Montar uma academia

Oi a todos.
Gostaria de saber o que seria necessário para montar uma academia decente. Conversando com um treinador me foi recomendado 3 mesas 30mm da hobby. So que preciso de informações precisas de durabilidade sobre raquetes, bolas, rede, etc
Alem disso, vou arrecadar fundos de terceiros. por isso a necessidade de precisao

Primeiramente deve existir um profissional com registro no CREF para administrar aulas.
Depois acho que o mais importante é o espaço disponível. Isso porque você poderá adquirir mais materiais com o tempo, mas não poderá ampliar o espaço físico.

Mas porque tem treinadores que nao sao formados?
E no caso, ficaria restrito a apenas os que tem formação superior para dar aulas?
Nao poderia ter um profissional dando aulas para turmas avançadas e alunos para ensinar iniciantes?

Eu acho que a questão do CREF depende de como será feita a inscrição desse estabelecimento na prefeitura. Se for registrá-lo como “prestador de serviços de atividades desportivas” eu acho que não precisa.

Mas por outro lado, não conheço ninguém que tenha algum estabelecimento desses aberto para perguntar.

Você irá manter um espaço legalizado na prefeitura, ou será tudo feito meio que “por fora”?
Se sim, você terá alguns custos e responsabilidades burocráticas, que variam de estado para estado, prefeitura para prefeitura.

Sobre os equipamentos necessários, vai do gosto do freguês: Haverá também equipamentos de ginastica ou será uma coisa mais simples, somente com mesas?

O minimo são realmente as mesas. Você deverá possuir alguns jogos de raquetes, para os iniciantes e crianças. Podem ser raquetes simples, até porque os alunos intermediários e avançados terão seu próprio equipamento.
Muitas bolinhas, porque essas vão embora como água.
Aparadores entre as mesas (nada que alguns tubos de pvc e um pouco de TNT não quebrem um galho).

A estrutura deve possuir bebedouros, banheiros e vestiário.
O espaço com as mesas NÃO PODE ter um piso irregular. Lembre-se: Se algum aluno torcer o pé e alegar que foi por causa de irregularidades no piso, quem vai pagar o pato é você.
Boa iluminação também é essencial.

Lembre-se: Você será o responsável por aquelas pessoas, então deve pensar na segurança e saude de todos.

Se quiser algo mais interessante, pode também adquirir 1 ou 2 robôs. Dependendo da tua demanda de alunos.

De resto, é mais cuidar da burocrácia mesmo.

Entao, basicamente, montei um projeto para trazer o esporte à minha cidade. Vou contar com investimento privado para dar o chute inicial. Este é o projeto

[spoiler]PROJETO

MISSÃO

Difundir e promover o tênis de mesa, instituí-lo à cultura de novo horizonte, para desenvolver atletas capazes e confiantes. Dando suporte e apóio a fim de gerar grandes resultados.

OBJETIVO

• Atrair jovens e adultos à prática do esporte seja para recreação ou competição.
• Encorajar o público jovem a adotar o tênis de mesa como esporte principal.
• Motivar, jovem e adulto com deficiência, ao esporte, estimulando seu desenvolvimento e independência.
• Desenvolver e preparar talentos para maximizar desempenhos em competições.
• Promover e difundir o tênis de mesa a todas as camadas da população de Novo Horizonte

INTRODUÇÃO

O ping-pong está a mais de cem anos no Brasil como uma brincadeira, segundo a federação paulista de tênis de mesa (FPTM). A principal diferença para com o tênis de mesa é que o primeiro é para recreação e o segundo, um esporte.
O Tênis de Mesa brasileiro é detentor de uma longa hegemonia na América do Sul e na América Latina, sendo o único esporte que possui o incrível registro de quatro vitórias consecutivas - tetra-campeão - em competições por equipe nos Jogos Pan-Americanos.
O atleta de maior destaque do Brasil no momento é Hugo Hoyama, que possui 10 medalhas, sendo 7 de ouro na história dos Jogos Pan-Americanos. Teve uma fantástica atuação nos Jogos Olímpicos de Atlanta, quando eliminou o campeão mundial Jorgen Persson (Suécia) e ficou entre os 16 melhores.
Outro atleta com uma espetacular desempenho foi Claúdio Kano. Recordista de todos os esportes em número de medalhas conquistadas em jogos Pan-Americanos (12 ao todo, sendo 7 de ouro).
Nestes últimos anos o acesso a equipamentos de qualidade ajudou a profissionalizar o esporte, que é extremamente rápido e técnico, exigindo do praticante muito treino e dedicação. Há uma crescente procura pelo esporte e a profissionalização dos atletas. Mas a falta de incentivo e pouca divulgação de eventos acabam dificultando o acesso ao esporte.

O PROJETO

O projeto visa montar turmas para iniciação ao esporte com o objetivo de promovê-lo no município.
Serão iniciados três grupos:

• Iniciante infantil: Composto por alunos do sexo masculino e feminino ate os 12 anos.
• Iniciante adulto: Composto por alunos do sexo masculino e feminino a partir dos 13 anos.
• Deficiente físico: Composto por alunos de ambos os sexos e todas as idades.

Ambas as turmas treinarão fundamentos, bases e regras do jogo em grupos de ate 30 pessoas. A medida que os atletas forem evoluindo e se destacando, sessões especificas de treinamento em grupos menores serão montadas. Visando o preparo para futuras competições.
Paralelamente, a fim de se promover o esporte ainda mais, haverá torneios internos. Estes serão a base para encontrar aqueles atletas que se destacam e conseguem mostrar resultados sob pressão, atributo indispensável ao esportista.
É também uma maneira de divulgar o esporte à mídia local e as empresas parceiras que apóia e ajuda Novo Horizonte a desenvolver futuros mesatenistas como forma de inserção social.

MATERIAL

Por ser um esporte extremamente técnico, o uso de equipamentos de qualidade é crucial para o aprendizado dos fundamentos. Sendo também fator crucial para a diferenciação do ping-pong e tênis de mesa.

• Raquete: Os preços de uma raquete pronta para o jogo variam de R$ 130,00 a mais de R$ 1000,00. Uma vez que as mesmas precisam ser aprovadas pelo I.T.T.F (Internacional Tennis Table Federation) e devem suprir todas as necessidades de jogo do atleta.
• Mesa: As mesas são o principal custo fixo das despesas. Pois existe uma grande diferença na durabilidade de mesas para lazer e treinamento. E na maneira como a bola reage à superfície devido à tinta (que deve seguir um padrão de coeficiente de atrito) e à grossura da madeira (que deve ser rígida o bastante para que a bola retorne a 80% da altura lançada).
• Bola: A bola tem uma curta durabilidade. Mas como todo equipamento deve seguir padrões e por isso a qualidade é indispensável. O custo de uma bola para treinamento (Uma estrela) custa em média R$1,70. A bola deve ter o peso de 2,7g. A margem de erro é o que difere no custo, sendo que o ideal é não variar mais do que 0,2g. Bolas para campeonato devem te margem menor de 0,1g (3 estrelas) e seu acabamento nas emendas maximiza a durabilidade.
• Rede: A tensão e altura das redes são fatores que modificam drasticamente um placar durante o jogo. Por isso, o uso de redes que possam ser reguladas feitas de matérias duradouros é essencial. O preço varia de R$ 60,00 ate R$300,00.

EQUIPE TÉCNICA

• Coordenador de projeto: Encarregado de controlar as despesas. Buscar apoios e patrocinadores para a equipe, encontrando a melhor maneira de divulgá-los. Sondar novos grupos e talentos para treinar. Gerenciar a equipe de treinamento e treinadores. Treinar os grupos de iniciação e iniciantes

• Treinador: Com experiência para treinar, principalmente os grupos mais avançados dando suporte aos iniciantes para corrigir eventuais erros junto com o treinador destes grupos.

• Preparador físico: Com superior completo em educação física. Encarregado em desenvolver atletas com necessidades especiais. Passar treinos para aqueles que busquem maximizar seus rendimentos a níveis de competição. E dar apoio nos eventos e treinos específicos.

APOIO E PATROCINIO
Visando o desenvolvimento do esporte na cidade e o atleta, que irá representar e elevar o prestígio do município. O projeto busca maximizar a visibilidade das empresas patrocinadoras para agregar valor à marca. Reforçar a imagem de responsabilidade social e cultural. Através da divulgação nas principais mídias locais e redes sociais.
[/spoiler]

Nao pretendo montar empresa nem nada do tipo. Apenas trazer um professor de outra cidade para dar algumas aulas e pegar as turmas iniciantes por minha conta msm. Vou ter reuniões com usinas, empresas de saneamento, escolas de idioma, etc…
O retorno das empresas vai ser atraves de jornais com fotos e logo das empresas em torneios internos.
Quero ano que vem federar os alunos que mais se destacarem.

Vi que nao posso colocar patrocinio em camiseta (o que acho um absurdo pois nunca haverá uma real procura do esporte se ninguem conseguir obter lucro, é so ver a quantidade de dinheiro que movimenta o futebol e UFC com patrocinios em camiseta) mas acho que nada me impede de colocar a camiseta e bone no atleta para subir no podio e tirar foto.

Consegui 2 locais de treinamento. Uma associação de empresa e um clube de tênis.

:wink: Rumo à globalização do tenis de mesa!!

1- Este ano nao vou montar empresa. Vou precisa realmente de um profissional formado em educacao fisica? (aqui nao tem nenhum que joga bem)
2- Quero comprar raquetes adequadas para o desenvolvimento de atletas. Têm as da DHS de 115,00 mas acho a borracha mto dura para um iniciante. Sera que essa é a ideial mesmo? Elas vem com borracha G888 e Hurricane II ou III. Elas duram bastante, se nao quais sao duradouras?
3- Quantas preciso comprar? (pensei em 5 classista, 4 cassineta e 3 caneta japa) da 4 por mesa
4- Não vi nenhuma decente estilo caneta japa. Alguem conhece montadas baratas?
5- Um professor de Rio preto me recomendou mesas hobby 30mm. Não entendo de durabilidade. Ele esta correto em afirmar que são as melhores no quesito custo beneficio? Quais outras serviriam para o proposito e seriam resistentes?
6- De que maneira posso divulgar os patrocinadores ja que nao posso fazer camisetas com os nomes deles?
7- Quem ja montou ou participou de algum projeto de inserção desse esporte à população em geral gratuitamente? Alguma dica?
8- Alem da anuidade de 1000 e taxa de 500 anuais, o clube precisa desenbolsar mais alguma coisa para sediar e participar de campeonatos?

(por enquanto é isso)

9- posso explorar patrocinios nos aparadores(separadores) de mesa, redes( como a volks faz em um torneio), substituir o nome da marca da mesa por o de outra empresa(tipo colar um adesivo encima de klopt), banners envolta do separador, em torneios federados?

[quote=“vtoyota” post=100098]1- Este ano nao vou montar empresa. Vou precisa realmente de um profissional formado em educacao fisica? (aqui nao tem nenhum que joga bem)
2- Quero comprar raquetes adequadas para o desenvolvimento de atletas. Têm as da DHS de 115,00 mas acho a borracha mto dura para um iniciante. Sera que essa é a ideial mesmo? Elas vem com borracha G888 e Hurricane II ou III. Elas duram bastante, se nao quais sao duradouras?
3- Quantas preciso comprar? (pensei em 5 classista, 4 cassineta e 3 caneta japa) da 4 por mesa
5- Um professor de Rio preto me recomendou mesas hobby 30mm. Não entendo de durabilidade. Ele esta correto em afirmar que são as melhores no quesito custo beneficio? Quais outras serviriam para o proposito e seriam resistentes?
6- De que maneira posso divulgar os patrocinadores ja que nao posso fazer camisetas com os nomes deles?
7- Quem ja montou ou participou de algum projeto de inserção desse esporte à população em geral gratuitamente? Alguma dica?
8- Alem da anuidade de 1000 e taxa de 500 anuais, o clube precisa desenbolsar mais alguma coisa para sediar e participar de campeonatos?

(por enquanto é isso)[/quote]

1- O correto é que você tenha sim um profissional formado em educação física, principalmente pela questão de oferecer segurança durante a atividade física. O exercício físico feito sem orientação adequada pode trazer prejuízos para a saúde. Muitos ex-atletas em vários esportes, não só tênis de mesa, entendem da parte técnica da modalidade por terem passado pelos processos de aprendizagem, mas não tem conhecimento teórico da fisiologia do exercício, princípios de treinamento ou até mesmo primeiros socorros. Um técnico bom não necessariamente foi um grande mesatenista, mas sim aquele que conseguiu levar seus atletas a alcançar os objetivos propostos (por exemplo determinado resultado em alguma competição).

2- Essas DHS que vc mencionou duram bastante, eu lembro que comecei com uma raquete dessas. Você pode usar essas raquetes para a iniciação esportiva, ou pode comprar borrachas/raquetes usadas de outros mesatenistas. É importante que vc não dê aos iniciantes materiais muito rápidos.

3- Quantas raquetes vc vai comprar? Depende de quantos alunos você quer atender.

5- As mesas hobby são encontradas em vários clubes no Brasil. Além da hobby, vc pode pesquisar mesas da Tibhar, Cornilleau, Yasaka… mas acredito que se você precisa com urgência a hobby é quem entregará mais rápido.

6- Sobre os patrocinadores, eu já vi vários clubes no Brasil com patrocínios na camisa… Além disso, tem clubes com patrocínios nos aparadores, banners nas paredes também. Os atletas também tem que mencionar os nomes dos patrocinadores nas entrevistas pra tv, jornal, etc. Um site da associação com as logomarcas dos patrocinadores também é bacana. Se vc for realizar qualquer evento no clube, colocar propagandas dos patrocinadores nas áreas de jogo, refeitório.

São essas as perguntas que deu p/ responder.

[quote=“vtoyota” post=100098]1- Este ano nao vou montar empresa. Vou precisa realmente de um profissional formado em educacao fisica? (aqui nao tem nenhum que joga bem)

(por enquanto é isso)[/quote]

1- Tenis de mesa também é um esporte. É uma atividade fisica séria. É preciso cuidado com a saúde dos atlétas, apesar de parecer uma atividade que não exige muito esforço. Nesses casos que mora o perigo. Qualquer movimento mais brusco de explosão muscular pode dar uma contração ou até mesmo algum tipo de deslocamento ou torção. Ainda mais em crianças.
4- Monte as canetas japonesas por conta. Compre uma madeira Yasaka Claudio Kano (uns R$50,00) e borracha Mark V (R$65,00). Fica muuuitoo melhor que uma raquete pronta por um precinho bem camarada. Tem loja online que vende. :wink:
5- Entre 25 e 30mm está ótimo. A durabilidade depende também do cuidado que vcs terão com as mesas. Umidade do local, limpeza, etc.
6- Panfletos em clubes e academias da cidade também ajudariam na divulgação do seu espaço e dos patrocinadores. Propaganda em jornais locais também.
8- Você não conseguirá sediar um campeonato com 3 ou 4 mesas. Não sei onde você mora, mas em SP os campeonatos precisam de pelo menos 30 mesas e duram o dia inteiro. Comece devagar. E dê esse passo só quando estiver preparado. Afinal, se for mal sediado ou desorganizado, com certeza as pessoas ficarão relutantes em voltar.

Com relação a sediar é precoce mas possiveis patrocinadores ja me perguntaram sobre o assunto. Mas mesmo assim, preciso filiar e montar um clube para inscrever jogadores ne??
Ano que vêm queria fazer isso. Alem das taxas de 500 e 1000 pra anuidade e inscrição que mais deve ser pago. Por exemplo: Se eu quiser levar 10 atletas a jogos federados.

Cara, de onde você é?
Se for de SP, dá uma olhada no site da federação paulista. Liga lá pra tirar suas dúvidas.
Com certeza eles vão ter um imenso prazer em ajudar você.

http://www.fptm.com.br

Rua Dona Germaine Burchard 451/ 4o. - sala 41
Água Branca - São Paulo/SP - CEP 05002-062

E-mail: [email protected]
Telefone: 3672-0077 / 3871-3104 / 3673-4222
Fax: 3862-9623

caraca!
nao é que os cara sao gente boa msm.
hahha

Como eu sempre digo: O importante não é saber. É ter o telefone de quem sabe.

Hahahahaha

Agora, aproveitando a deixa, já que isso é um forum onde as pessoas pedem sugestões e AJUDAM as demais, peço que você compartilhe a experiencia do seu projeto conosco. Tudo que deu certo e tudo que deu errado. Assim fica registrada sua experiencia para que algum próximo interessado não martele nos mesmos problemas que você e que consiga ter uma experiência tão boa quanto ou melhor do que a sua.

Abçs

Separei o desenvolvimento de um centro de treinamento em passos:
1°- O projeto visa lucros ou é social?
Em caso de social, é possível inseri-la na lei de incentivo fiscal assim a empresa tem descontos. A burocracia é bem maior. Mas a principal diferença é que uma grande empresa pode injetar quantias exorbitantes e ainda assim sair sorrindo.
É possível estabelecer uma remuneração fixa para o coordenador do projeto. Mas vai perder a autonomia sobre o projeto. Vai da aversão ao risco que o gestor tem e a necessidade de segurança que quer. [Estou esperando um projeto de um companheiro meu para angariar fundos para a natação paraolímpica, futuramente posto trechos importantes do projeto social aqui]
Se o projeto visa lucros existem varias formas de proceder. E nos leva à próxima indagação.

2° Qual o capital inicial disponível ou bens patrimoniais inclusos?
É provável que seja baixo ou que o retorno encima do investimento torne o risco muito alto. Por isso é importante que o marketing esportivo seja explorado massivamente.
Existem 8 pontos vendáveis para patrocínio na camiseta: São eles, 6 propagandas de ate 24cm² na frente, ombro e manga. E 2 na saia ou calção de 80cm² os dois.
Em caso de sediar algum torneio existem 10 no local:
4 no chão de ate 2,5 m² cada. 2 espaços na rede, 4 na lateral da mesa. Alem de existir 750cm² disponíveis para patrocínio na mobília (mesas, etc).
Isso sem contar com os aparadores que podem ser usados como principal fonte de arrecadação.
É importante ressaltar que se você consegue divulgar amplamente os treinos e realizar torneios internos os espaços supracitados sobre local podem ser utilizados.

3°- Como tornar o investimento atrativo aos patricinadores?
Esta é a pergunta mais importante de todas.
As empresas devem ser mostradas como responsável social e cultural através da inserção do esporte. A marca delas tem que ser favorecida a todo custo.
A melhor maneira de se arrecadar é montando um projeto como o meu e criar turmas gratuitas. Assim você tem todo o direito de falar que o projeto visa o desenvolvimento do esporte em todas as camadas da população. Alem de conversar com jornais locais para eles cobrirem os torneios. Não esquece de fazer panfletos com os patrocinadores e locais de treino para agregar valor à marca dos empresários participantes.
ACIMA DE TUDO VOCÊ SERÁ O GESTOR DO PROJETO, NÃO O ALUNO OU PROFESSOR.
(Se seu perfil não for esse chame alguém para te ajudar pois o projeto tem a enorme chance de ser um fiasco e seu nome não será bem visto)

4°- Leia jornais, revistas, panfletos, etc e encontre as empresas que gostam de divulgar a marca. Coloque-as no papel e visite-as. Você vai vender espaços muito bons mas o importante é formar parcerias duradouras. Essa é a sacada do marketing.
Apresente um bom projeto e mostre as necessidades do atleta, da população, do esporte e finalize mostrando como a marca da empresa será favorecida. SEMPRE QUE POSSIVEL FALE COM O DONO DA EMPRESA OU DIRETORES. Eles podem ser convencidos pelo emocional porque eles podem correr riscos. Já funcionários serão mais rigorosos porque se errarem na escolha podem ser demitidos.
[CONTINUARÁ]

Com relação a essa questão, há uma explicação que tomei conhecimento com um dos meus treinadores.

Em meados dos anos 90 (por volta de 1995 e 1996), foi regulamentada através de lei a obrigatoriedade de CREF para aqueles que admnistram atividades físicas. Para dúvidas, dá uma olhada aqui: http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=523

Anterior a essa regulamentação, não era necessário. Dessa forma, alguns profissionais da área que comprovaram já trabalhar com atividades físicas, puderam obter o registro nessa época.

Cuidado, porque não seguir essa regulamentação pode gerar problemas com fiscalização.

Os motivos que justificam essa regulamentação já foram explicados pelo pessoal do fórum.

Abs.