mUdança de Estilo

olá pessoal
eu nao tenhu o que faze intaum decidi fala sobre a mudança de estilo
bom eu jogo a 3 anos… começei no infantil … agora sou juvenil
jogo por araçatuba… vamos dizer fraca …
eu jogava caneta… sempre treinei sozinhu … nunca tive a ajuda de ninguem … só jogo as etapas regionais …
mudei pra clássico esse ano… sera que fiz bem ??
alguem aqui ja mudou de estilo alguma vez ?
bom ainda estou me adaptando… mais estou dando mais dificuldade aos meu colegas de treino … pelo menos isso ja é alguma coisa…
vou jogar meu primeiro campeonato como clássista …huahua espero me dar bem…
ja fui brinca com a caneta… nao consegui nem bate bola certo… ja perdi toda noção de caneta !!
comentem sobre isso…
bom ja to indo
abraços

^^PuTz^^

Nunca tentei nem brincar de outro estilo que não fosse o caneteiro mas a experiência que me foi passada é de que leva aproximadamente um ano para trocar de estilo com aproveitamento. Quem já trocou com muita eficiência foi o Ricardo Inocushi que era seleção brasileira no estilo caneta e começou a jogar classico e em apenas seis meses adaptou seu jogo para a seleçao Brasileira. Quem sabe ele dá uma dica aqui de como fazer isto. Dizem que o Liu Guoliang (caneteiro pino curto) ganhava da seleção Chinesa feminina jogando Clássico nos treinamentos.

Olá Putz :smiley: ,

Aprendi jogando no estilo caneta (treinei por 05 meses) e depois mudei para o clássico, porque o meu forehand no estilo caneta era uma porcaria.

Ao mudar de estilo o meu fore começou a melhorar e estou jogando até hoje desta forma (há pelo menos 2 anos).

Ao mudar a empunhadura tive que recomeçar tudo de novo, ou seja os 05 meses que treinei como caneteiro foram por água abaixo.

O importante é que você se sinta com eu, bem confortável com este tipo de empunhadura o resto virá com os treinos.

Tenha paciência porque no início você poderá perder jogos (ou apanhar) em treinos para quem você nunca havia perdido antes.

Como você não treina com ninguém tente baixar os vídeos de treinamento que têm neste site (são ótimos) o mais recente deles, o do Persson é excelente.

Um abraço

Eu jogava caneta aos 15 anos de idade, parei muitos anos e voltei pro TM aos 30 (o arrependimento!) quando voltei voltei com um caneta meio esquisito com os dedos abertos atras da raquete batento tudo de fore o que exijia uma movimentação fora de serie, aos poucos fui tendo acesso aos videos de TM o que não rolava quando tinha 15 anos vendo os videos resolvi jogar mais dentro da empunhadura clássica por considerar que estava mais proximo dela do que da caneta, hoje aos 33 estou a vontade jogando clássico.

espero que sirva para alguma conclusão.

Abraços! :smiley:

eu comecei jogando caneta (estilo japones)…mudei 1 ano depois para clássico…por ter grande dificuldade com o revés e porque me achava muito lento …mudei para clássico…em um primeiro momento com pino curto de ataque no backhand…passei para a borracha e me adaptei muito bem…levou tempo…não pode se cobrar logo de imediato por algum resultado…

é to passando um poko por dificuldades em alguns pontos…
movimentação…
to muito lento…
bom ao menos meu back ta muito forte…
meu nivel ta aumentando espero aumentar cada vez mais!!!
queria ver os jogos do Wang Tao … ja que eu sou um pokinhu gordinhu
que nem ele… ele tem um back muito loko…
quero chega perto dele o maximo possivel…
ainda to me adaptando mais achu que agora só resta treina e esperar !

flw abraços a todos!!!

^^Putz^^