Mitos sobre o TM

Quem leu o novo livro sobre Tênis de Mesa?

A idéia não é levantar polêmica sobre qualidade, conteúdo e forma, mas sim discutir alguns pontos apresentados pelos organizadores.

Mitos sobre o TM

Intelecto:

Mito-Jogar TM torna o jogador mais inteligente, amplia suas capacidades mentais e estende esta inteligência para outras áreas de atuação humana?

Quem joga TM tem habilidades específicas que não são necessariamente relacionadas com desempenho intelectual elevado em outras tarefas.

O jogo do xadrez é utilizado como parâmetro comparativo para desenvolvimento intelectual, qualidade estas também atribuída ao TM, mas é o uso de esquemas, o direcionamento tático e a conseqüente previsão das jogadas do adversário, os mecanismos que diferenciam um jogador experiente de um iniciante em ambas situações (xadrez/TM), a experiência pratica e teórica simula uma “inteligência” atribuída às características individuais como por exemplo maior capacidade de memorização.

Ah, pra mim tm melhora habilidades de tm, e melhora coordenação motora no geral tb.
Mas acho que não estende essa capacidade para outras áreas. Eu joguei xadrez por muitos anos, e acredito que minhas habilidades não se estenderam a outras áreas.
Ainda vou comprar o livro.

Também acha que não torna o jogador mais inteligente. Pode ser que igual no Cálculo estudado em Engenharia, aumente a velocidade de raciocinio, mas inteligência creio que não. Como o Jornalista disse melhora coordenação motora e também os reflexos.

Mais inteligente num deve tornar mesmo. A analogia com a materia cálculo eh mto boa msm. Mas mesmo assim merecce ressalvas. Oq daria esta inteligencia seria o jogo tatico e não ficar batendo bola igual um robô.

Sobre o xadrez, eu aprendi a jogar uando tinha uns 3 anos e hoje jogo mto pouco, mas mesmo asim posso dizer q ele incentiva o cerebro mto bem. Vc tem q possuir uma grande capacidade de raciocinio, e não velocidade, para prever lances com a maior antecedencia possivel. Esta atitude pode inconscientemente ser aproveitada em outras areas.

É, o pessoal acha mesmo que Matemática é só um monte continhas,…
Parece (pelo menos para aqueles que vêem só até o Ensino Médio), mas não é bem assim. Lógico que tem muita coisa que é continha, mas eu diria que é a chamada Matemática Aplicada. E também existe a Matemática Pura que é muito mais abstrata (o que significa menos continhas, mas muita complicação com o raciocínio). Por exemplo se alguem for procurar algo sobre Teoria dos conjuntos de Georg Cantor, tem muito menos continhas e muita abstração. Aliás tem muita teoria Matemática que por ter menos contas é muito complicada de entender.

Mas voltando ao Tênis de Mesa, eu vejo que tem muita gente que vê como Matemática (no mau sentido), acha que só treinando bastante e mecanicamente vai melhorar. Mas não nos esqueçamos que existem vários tipos de jogadores e que existem várias habilidades a serem desenvolvidas.

No fundo tanto a Matemática quanto o Tênis de Mesa servem para resolução de problemas, ou seja você deve usar e muito o raciocínio. Por exemplo, pegue problemas de Matemática do vestibular ou melhor ainda de uma Olimpiada de Matemática. Vc pode resolver muitos exercícios com fórmulas, mas tem muita coisa de raciocínio. Agora no Tênis de Mesa qual são os problemas? Na verdade os problemas são os adversários, aquele cara que joga de tal forma que vc não ganha é um problemão. O que devemos fazer é entender o que está errado para corrigir o problema, e muitas vezes está na lógica e não na parte mecânica. Muitas vezes temos que seguir diferentes táticas, e não jogar só o tão treinado drive se ele sozinho não resolve o problema.

Aliás o que ajuda muito na Matemática é resolver muitos e diferentes problemas. Um problema pode ser resolvido lembrando-se de um problema parecido. Assim como no Tênis de Mesa se você joga com vários e diferentes jogadores, vc desenvolve uma capacidade maior de adaptação, vc pode vencer um cara lembrando de alguem que jogue parecido com ele.

Agora ficam aqui algumas perguntas para pensar:
Será que só quem é bom de Matemática é inteligente?
Ou aqueles caras que aparecem como os melhores da Fuvest são inteligentes?
Os testes de QI medem mesmo a inteligência?

A parte mais interessante da matemática realmente são os conceitos e suas aplicações, e não as contas q os traduzem. O mesmo acontece com a fisica. Quem quiser fazer uma prova mal-feita sobre cinematica basica basta saber as formulas, mas o conceito eh bem mais profundo.

No TM não ha formulas pre-definidas, e isto incentiva o pensamento estratégico, mas como neste caso a velocidade eh essencial o auxilio acredito ser tão pequeno q é imperceptivel.

Sobre provas de vestibular ou de olimpíadas tenho visto muitas devido ao 3ºano na escola, e realmente as questoes mais interessantes são estas q requerem algo além da fórmula. O ENEM tem um pouco disto, mas sua prova eh mais voltada para a interpretação do q para o raciocinio logico matematico em minha opinião.

Existem provas q forçam o raciocinio ao limite, além de usar muitos conceitos q para o estudante normal do ensino médio podem parecer pouco importantes ja q caem pouco e soh em vestibulares ao estilo IME/ITA. Mas eh mto bom resolver umas questões desse tipo, eu pelo menos fico bem feliz qndo resolvo alguma do estilo… :smiley:

O pior de tudo é o seguinte, meus livros de ensino médio tem muitas questões de vestibulares de outros estados, de mais conta e tal, aí quando vou fazer vestibular da UnB (universidade de Brasília), é bem mais dificil, pq eles nunca dão valor pra calculo, mas pra raciocinio. tem questão que o cara te dá o valor, mas quer saber onde vc pode aplicar esse valor, geralmente tem gráficos e desenhos pra interpretar, a prova é muito cansativa, te força a ler muito.