Mesas de TM com tampo em MDF.

Alguém poderia citar as vantagens e desvantagens das mesas de Tenis de Mesa que usam tampo em MDF, quando comparadas com as mesas que usam tampo em madeira (acho que é de compensado ou aglomerado)?

Abraços

Joca

Eu fiz uma mesa com tampo em MDF. Ele fica muito bom, pois o MDF é um aglomerado bastante sólido, a batida fica muito legal.
Desvantagens: Por ser uma produção artesanal, o preço não fica menor que uma mesa pronta, além do que o aspecto deixa muito a desejar.
Diria que, se for para treinar e já possuir o MDF, vale a pena. Senão eu não indicaria.

Não, não estou pensando em fazer uma mesa.

A Hobby tem mesas com MDF e tradicionais. Qualquer modelo deles, pode vir com MDF, é só pagar mais uns R$50,00.

Ao que me consta a Hobby é um dos melhores fabricantes de mesa de TM.

O problema é que eu não sei quais as vantagens e desvantagens do uso deste material numa mesa de TM.

Abraços

Joca

Joca, dê uma analisada nas mesas da Klopf pois ela fabrica para a Butterfly e para a Speedo entre outras. As diferenças que percebi dizem respeito a MDF ou aglomerado, espessura (12mm, 15mm, 18mm, 20mm, 25mm, 28mm) e tipo de base(pés com e sem rodízios, de ferro ou madeira, fixos ou cambiáveis) recentemente a Butterfly mdf de 20mm com rodízios independentes para cada tampo fabricada pela Klopf da marca Butterfly estava custando R$ 1.290,00 na Submarino, a mesma mesa com 25mm sem a marca Bty pode ser comprada por metade do preço através de uma empresa de vendas pela internet que tem tel 0800. Não tenho mais o nº mas não é difícil conseguir com o próprio pessoal da Klopf.

Antonio,
e eu achava que era a Hobby que fabricava para a Butterfly!!!

Você acha as mesas da Kopf melhores que as da Hobby?

A propósito, Antonio, entrei no site da Klopf, www.klopf.com.br e a maior espessura de mesa que encontrei neste site foi de 20 mm.

Pesquisei também usando o Google e não encontrei nenhuma mesa Klopf com espessura maior que 20 mm.

Você teria alguma dica de onde encontrar mesas da Klopf com espessura de 28 ou 30 mm?

Abraços

Joca

Quem me ofereceu a Klopf de 25mm em mdf (só que colocando a marca Speedo) com codízios independentes para cada tampo por R$ 650,00 foi este call center que lhe falei. O nome e tel me foi fornecido por telefone pela própria Klopf quando me informaram que eles não vendem diretamente ao usuário final e segundo a moça que ligou oferecendo é lançamento. Vc poderia tentar conseguir por email o nome e tel desta loja que só vende via fone 0800 junto a própria Klopf. A Hobby é do mesmo nível, agora tem que ver as especificações do modelo.

E o que vc me diz sobre vantagens e desvantagens da mesa de MDF?

Segue abaixo a definição da MDF, retirado do site do BNDES.

O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma chapa fabricada a partir da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e ação conjunta de temperatura e pressão.

Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.

Produto relativamente novo, foi fabricado pela primeira vez ao início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha.

No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1997.

O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da madeira maciça. A maioria de seus parâmetros físicos de resistência são superiores aos da madeira aglomerada, caracterizando-se, também, por possuir boa estabilidade dimensional e grande capacidade de usinagem.

A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado, pinturas em geral ou revestimentos com papéis decorativos, lâminas de madeira ou PVC.

Podem também ser executadas junções com vantagens em relação à madeira natural, já que não possui nós, veios reversos e imperfeições típicas do produto natural.

[quote=“jocalucas”:4s0dk83p]Não, não estou pensando em fazer uma mesa.

A Hobby tem mesas com MDF e tradicionais. Qualquer modelo deles, pode vir com MDF, é só pagar mais uns R$50,00.

Ao que me consta a Hobby é um dos melhores fabricantes de mesa de TM.

O problema é que eu não sei quais as vantagens e desvantagens do uso deste material numa mesa de TM.

Abraços

Joca[/quote]

Olá jocalucas!

MDF = Medium Density Fiberboard, é uma chapa de fibra de madeira de média densidade, produzida com fibras de madeira e que oferece grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional, portanto é produto de alta qualidade, e maior durabilidade, dando um toque mais rápido (maior velocidade da bola) e muito melhor que o a madeira aglomerada, que se estraga facilmente.

A Klopf fabrica a mesa de tênis com tampo de somente 20 mm MDF, com marca Butterfly eu acho seus preços bastante elevados, uma vez tentei pesquisar preços e Klopf disse que não vendia para pessoa física.

O acabamento e a qualidade das mesas da Hobby, não devem nada as mesas importadas, ela também já fabricou mesas para a Butterfly,

Eu comprei, no mês passado; uma mesa na Hobby “Automat” com tampo de 25 mm MDF com rodas por um preço bastante accessível.

Se você quiser, realmente, uma mesa de tênis para usar em lugar fixo, não ficar mudando de um lugar para outro eu aconselharia comprar a mesa Tempest da Hobby com pés de madeira, sem rodas, com tampo de 25 mm e até 30 mm MDF com um preço em torno de R$ 500,00 + o frete. O link da Hobby é http://www.hobbytt.com.br

Abraços,

Amigos complementando o q vcs disseram: para se fabricar um painel de MDF necessita-se prensar um bolo de material (fibras de madeira) de 40 vezes a sua espessura final ou seja, uma chapa de 20mm precisa de 80cm de fibras para se obtê-la, já o Aglomerado é constituido de 3 camadas: 2 de superfície (madeira bem moída) e 1 camada de miolo (partículas de madeira, semelhante à serragem) logo para esta constituição não necessita de grande quantidade de material (miolo e superfície) ou seja geralmente o dobro da espessura final, resultando em uma densidade bem menor.

Desvantagens de ambos: são sensíveis à umidade (esta conversa que MDF não estraga com umidade é balela) ou seja se vc tem uma mesa tanto de aglomerado quanto de MDF nunca deixe-a molhar ou a coloque em lugares úmidos, porque em contato com a água a resina de ambos “explode” causando inchamento do material.

obs: existe o aglomerado e o mdf que não são sensíveis à água, mas estes ninguém produz, porque a resina para se obter estes painéis custa muito caro.

Desvantagens do MDF:
1- alto preço (custa em média 40% a mais que o aglomerado)
2- empenamento (apesar que este dificilmente vai ocorrer no produto final ou seja a mesa).

Desvantagens do Aglomerado:
1- Baixa densidade ou seja na mesa de aglomerado a bolinha corre menos que em uma de MDF
2- Baixa resistência mecânica, ou seja se a pessoa ficar movimentando a mesa demais, ou desmontá-la e montá-la constantemente vai causar esfarelamento do material nas dobradiças.

Avaliação final:
1- as mesas de aglomerado são bem mais baratas, mas são um pouco mais lentas que as de mdf, logo se for comprar de aglomerado procure compra uma bem grossa tipo 25 ou 28 mm.
2- as mesas de MDF são bem mais caras que as de aglomerado, mais em compensação duram mais, são mais rápidas e menos sucetíveis a desgastes por movimentação e desmontagem.

Considerações finais: o segredo de uma boa mesa tanto de aglomerado como de mdf é sua pintura, acho muito, mais muito difícil mesmo uma pessoa conseguir fazer em casa ou mesmo na marcenaria um acabamento como o das mesas top, um amigo meu que é excelente marceneiro pegou uma chapa de mdf de 30mm, fez um carrinho igual ao da mesa butterfly rollaway comprou o melhor primer do mercado, uma tinta excelente, pintou com revolver e não adiantou em nada, a bolinha simplesmente “agarra” na mesa em comparação com a mesa butterfly rollaway de mdf 20mm que ele tem.

Espero ter ajudado

[quote=“JCesar”:2zys6ivp]Amigos complementando o q vcs disseram: para se fabricar um painel de MDF necessita-se prensar um bolo de material (fibras de madeira) de 40 vezes a sua espessura final ou seja, uma chapa de 20mm precisa de 80cm de fibras para se obtê-la, já o Aglomerado é constituido de 3 camadas: 2 de superfície (madeira bem moída) e 1 camada de miolo (partículas de madeira, semelhante à serragem) logo para esta constituição não necessita de grande quantidade de material (miolo e superfície) ou seja geralmente o dobro da espessura final, resultando em uma densidade bem menor.

Desvantagens de ambos: são sensíveis à umidade (esta conversa que MDF não estraga com umidade é balela) ou seja se vc tem uma mesa tanto de aglomerado quanto de MDF nunca deixe-a molhar ou a coloque em lugares úmidos, porque em contato com a água a resina de ambos “explode” causando inchamento do material.

obs: existe o aglomerado e o mdf que não são sensíveis à água, mas estes ninguém produz, porque a resina para se obter estes painéis custa muito caro.

Desvantagens do MDF:
1- alto preço (custa em média 40% a mais que o aglomerado)
2- empenamento (apesar que este dificilmente vai ocorrer no produto final ou seja a mesa).

Desvantagens do Aglomerado:
1- Baixa densidade ou seja na mesa de aglomerado a bolinha corre menos que em uma de MDF
2- Baixa resistência mecânica, ou seja se a pessoa ficar movimentando a mesa demais, ou desmontá-la e montá-la constantemente vai causar esfarelamento do material nas dobradiças.

Avaliação final:
1- as mesas de aglomerado são bem mais baratas, mas são um pouco mais lentas que as de mdf, logo se for comprar de aglomerado procure compra uma bem grossa tipo 25 ou 28 mm.
2- as mesas de MDF são bem mais caras que as de aglomerado, mais em compensação duram mais, são mais rápidas e menos sucetíveis a desgastes por movimentação e desmontagem.

Considerações finais: o segredo de uma boa mesa tanto de aglomerado como de mdf é sua pintura, acho muito, mais muito difícil mesmo uma pessoa conseguir fazer em casa ou mesmo na marcenaria um acabamento como o das mesas top, um amigo meu que é excelente marceneiro pegou uma chapa de mdf de 30mm, fez um carrinho igual ao da mesa butterfly rollaway comprou o melhor primer do mercado, uma tinta excelente, pintou com revolver e não adiantou em nada, a bolinha simplesmente “agarra” na mesa em comparação com a mesa butterfly rollaway de mdf 20mm que ele tem.

Espero ter ajudado[/quote]

EXCELENTE JCesar. A sua contribuição foi inestimável para a compreensão desta parte essencial do tt que é a mesa.

Não adianta ter uma excelente raquete, excelente borrachas, se a mesa não responde como esperado.

E se pensarmos bem, uma mesa de tt de qualidade é um item barato.

Você consegue comprar uma Hobby Tempest com tampo de 28 a 30 mm por cerca de R$500,00.

E quanto custa uma raquete de boa qualidade com borrachas também de boa qualidade? Em alguns casos, mais que isto não?

Se conservarmos a mesa com cuidado, ela durará muitos anos, enquanto que uma borracha durará cerca de 60 horas de jogo.

A propósito, segundo EMail que recebí da Hobby ontem, dia 06/06/05, uma mesa em MDF fica cerca de R$80,00 a mais do que uma de aglomerado, o que não é muito não é verdade?

Quero agradecer a você e a todos que aquí contribuiram.

Abraços

Joca

Somente complementando Joca. Segundo informações do Thiago do dept de vendas lá da Klopf a mesa em mdf de 25mm é lançamento, por isso ainda não está no site deles. Vai ter inclusive lançamento em São Paulo. Outro fator que encarece bastante a mesa é a presença dos rodízios, peincipalmente se forem independentes para cada tampo. Não vejo tanta utilidade mas os fabricantes destes modelos indicam para quem quiser usar um tampo na horizontal e outro na vertical para treinar???. Agora se vc não precisa ficar montando e desmontando os preços são bem mais baixos. A empresa que vende por tel é a Vida Express 08007010305. Vendem diversos modelos. Vc pode pedir catálogo por email. As Hobby tb são excelentes e é possível achar em espessura superiores a 25mm como o Pulo Noya falou.

É, eu ja obtive as informações com a Hobby.

Eles fabricam as mesas com espessura até 30mm, onde você pode optar entre o tampo de aglomerado (mesa mais comum) e com tampo de MDF (acho que vc paga + R$80,00 em cima do preço da c/tampo de aglomerado).

abraços

Joca

As mesas da Hobby são incomparáveis no que diz respeito à qualidade dos tampos tanto de aglomerado quanto ao MDF usados por eles.Tambêm não podemos comparar a pintura do tampo , algo que somentes a Hobby conseguiu estabelecer essa qualidade no Brasil.Sugiro contatar com a Fed. Paulista de TM e saber o porquê das mesas Hobby serem as utilizadas por eles no Ranking Paulista.

Olá, irmãos do TM…
Temos uma dessas em casa (Butterfly/Klopft) de 20mm (esta é a espessura máxima para este material da marca Butterfly, na Klopft) e posso dizer que é de uma excelência de poucas. A bola pula muito mais que em qualquer outra que eu já tenha jogado. Existe para venda, também na www.vidaexpress.com.br, com pagamento facilitado em até 5X. Eu não posso dizer que o preço é uma desvantagem, pois é um produto de excelente qualidade.

Concordo com o Mauricio_Salvador, pois a qualidade da Hobby é realmente muito superior as outras empresas que buscam preço e acabam fazendo mesas de “ping pong”, pois um número grande de federações utilizam as mesas Hobby e as que não usam é por problemas políticos que não convém citar.
Dessa forma realmente vale a pena conhecer o Know How criado nos 17 anos de experiência de confecção de mesa para competição pela Hobby.

Valeu,

Roberto

Recebí a mesa encomendada a Hobby TT, situada em Pomerode, Santa Catarina.

A mesa é uma SH High, com tampo de 30mm em MDF e com os pés de metal dobráveis.

A qualidade e o acabamento são excelentes não deixando nada a desejar.

Não deu pra bater bola ainda nela, o que espero fazer em breve.

O único porém que pude observar até agora, é que ela tem regulagens para alinhá-la em relação ao piso, regulagens estas que são feitas através de uns pequenos parafusos que ficam em contato com o solo, mas que infelizmente tem pouco curso, obrigando que se coloque calços para nivelá-la nos casos de pisos mesmo que sejam apenas um pouco desiguais.

Isto, para um produto de primeira linha, deveria logo ser resolvido.

Na minha opinião é algo bastante fácil de ser corrigido, bastando usar os tais parafusos com um curso maior.

Abraços

Joca

Eu jogo semanalmente em mesas tanto da Klopf quanto da Hobby e até tenho uma da Hobby, a observação que deixo e a mesma da vários colegas de TM daqui, as Klpof (MDF) a bola realmente pica muito e tem uma velocidade boa, porém a bola desliza, o que faz a bolinha chegar mais rápido ao jogador recebedor e vice versa, produzindo sempre uma variação mais baixa por deslizar, as mesa Hobby igual a minha (aglomerado de 25) tem uma velocidade superior ao das klopf (não é só eu que digo isso) e tem um pique mais uniforme ou pelo menos mais condizente ao seu curso proposto por não deslizar, eu diria até que ela apesar de rápida de dá mais facilidade de jogar nela do que as Klopf (MDF), agora, não sei dizer se as MDF da Hobby procedem do mesmo jeito, pois a quem diga que o lance é na pintura, o que no meu ver a Hobby está 1000 anos a frente.

Abraços,

Bob

Com relação ao nivelamento da mesa , realmente as mesas hobby linha SH Special têm uma regulagem com parafusos de pouco curso.Porêm o TM é um esporte para ser jogado em piso de qualidade , ou seja , plano.Se está sendo necessário o uso de calços para nivelar a mesa , acredito que a mesa está sendo utilizada num piso não apropriado , OK?
Queria deixar aqui outra curiosidade das mesas da Hobby. É a única marca nacional que obteve o mesmo pingo próximo à rede, isso comparado ao pingo da bola no restante da mesa.Nas outras mesas o pingo da bola próximo à rede é muito menor , isso faz uma enorme diferença em saques curtos , haraus , deixadinhas etc
Valeu!!