Mudança das características da Tenergy 64 após recolagem.

Boa noite!
Sou caneteiro japones, utilizo uma Cypress S + Tenergy 64.
Há um mês colei a borracha com cola rápida, com pouquíssima quantidade de solvente ( quando adquiri a T64). Ontem eu a descolei e recolei agora utilizando a FINEZIP da Nittaku, seguindo criteriosamente as orientações do vídeo disponível no site da nittaku ( uma fina camada na borracha + uma fina camada na madeira , esperei uns 05 minutos e colei ). O fato é que hoje, ao treinar com a raquete percebi que houve uma mudança considerável no feeling do conjunto : a borracha ficou muito mais dura e muito mais veloz ( perdeu um pouco a macicez que apresentava ). Outra alteração percebida é que a borracha esticou um pouquinho ( ultrapassando uns 03mm a borda dianteira da Cypress S ) e eu não tive a intençao de esticá-la, apenas dei uma prensa leve contra a mesa e passei um rolo sobre a borracha só para evitar colagem não uniforme, sem pressão excessiva. Realmente estou sem entender o que aconteceu.
Perguntas:

1. Onde foi que eu errei?
  2. Será que irá retornar às caracterísitcas anteriores?
  3. Teria uma outra metodologia de colagem, pois pretendo continuar utilizando a FineZip ( realmente gostei da cola ).
  4. Será que coloquei cola demais? Ou fiz pressão demais sobre a borracha - lembrando que ela já é tensionada.
    Desde já agradeço os esclarecimentos.

Tudo indica q foi a pressão utilizada, provavelmente na hora de passar o rolo.

Em outro tópico aqui do forum falaram q as novas tensionadas nao precisa de prensa e rolo para colar, mas eu mesmo ainda utilizo, porém o rolo sem pressão alguma, pois se realmente saiu 3mm para fora da borda da madeira, foi o rolo q esticou.

No meu caso é o contrario to usando a free chack e ta encolhendo cada vez (1mm²) mas e tambem percebi que a T64 fico mais dura ja meio velha (5 meses +/-). Ficar mais rapido é estranho pq a cola a base dagua soh tem intençao de colar e nao aumentar velocidade. Talvez tivesse descolada a borracha pelo meio e voce se acostumou a jogar com ela sem perceber
eu ja usava essa cola com a bryce speed e nao acontecia isso, acho que é da borracha

uhmm… eu nunca utilizei essas colas a base de água, mas só para dar mais uma hipótese que pode estar errada, mas tem sentido: talvez pelo excesso de pressão, a esponja absorveu um pouco dessa cola e a enrrigeceu, deixando ela com menos feeling e mais dura, logo a deixando mais rápida.
se ele tivesse esticado ela na hora de colar e recortar, a lógica seria faltar um pouco de borracha na borda, já que havia sido esticada e não sobrar.

tentei ajudar…

abrs!

Minha experiência com Tenergy 05 e tipos de cola

• Colando com cola a base de água mais fina eu costumo passar umas 3 a 4 camadas. Apenas 1 camada fica mal colada e “xoxa”, a borracha não dispara. A cada recolagem, quanto mais camada de cola fica (se eu não retirar as camadas antigas) dá mais sensação de maciez à borracha.

• Colando com Finezip (cola que eu prefiro) basta usar uma camada para ela ficar no ponto, realmente fica com a sensação mais dura (q eu prefiro) do que passando várias camadas de uma cola mais fina.

-Colando com Vipal (uso em Tenergys velhas) ou qualquer outra cola com solvente organico a borracha fica bem mais macia, a Tenergy então reage muito aos solventes contidos nas colas proibidas.

Talvez seja essa a diferença que você notou. Passou de cola com solvente (mesmo não recolando sempre) para a Finezip que basta uma camada de cola, ou seja, o contato borracha-madeira vai ser maior, dando a sensação de maior dureza ao toque. Além dela não conter solventes que amaciem a esponja.

É isso mesmo Alexandre.
Tive a mesma experiência com a borracha Plasma 470 (Andro).

E eu perdi um dessas borrachas por usar cola Vipal. Eu não usava a cola para turbinar a borracha. Simplemente trocando a medeira para testar novas combinações.
A borracha apresentou bolhas rapidamente.
Recortei a borracha ond deu a bolha e verifiquei que os pinos intenos descolam da espuma. Não rasgaram…descolaram !
O solvente da cola passa pela espuma e é o suficiente para descolar os pinos internamente.

Abraço a todos !

Boa Noite, Amigos!
Agradeço os esclarecidmentos de todos, principalmente pelo relato da experiência do Alexandre Monteiro, quanto à redução da macicez, tudo ok e entendido… mas… e quanto ao fato dela ter esticado ( conforme minha 1a mensagem ), ser ter aplicado pressão extra durante procedimento de colagem??? Ainda não consegui entender muito bem…
Att,