Montando Centro Treinamento

Bom dia amigos do fórum, gostaria de compartilhar com vocês o início de um projeto que estou iniciando aqui no clube onde trabalho. Me chamo Rafael, tenho 33 anos e jogo tênis de mesa desde 1996, quando em meu alto rendimento, disputei jogos regionais, jogos abertos e campeonato paulista aqui no interior de SP. Fiz 3 anos de clínica em Piracicaba no Fran TT, treinando um bom tempo junto com Tiago Monteiro, que hoje ainda faz parte da seleção. Não jogo há mais de dez anos e agora do nada vamos montar um “negocião”

Fiz uma breve apresentação para que vocês possam entender ok?

Hoje sou comprador em um grande clube aqui na cidade de São Carlos interior de SP, onde foram feitas pelo marcineiro aqui do clube, 3 mesas ( muito ruinzinhas ), porém estamos com mais de 30 pessoas praticando atualmente em horários diversos.

Vendo esse novo nicho, eu e a professora de educação física aqui do clube, iniciamos um projeto que o clube acabou acatando e vamos fazer a brincadeira ficar séria.

Estamos encontrando dentro de nossas instalações, um local adequado para colocarmos as novas mesas de 30 mm que vamos adquirir e assim que for definido, a pedido da diretoria, iremos fazer uma clínica de dois dias que será ministrada pelo Hugo Hoyama e sua equipe.

A clínica será aberta a todos que quiserem participar, porém ainda não tem data definida, mas acredito que irá acontecer nos próximos dois meses, sendo assim irei avisar a todos aqui, para quem tiver interesse, poderá nos visitar.

A taxa pelos dois dias será algo que não excederá os R$ 50,00, pois o foco não é o lucro com o evento e sim a divulgação do mesmo aqui na região.

Gostaria de saber dos amigos, se alguém aqui, tem seu próprio centro de treinamento, e se tem conseguido bons patrocínios e parcerias com empresas utilizando a lei de incentivo ao esporte, onde pessoa física pode doar até 6% de seu imposto de renda e pessoa jurídica, pode doar até 1% de seu imposto de renda.

Tenho vontade de montar algo paralelo ao trabalho aqui do clube, mas como todos sabem, viver apenas do tênis de mesa, é algo quase impossível aqui no Brasil, por isso gostaria de conversar com alguém que esteja conseguindo realizar essa façanha.

Bom, fico por aqui, irei atualizar o tópico de tempo em tempo para mantê-los informados do andamento das coisas por aqui.

Grande abraço a todos.

Rafael, bom dia.
Legal que está tentando montar um centro de treinamento aí em São Carlos,
boa sorte desde já.
Temos um centro de treinamento aqui ao lado de São Carlos, em Araraquara,
o qual é mantido pela prefeitura da cidade.
Caso queira nos visitar, fique a vontade para me contactar.
Abraços,
Rodrigo.

Obrigado pelo convite, me lembro do pessoal ai de Araraquara, Anderson e companhia, parece que ele tá cabeludo hoje kkkkkk

Na época usava cabeça raspada e tinha uns 20 kg a menos também. Mas jogava muito bem…

Grande Abraço e fica o convite para a clínica ok.

O Anderson parou de jogar Rafael, agora o técnico aqui é o Willian Felício.
Obrigado pelo convite, quando tiver informações da clínica nos informe,
Quando quiser aparecer por aqui é só falar,
Abraços.

Boa sorte…
Uma pena que nao eh aqui em Curitiba…estamos precisando de um lugar assim.
Abraco.

Deu vontade de ir! Sucesso GRANDE a vocês desde já!

Antes de mais nada Rafael, como loucamente apaixonado pelo tênis de mesa, te desejo muito sucesso em ambas iniciativas. Mas esta última que eu destaquei é algo que já gastei algumas horas da minha vida pensando, e provavelmente será uma “missão antes de morrer” hahahahahahahha.

Com tudo o que vivenciei, no passado e no presente, de bom e de ruim (talvez mais do último), venho criando um sonho na minha mente há algum tempo. Queria criar uma estrutura um pouco diferente do paradigma do tênis de mesa hoje em dia, sem fins de alto rendimento, para gente que concebe o esporte da mesma forma que eu. Ou seja, unir gente com interesses e objetivos similares e dar condições a realização destes metas amadoras particulares. Porém, sempre acreditei na minha vida que existe um caminho que deve ser seguido a risca: sonho - plano - execução. E mais importante que seguí-lo nesta exata sequência e sem pular passos, é ter a sabedoria para decidir quando passar para o próximo passo. E no meu caso, isso significa ter a consciência de que tão cedo eu não vou seguir para o status “plano” de uma maneira mais objetiva hahahhahahahah. Como você mesmo disse, viver profissionalmente do tênis de mesa em qualquer dos seus papéis é uma façanha, e por isso dediquei a minha vida a me tornar um profissional de outra área, e acredito muito na minha missão através dela. Portanto, a menos que algo muito incrível aconteça, a ordem de prioridades não vai mudar.

Mas quem sabe no futuro não estaremos aqui trocando estas experiências? Só posso te desejar sucesso para que você possa encurtar o meu caminho hahahhahahahaha.

Abraços!!!

1 Curtida

Rafael,

Também manifesto grande satisfação pela sua iniciativa.

No meu trabalho conseguimos implementar um projeto intitulado Tênis de Mesa no Sertão: Uma proposta pioneira na terra do Pioneiro. Estamos dando os primeiros passos, curtos e lentos, mas estamos caminhando, buscando oferecer aos alunos da universidade onde trabalho uma oportunidade de praticar um esporte que, antes de tudo, é altamente socializador e prazeroso.

Hoje temos a oportunidade de treinar com raquetes “ITTF approved” pois um dos integrantes desse fórum, ao conhecer o projeto, nos doou material. Num primeiro momento fizemos algumas doações aos alunos e temos disponível excelente material também para treinar. Confesso que sobra vontade mas ainda nos falta maior capacitação técnica (sabemos só o básico) e, nesse último caso, tempo para poder ter uma dedicação maior (aquela questão da sobrevivência). A estrutura ainda é bem limitada, mas estamos tentando melhorar.
Conseguimos realizar uma oficina de TM e 2 torneios internos. A oficina foi ministrada pelo Presidente da Federação Alagoana de Tênis de Mesa (Flávio Seixas) que nos deu essa honra, juntamente com outro atleta (Nelmont Lobo), que se deslocou nada menos que 300Km, pois estamos bem no interior do estado - o tênis de mesa é praticado quase exclusivamente na capital (arrisco 99%). Pretendemos no próximo mês realizar o 1º torneio aberto de tênis de mesa da cidade.

É isso. Aguardamos notícias recentes.

Abraços e boa sorte.

Rafael, parabéns, temos que dar oportunidades para descobrir-mos novos talentos, ou apenas darmos chance a pessoas que amam tênis de mesa de se divertirem e fazer o que gostam.
Pena que em Piracicaba (sou de Pira) não existe algo parecido.

Em Piracicaba existe sim: tem o CCP - Clube de Campo de Piracicaba que conta com dois excelentes treinadores o Cenoura e o Filipe Prando e tem tanbém o Frantt que conta com o Paulo Camargo como treinador.

Hj em São Carlos até onde sei só tem a academia grande sacada com horários incompatíveis com meu horário de trabalho , eu ficaria extremamente contente de saber notícias desse projeto e torço para q tenha opção de vários horários , estou entrando em contato com o Willian de Araraquara para ir treinar a partir do ano q vem aos sábados lá em Araraquara devido não ter opções aqui na cidade , aguardo notícias do seu projeto !!!

Nos dias de hoje, onde o esporte no âmbito Municipal é tratado, na maioria da vezes, de forma amadora e até leviana, atitudes como essas são louváveis e devem ser incentivadas e apoiadas. Esbarramos, muitas vezes, na burocracia e incompetencia de gestóes municipais que perdem oportunidades pela forma amadora de ver, entender e fomentar o esporte.
Uma coisa é certa: alguem tem que puxar a responsabilidade para si ou para um grupo com objetivos claros, poder de" fogo" e uma determinação impar, como a de nossos colegas do Forum, para por em pratica e derrubar barreiras para ver um sonho se tornar realidade.
Ainda bem que temos grandes Sonhadores!! Só assim podemos pensar, repensar, sem dispensar nem dispersar.
Sou de Bragança Paulista e há 6 meses inciamos um projeto com o apoio da Secretaria de Esportes que nos cedeu um local e a contratação de um tecnico/ Atleta nível 1 ITTF.
Montamos uma equipe multidisciplinar( voluntaria) formada por atletas, empresários, publicitarios , gerente de marketing e pais de alunos e montamos um planejamento estratégico para os próximos 3 anos, considerando treinamento de base, detecção de talentos em nossa cidade, alto rendimento e futuro treinamento paralimpico. É uma iniciativa onde o poder publico se alia a iniciativa privada para termos um trabalho e uma gestão profissional capaz de colher frutos num futuro muito breve. Mas o peso do “piano” é todo nosso!! é um projeto pequeno mas estamos confiante em conseguir mais apoio e aporte financeiro de empresas privadas para termos continuidade. O objetivo é principalmente um projeto de Base. Alto rendimento é consequencia do sucesso deste empreendimento. Hoje estamos com 8 mesas de 30 e 25 mm, com 63 atletas de 7 a 82 anos e começando a competir em ligas. Obrigado por poder dividir com os amigos do Forum estas experiencias que, esperamos , no mínimo contribuir para uma vida mais saudável e alegre para estes jovens. Abraço a todos e um obrigado por toda a informação que recebo de voces. Onofre.