jogadores treina shoto e batida, kateiro treina shoto + batida + kato fore + kato back… a curva de aprendizagem demora ²! e mesclar ataque e defesa muda todo o posicionamento das pernas, tempo de bola e etc…

n sei se foi mto animador mas… fica a dica hahaha
abçs
Makoto

Eis a minha sugestão:
Madeira Donier Def ST (cerca de 20€ mais portes em ttdt), lado direito Thibar Rapid Soft 2.0mm ou Xiom Yanus def 1,5mm, lado esquerdo picos Lion Claw sem mousse cerca de 13€ mais portes em vários sites europeus e por vezes em promoção.
cumprimentos
pingpong