Métodos de treinamento de saque

Meu primo e eu, no final de semana, jogamos partidas, para nos divertimos e botar em pratica tudo que aperfeiçoamos durante a semana. Custumamos jogar 3/4 horas de partidas. Jogamos de 21, porém, dois saques para cada.
Inventamos um metodo doido para pararmos de errar saques, vem funcionando. O negócio resumidamente é que erro saque ta fudido, ainda bem que é de 21 e da pra virar. Vo dar um exemplo: ta 5x5. Saque meu, errei o primeiro saque, o jogo passa pra 5x7, e o saque é dele (ou seja, se errar o primeiro serviço perde quatro pontos (dois que o adversario vez e dois que você deichou de fazer). O saque muda pra ele, ele saca e faz o ponto normal 5x8, e vai para o seu segundo serviço, ele erra o segundo saque. (o jogo nao vai pra 6x8, vai pra 8x8). Porque ele da 3 pontos e o saque vem pra mim( se errar o segundo saque, perde seis pontos o que você deichou de fazer e o que o adversario fez). Assim passamos a dar mais valor pro saque.

[quote=“reidoclassico”:1mxwhi5a]Meu primo e eu, no final de semana, jogamos partidas, para nos divertimos e botar em pratica tudo que aperfeiçoamos durante a semana. Custumamos jogar 3/4 horas de partidas. Jogamos de 21, porém, dois saques para cada.
Inventamos um metodo doido para pararmos de errar saques, vem funcionando. O negócio resumidamente é que erro saque ta fudido, ainda bem que é de 21 e da pra virar. Vo dar um exemplo: ta 5x5. Saque meu, errei o primeiro saque, o jogo passa pra 5x7, e o saque é dele (ou seja, se errar o primeiro serviço perde quatro pontos (dois que o adversario vez e dois que você deichou de fazer). O saque muda pra ele, ele saca e faz o ponto normal 5x8, e vai para o seu segundo serviço, ele erra o segundo saque. (o jogo nao vai pra 6x8, vai pra 8x8). Porque ele da 3 pontos e o saque vem pra mim( se errar o segundo saque, perde seis pontos o que você deichou de fazer e o que o adversario fez). Assim passamos a dar mais valor pro saque.[/quote]

Achei interessante, vou copiar sua idéia porque força o sacador, a além de sacar bem não errar o serviço. Gostei.

Grande abraço…

Eu já procuro fazer um pouco diferente.
Para várias situaçoes eu faço/digo aos atletas o seguinte.
Num set completo, apenas um saca, se perder paga castigo.
No outro set outro saca tudo, se perder pag castigo.
Se empatar ambos pagam castigo.
O intuito é ser 100% eficiente, ou seja, ganhar sacando e ganhar recebendo…e não pagar castigo (que ninguém gosta, claro !!!)
O tal castigo é leve, é apenas para valorizar a vitória, ou a derrota.
Guardo os dados de todos os jogos (sao vários jogadores) e no final do mês analiso quem melhorou, ou quem piorou.
E no final de tudo eles tem que jogar comigo…rs…

[quote=“Doc_SP”:14scgxhk]
O intuito é ser 100% eficiente, ou seja, ganhar sacando e ganhar recebendo…e não pagar castigo (que ninguém gosta, claro !!!)
Guardo os dados de todos os jogos (sao vários jogadores) e no final do mês analiso quem melhorou, ou quem piorou.
E no final de tudo eles tem que jogar comigo…rs…[/quote]

É uma boa tambem, mas eu não sou sensei, então assim é muito mais facil pra mim, e tem uma boa eficiencia tambem.

[quote=“reidoclassico”:20szf5gw][quote=“Doc_SP”:20szf5gw]
E no final de tudo eles tem que jogar comigo…rs…[/quote]

É uma boa tambem, mas eu não sou sensei, então assim é muito mais facil pra mim, e tem uma boa eficiencia tambem.[/quote]

Olá Pessoal,
Eu utilizo um método diferente !
Divido um lado da mesa em 09 quadrantes (quadrados) e identifico-os de 01 a 09. O exercício é sacar, em média e por treino, 200 saques em cada quadrante (quadrado). Para ajudar eu coloco uma pequena marcação no local, que serve como alvo. Então na hora do jogo (treino ou torneio), eu digo para o meu pupilo sacar neste ou naquele quadrante (quadrado), pois terá maior resultado diante um determinado adversário !! Temos tido ótimo avanços.
Obrigado !!!

Uai, mesmo assim, vc guardaria os dados p/ vc mesmo.
Algo como :
Com fulano eu geralmente perco quando recebo ( entao melhorar recepcao p/ aquele tipo de saque daquele jogador)
E vai indo, ate’vc conseguir ganhar sacando e recebendo de todos.

É uma boa.

Pessoal, sub-dividi o tópico “Saque pesado” em outras 2 threads: esta aqui para tratar dos métodos de treinamento de saque, e uma outra, para tratar dos aspectos táticos do saque.

O tópico original “Saque pesado” fica para a discussão da técnica de saque.

Ok?

Eu sempre treinei da mesma forma que o Jandir citou, dividindo a mesa em quadrantes, e ainda colocando algumas caixas de fosforo para serem derrubadas. Sempre treinando 1-2 horas direto de saque, focando efeito e o lugar da mesa aonde se quer por o saque