Mudança de lado no ultimo set

Boas!!!

Quando a pouco tempo vi com mais atençao a final do mundial entre Ma Lin e Liquin. Reparei que eles a meio do ultimo set trocaram de lado.
Nunca vi essa regra e ja as li muitas vezes…

Assim que chegaram aos 5 pontos trocaram…(5-2).

Alguem me indique onde esta essa regra por favor?
Obrigado.

Cumps.

no site da CBTM, no item tenis de mesa, vai em regras simplificadas…

tem escrito assim:

A PARTIDA
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove…). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver “negra” (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.

flw

2.13.7
“O jogador ou par que iniciou um jogo num lado da mesa, no jogo seguinte actuará no lado oposto; no último jogo possível de uma partida os jogadores ou pares trocarão de campo quando um deles atingir os 5 pontos.”

Nas regras oficiais vi este artigo, e parece ser o mais parecido.
Mas nao explicita a “negra”, entende-se o final de uma partida.
Afinal quem sabe que vai ser a ultima? Soas negra…

Nao percebo e qual o objectivo e sentido dessa regra. Alguem me explica?

Obrigado.

[quote=“Gattusu”:9m4r79l5]…
Afinal quem sabe que vai ser a ultima? Soas negra…

Nao percebo e qual o objectivo e sentido dessa regra. Alguem me explica?

Obrigado.[/quote]

O último set possível é a negra.
Eu acho que essa regra foi feita para tornar o jogo mais justo, de forma a igualar o tanto que cada jogador joga em cada lado da mesa.
Num pro tour eu duvido que aconteça, mas em muitos campeonatos sempre tem um lado da mesa que é melhor pra jogar por causa da iluminação, reflexo, etc.

acontece até em copa brasil… ainda mais pro tour… enfim, essa regra é usada em todo campeonato oficial que se preze…

mas é justamente oq vc disse, pra igualar ao maximo as condiçoes para ambos os jogadores…

[quote=“AlexandreMonteiro”:125lbzqq]acontece até em copa brasil… ainda mais pro tour… enfim, essa regra é usada em todo campeonato oficial que se preze…

mas é justamente oq vc disse, pra igualar ao maximo as condiçoes para ambos os jogadores…[/quote]

Eu disse que duvidava que ocorresse uma condição adversa num pro tour.

Mas é isso ai mesmo hehe

:oops: :oops:

abraço…

:mrgreen:

AGORA EU QUERO VER?
:twisted:

e na dupla alguem sab como é?
8)
parece q muda de lado e muda a pessoa q sac e recebe acho q é isso???
:?

Em duplas, quando uma delas atinge 5 pontos, ocorre a mudança de lado e a alteração do RECEBEDOR, apenas.

ah tah
AuhauHAUhauHAUhauHAUhau