Montar a minha primeira raquete? O que escolher?

sim! vou dar uma conversada com o tecnico do ginasio antes. ele me vendo jogar pode saber bem quais materiais se adaptam bem ao meu jogo.
Eu entendo, sei que eh possivel montar raquetes mto boas por um preço acessivel. O mais importante eh praticar mesmo, mas eu penso que quando se faz a transiçao “ping pong - tenis de mesa” é bom montar uma raquete bacana q vá servir por um bom tempo. mas vou estar olhando com o tecnico isso com calma, nao vou comprar nada precipitado ate porque eu mesmo posso estar errado sobre meu estilo de jogo, sou bem leigo haha posso achar que jogo de um jeito quando na verdade jogo de outro.

Bom dia pessoal, sou novo aqui no grupo e já dei uma boa pesquisada mas ainda não cheguei a uma conclusão :frowning:

Dos meus 10 anos até os 17 joguei tênis de mesa por recreação na escola e no técnico, com uma raquete Brand Shield classineta que ganhei do meu pai e desde então não troquei mais a madeira.

A 6 meses entrei trabalhar em uma empresa onde no almoço o pessoal joga, então resolvi desenterrar minha raquete. Comprei duas borrachas no mercado livre e voltei a praticar.

Não só me contentando com os jogos no horário de almoço, comecei a frequentar um centro de treinamento da minha cidade (Votorantim-SP). Evolui o meu jogo, mas cheguei a um ponto que se eu não trocar de raquete, não haverá mais evolução. Minha madeira é muito pesada e as borrachas não tem tanta efetividade.
Por tanto resolvi montar minha raquete classineta, não muito cara pois é apenas um hobby, mas também não muito em conta, até porque quero evoluir para futuramente investir (aprox. 250 ~ 350).

Meu estilo de jogo é classineta (falaram pra mim classineta all round, não sei ao certo), gosto de jogar com bastante efeito, esperando o erro do adversário para realizar o corte. Também gosto de jogar na defesa para fazer o contra ataque.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês para indicar algumas madeiras e borrachas.
Desde já agradeço. Abraços!!

Indico a Yasaka Ma Lin Extra Offensive com barracuda no fore e barracuda big slam no back.

[quote=“roogoomes” post=108648]Bom dia pessoal, sou novo aqui no grupo e já dei uma boa pesquisada mas ainda não cheguei a uma conclusão :frowning:

Dos meus 10 anos até os 17 joguei tênis de mesa por recreação na escola e no técnico, com uma raquete Brand Shield classineta que ganhei do meu pai e desde então não troquei mais a madeira.

A 6 meses entrei trabalhar em uma empresa onde no almoço o pessoal joga, então resolvi desenterrar minha raquete. Comprei duas borrachas no mercado livre e voltei a praticar.

Não só me contentando com os jogos no horário de almoço, comecei a frequentar um centro de treinamento da minha cidade (Votorantim-SP). Evolui o meu jogo, mas cheguei a um ponto que se eu não trocar de raquete, não haverá mais evolução. Minha madeira é muito pesada e as borrachas não tem tanta efetividade.
Por tanto resolvi montar minha raquete classineta, não muito cara pois é apenas um hobby, mas também não muito em conta, até porque quero evoluir para futuramente investir (aprox. 250 ~ 350).

Meu estilo de jogo é classineta (falaram pra mim classineta all round, não sei ao certo), gosto de jogar com bastante efeito, esperando o erro do adversário para realizar o corte. Também gosto de jogar na defesa para fazer o contra ataque.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês para indicar algumas madeiras e borrachas.
Desde já agradeço. Abraços!![/quote]
Antes de qualquer coisa, considerando que vc frequenta um centro de treinamento, a primeira recomendação é conversar com o técnico e os colegas mais experientes que te veem jogar de fato. Nós aqui, sem ter essa visão, no máximo damos um chute aproximado.

Mas como sua necessidade é bem comum, a resposta tb não foge muito ao que conhecemos. Basicamente, o melhor para essa finalidade é uma raquete de 5 folhas de madeira (Butterfly Petr Korbel, Yasaka Ma Lin Extra Offensive, DHS PG8, DHS Hurricane Wang Hao, Xiom Offensive S, Donic Exclusive OFF e Waldner Dicon, etc.) e duas borrachas não tão rápidas (Donic Baracuda, Xiom Vega Pro, etc).

Bom retorno, divirta-se.

Abraços!!!

Olá galera beleza ?
Aproveitando o tópico vocês podem me ajudar com um conjunto que estou querendo montar madeira donic waldner exclusive ar plus com as borrachas rakza 7 e tibhar evolution mxp. Porém não sei ao certo se seria melhor eu usar a rakza 7 no fh e a mxp no bh ou mxp no fh e rakza 7 soft no bh por só conhecer suas informações tecnicas.
Também estou aceitando sugestões sobre outras madeiras ou borrachas. Embora eu não vou monta lá imediatamente por causa da crise ( ainda estou juntando a grana kkkkk ).
Agradeço também por sugestões sobre qual cola usar e dicas de colagem, pois será a minha primeira montagem.
Atualmente uso a dhs 5002 A recomendo as borrachas , servirão muito bem para correção de erros só a madeira que deixou a desejar.
Esse conjunto novo será para começar a treinar sério em um clube e tudo mais, pois até então só joguei de forma recreativa e trenei sozinho observando as partidas dos profissionais e com ajuda desse fórum.
Obs : Sou classista off - tentando virar all round
Muito obrigado mesmo. Vocês me ajudaram a ter muito mais paixão pelo esporte

[quote=“Lucas C.” post=108844]Olá galera beleza ?
Aproveitando o tópico vocês podem me ajudar com um conjunto que estou querendo montar madeira donic waldner exclusive ar plus com as borrachas rakza 7 e tibhar evolution mxp. Porém não sei ao certo se seria melhor eu usar a rakza 7 no fh e a mxp no bh ou mxp no fh e rakza 7 soft no bh por só conhecer suas informações tecnicas.[/quote]
A raquete eu desconheço, mas a Rakza 7 é no back, com certeza. E se possível, uma com espessura 2.0 ao invés de max. Eu peguei uma 2.0 e me dei conta de quão melhor ela é do que a de espessura max.

Agradeço também por sugestões sobre qual cola usar e dicas de colagem, pois será a minha primeira montagem. e
Cola é a Easy Glue ou Easy Glue Green, não tem erro. Melhor cola disponível no mercado brasileiro, e digo isso já tendo testado colas famosas e caras da Nittaku, Andro e Butterfly. Nenhuma chega nem perto da EGG (ou da EG) em termos de facilidade de espalhar, homogeneidade na superfície, boa aderência, facilidade de retirar, além da fácil aquisição e custo-benefício.

Entendo obg Nakata por me responder

[quote=“Nakata” post=108845][quote=“Lucas C.” post=108844]Olá galera beleza ?
Aproveitando o tópico vocês podem me ajudar com um conjunto que estou querendo montar madeira donic waldner exclusive ar plus com as borrachas rakza 7 e tibhar evolution mxp. Porém não sei ao certo se seria melhor eu usar a rakza 7 no fh e a mxp no bh ou mxp no fh e rakza 7 soft no bh por só conhecer suas informações tecnicas.[/quote]
A raquete eu desconheço, mas a Rakza 7 é no back, com certeza. E se possível, uma com espessura 2.0 ao invés de max. Eu peguei uma 2.0 e me dei conta de quão melhor ela é do que a de espessura max.

Agradeço também por sugestões sobre qual cola usar e dicas de colagem, pois será a minha primeira montagem. e
Cola é a Easy Glue ou Easy Glue Green, não tem erro. Melhor cola disponível no mercado brasileiro, e digo isso já tendo testado colas famosas e caras da Nittaku, Andro e Butterfly. Nenhuma chega nem perto da EGG (ou da EG) em termos de facilidade de espalhar, homogeneidade na superfície, boa aderência, facilidade de retirar, além da fácil aquisição e custo-benefício.[/quote] Nakata, eu digo isso a anos, borracha 2.0mm é um recurso incrível que, infelizmente, não exploram aqui no Brasil. Acredito que seja uma falsa percepção de "perda" pois vem "menos" esponja...rs Mas nesse caso, menos é mais.

Obrigado pelos elogios a EasyGlue!

[quote=“Nakata” post=108845]
E se possível, uma com espessura 2.0 ao invés de max. Eu peguei uma 2.0 e me dei conta de quão melhor ela é do que a de espessura max.[/quote]

Aproveitando o assunto, Gustavo e Nakata, pra vocês, quais a vantagem da 2.0? O aumento do controle compensa a perda de velocidade ou há outras vantagens? A única vez que não usei espessura max foi com as boas e velhas Sriver Fx, e isso já tem uns 10 anos, já nem lembro mais da diferença.

Penso em testar a MX-P 2.0 no back pois gosto muito da borracha e já me adaptei à velocidade e arco, mais queria algo um pouquinho mais domável.

[quote=“Tiago Brizola” post=108857][quote=“Nakata” post=108845]
E se possível, uma com espessura 2.0 ao invés de max. Eu peguei uma 2.0 e me dei conta de quão melhor ela é do que a de espessura max.[/quote]

Aproveitando o assunto, Gustavo e Nakata, pra vocês, quais a vantagem da 2.0? O aumento do controle compensa a perda de velocidade ou há outras vantagens? A única vez que não usei espessura max foi com as boas e velhas Sriver Fx, e isso já tem uns 10 anos, já nem lembro mais da diferença.

Penso em testar a MX-P 2.0 no back pois gosto muito da borracha e já me adaptei à velocidade e arco, mais queria algo um pouquinho mais domável.[/quote]
Infelizmente aqui no Brasil quase só se vende borrachas lisas na espessura máxima. Por isso é o que a maioria usa e acaba virando um padrão.
Mas ultimamente eu vinha notando um controle apenas mediano com algumas lisas que testei no back, Vega Asia e JP 01 Turbo, ambas na espessura máxima. Ao mesmo tempo testei um pino curto de espessura 1.5mm e achei que faltou velocidade. Juntei estas impressões e resolvi que minha próxima lisa não seria MAX e sim um tamanho abaixo. Optei pela Rakza 7 2.0mm e creio que fiz uma ótima escolha, já que ela é bem veloz e não deixou nada a desejar neste ponto. Mas é no controle que o ganho foi maior, principalmente para atacar. Bolas que normalmente eu batia com um espírito de F***-se, agora entram na mesa, e na troca de back a consistência também aumentou.
Eu não vejo absolutamente nenhuma necessidade de optar pela espessura MAX se puder escolher.

[quote=“Tiago Brizola” post=108857]Aproveitando o assunto, Gustavo e Nakata, pra vocês, quais a vantagem da 2.0? O aumento do controle compensa a perda de velocidade ou há outras vantagens? A única vez que não usei espessura max foi com as boas e velhas Sriver Fx, e isso já tem uns 10 anos, já nem lembro mais da diferença.

Penso em testar a MX-P 2.0 no back pois gosto muito da borracha e já me adaptei à velocidade e arco, mais queria algo um pouquinho mais domável.[/quote]
Não respondo pelos nomes dos ilustres colegas (hahahahahahahahaha), mas se me permite, estas borrachas basicamente mantém as outras características das versões de esponja mais grossa com a diferença de ser um pouco menos rápidas. Quanto ao “aumento do controle”, ele está na mão de quem segura a raquete, no máximo sendo um pouco auxiliado pela própria velocidade menor da borracha. Pense simples assim.

Quanto à falta de oferta de espessuras “alternativas”, a demanda da nossa região não ajuda muito. Na Europa e na Ásia, é bem mais comum se ter esta opção, mas por aqui (até pelo custo logístico) é muito arriscado ficar com o estoque parado. Há um tempo, eu testei de um colega uma Tenergy 1,7mm (comprada no exterior com esta espessura por engano) e foi bem interessante. De qualquer forma, se por um lado seria legal ter esta opção, acredito que os inúmeros modelos que se tem à disposição no mercado hoje em dia podem perfeitamente suportar esta “necessidade”.

Abraços!!!

Com base nos relatos mais do que confiáveis do Nakata e do Alcer, darei uma chance pra uma MX-P, 1.9~2.0. Estou esperando minhas MX-P 2.1~2.2 novas chegarem, mas na próxima troca darei uma chance pra um espessura menor, um pesinho a menos na minha raquete que está um pequeno tijolo também ajudaria.

Desde que se tenha a disposição e a oportunidade, pode ser uma boa. Necessidade nem sempre há, mas como teste, é válido.

E quanto ao peso, até se acostumar com ele, realmente este é o grande “porém” da linha Evolution e de suas irmãs de outras marcas. E claro, menos esponja pode ajudar. Mas pelo menos para mim, a sensação ruim de sobrecarga no braço passa depois de uns poucos treinos.

Abraços!!!

Quanto a redução de 0.2 mm da esponja em relação ao peso, vai dar coisa de ~2g. A diferença é pequena.