Mesa para treinar em casa

boa tarde galera tudo certo?
Estou fazendo algumas reformas em casa e estou pensando em comprar uma mesa para treinar em casa.
A muito tempo atras tive uma procopio kkkk

Estava dando uma olhada porque as mesas da tibhar custam 10 mil reais? o material dela é diferente? ou é marca, importação?
Porque pesquisando na hobby a mesma mesa de 28mm é 30% do valor da mesa tibhar.

Exatamente por isso…
São as classificadas como “profissionais”. São projetadas e construídas nos mínimos detalhes atendendo todas as normas ITTF para serem usadas em competições nivel PRO internacionais quando a marca fabricante será a patrocinadora.
São usados materias de primeira, não só pelo “status” mas para evitar que jogadores de alto nível-desempenho venham a reclamar da performance da mesa (se está sendo usado uma coisa que se diz ser excelente, tem que fazer jus hahaha)

Por isso, algumas hoje em dia, estão sendo fabricadas na cor preta, com detalhes em laranja, roxo, etc… tudo marketing e que de certa forma, além de ser aprovada IITF, não pode prejudicar o jogador em visibilidade, num ambiente mais escuro, por exemplo como vem sendo alguns smashs, com o piso preto e masa preta.

Se você for ver o preço da mesa SAN-EI, que tem mais de 70% do mercado japonês em mesas, que foi usada nos jogos Olimpicos de 2016, tem uma a venda por US$18250,00, quase R$200 mil já com imposto hahaha.

No Brasil, de forma geral, não tem mercado para isso. Tem, para quem quer ter ter. Aí acaba vindo de forma oficial para estoque de no máximo 20 unidades (para cliente final)
Isso já é mais válido para atletas que realmente vivem do esporte (e tem condição financeira, além de um espaço que faça valer o investimento - e não a sala de casa) e os que querem apenas luxo sem saber “o que significa uma mesa cara”, que vão usar na casa do interior para jogar com madeirão hahaha

Considerando mesas fabricadas com o mesmo material (em 95% dos casos MDF - exceto mesas atípicas) mas com espessuras diferentes, aquela com maior espessura será mais rígida. Tecnicamente falando, se é mais rígida, se deformará menos com o impacto da bola. Isto faz com que o tempo de contato entre a bola e a mesa seja menor. Por isso a percepção de maior velocidade da bola. As mesas menos espessas e, consequentemente, menos rígidas se deformarão mais, fazendo com que o tempo de contato entre a bola e a mesa seja maior.
Quanto mais fina for a mesa (18mm e 22mm) mais indicada ela é para recreação, ja de 25mm e 30mm são mesas para treinamento e competição.

Abs

Entre as medidas18mm, 22mm, 25mm e 30mm tem muita diferença?

Porque tem uma de 28mm em promoção na hobby :thinking:

De forma não profissional, não. Precisa estar bem acostumado em jogar em uma específica por bastante tempo para perceber diferenças com oitras demais…

A não ser que você tenha muita expertise em mesas, como ter avaliado como seu jogo se comporta em todas medidas de cada fabricante… com o tempo você vai poder comparar (a suposta de 28mm) com as de demais medidas que encontrar para jogar…

Abs

Boa noite @Nikao,

Já tive a oportunidade de jogar nas mais diferentes marcas e níveis de qualidade de mesa (nos mais extremos), e posso te dizer que sim, mesmo para um amador, existe sim diferenças relevantes entre mesas.

Mas sendo bem objetivo para a sua finalidade, penso que uma mesa Hobby é a melhor opção para se ter em casa. Menos que isso (Procópio, etc) são mesas de construção frágil para extrema recreação e mais que isso é um luxo caro, que geralmente não combina com o restante do contexto da prática em casa. Eu mesmo já tive uma de 18 mm, e considerando que era um local de prática “acessório” (só usava de vez em quando e não para o treino central mesmo), estava bom demais.

Abraços!!!

1 Curtida

Eu sou novo aqui no fórum e sua resposta me ajudou, pois estava na dúvida de qual hobby comprar, se pegava uma de 15mm ou 18mm e pela diferença de preço acho que vou na de 18mm em MDF. Eu uso para me divertir com amigos e acredito que pra esse fim já está bom. Aproveitando, ela iria ficar em um terraço coberto mas aberto nas laterais, gostaria de saber se esse cenário iria denegrir a mesa ou eu teria que todo dia desmontar e guardar dentro de casa.

Obrigado.

Geralmente as mesas tem alguma proteção contra umidade, mas sempre na parte inferior (lado de baixo do tampo e pés) mas não no tampo em si.
Contra ao sol pode desbotar e até mesmo alterar as propriedades da madeira.

A melhor solução seria uma lona diferente da cor preta, afinal o preto retém o calor, fazendo virar uma estufa (mas nada que vá afetar - apenas por excessso de cuidado caso tenham outras opçãoes de cores - que não necessariamente precisa ser uma lona pera mesas, mas desde que seja impermeável é uma opção válida).

O ideal seria uma mesa outdoor, mas as Hobby tem tido uma boa avaliação em ambientes não expostos 100% ao tempo. Se esse seu terraço for o lugar definitivo para ela, terá uma duração de aparência de mutos anos (diria que até mais de 6) se bem cuidada (dado que não seja exposta a umidade constante nem incidência ao sol direta).

Abs

1 Curtida

Bom dia @Yusuke,

Realmente, ainda que a diferença de preço fosse um pouco maior, ainda valeria a pena escolher a mesa de 18 mm. Não significa que a mesa de 15 mm (para essa aplicação) seja inadequada, mas a diferença prática entre as duas é razoavelmente grande.

E sem dúvida, é NECESSÁRIO guardar dentro de casa, e quanto mais afastado da atmosfera externa (brisa, umidade, etc.), melhor. Claro, elas são mesas com uma mínima proteção para intempéries, mas esta preparação é feita levando em consideração um cenário bem indoor, e não poderia ser de outra forma.

Estando protegida desta forma, se quiser cobri-la, melhor ainda. Mas só para reforçar, apenas isso não deve garantir muito tempo de vida.

Abraços!!!

1 Curtida