Mensagem de tecnicos

Ola mesatenistas. Encontrei os seguintes textos gravados em disquetes antigos. Sao artigos de tecnicos famosos que eram publicados na BTY World Report. Espero que os apreciem como eu.

“O técnico deve ajudar o jogador a desenvolver sua técnica e táticas.
Ele deve destacar os pontos fortes e fracos do adversário. Isto inclui não somente sua habilidade física, mas também seus pontos mentais fortes e fracos. O técnico deve, porém, destacar primeiro os pontos fortes do aluno para dar a ele confiança em sua habilidade! Quando você destaca os pontos fracos do aluno, você deve dar a ele a opção da mudança para eliminar esse problema no futuro!
O técnico deve incentivar o jogador e mostrar que ele pode atingir um nível mais alto.
Não se esqueça: dê ao jogador intenso treino técnico, treino mental, e… desenvolva espírito de luta!”

									  Zhou Lansun

Nunca subestime seu adversário. Na verdade, o jogador deve respeitar seu adversário, o que torna mais fácil lutar por todas as bolas. Se alguém subestimar seu adversário e pensar que pode vencê-lo facilmente, talvez não jogue com a intensidade com que deveria jogar.
Da mesma maneira não superestime seu adversário. Se alguém pensa que o oponente é bom demais, talvez não tente jogar tudo que pode - especialmente se ele consegue abrir uma vantagem no placar. Não jogue de acordo com o placar! Se o seu adversário foi bom o bastante para vencer 10 dos primeiros 15 pontos, por que você não pode vencer 10 dos próximos 15?
Se alguém não gosta de jogar contra um certo estilo, então pratique mais esta situação nos treinos. Isto é, obviamente, muito importante aprender : o que fazer caso você venha a jogar contra este tipo de adversário num campeonato. Podem chamar isto de preparação física, mas se você sabe que fez o melhor para contornar o problema, não vai se desesperar quando olhar a sua chave e ver que vai enfrentar tal estilo.
Imagine que no próximo torneio você esteja numa situação crítica. Você está perdendo por 16:19, no último set, com o saque na sua mão. O que você vai fazer? Que tipo de saque vai usar? Saques seguros ou você vai correr riscos com o seu melhor saque, mas que não é muito consistente? E a próxima devolução? Vai atacar a terceira bola? Na segurança, lenta ou loop? Colocação ou ataque forte? E se você estivesse perdendo pelo mesmo placar, 16:19, com o saque na mão do adversário? Será que eu devo atacar o serviço? Ou jogar na segurança? Devo devolver curto ou colocar no canto?
Se você se preparar para o pior, não vai se desesperar quando chegar a esta situação. Seu técnico deveria falar constantemente sobre isto, mas apenas nas horas calmas e não logo após você perder um jogo.
Imagine que você venceu um jogador melhor ranqueado e agora vai jogar contra alguém pior ranqueado que você. Agora é você que tem algo a perder. Como você vai encarar? Será que a situação fará você não jogar bem? Isto já é suficiente para nos fazer jogar bem contra jogadores melhores que nós, quando a pressão não está conosco.
Todo jogador nasce com uma habilidade para golpear a bola e esta habilidade é limitada. A mesma regra vale para a força mental. Alguns são donos de mais, outros, de menos força mental. Você pode desenvolver, mas não pode transplantá-la.
Todo mundo sabe que alguns jogadores nunca entregam os pontos, outros desanimam e se dão por vencido durante uma partida e esses são, justamente, aqueles que nunca vão enfrentar os grandes de igual para igual. Anos de treinamento podem melhorar os golpes e esconder estes sentimentos, mas nunca eliminá-los.

							Karoly Javor

Confiança é como qualquer outra parte de sua habilidade. Você nasceu com uma certa porção e deve aprender mais. Como? A lição número 1: todo mundo pode ser vencido. A lição número 2: é muito fácil sair derrotado. Essa é a verdade no círculo de competição. E neste círculo é melhor acreditar nisto. Você pode começar acreditando em seu técnico. Se ele lhe disser que, com certa tática, você pode vencer tal jogador, acredite! Mas se ele lhe disser para jogar o máximo, pois você pode perder para outro jogador inferior, acredite também.
As surpresas acontecem, na maioria das vezes, pela simples razão de não levar o adversário a sério, subestimá-lo. Acho que é muito melhor o técnico ser um pouco cauteloso antes de uma partida. Dar confiança não significa dizer ao aluno que ele deve arrebentar, atropelar o oponente. Isto nunca deveria ser dito! todo mundo merece respeito. Aí então você poderá vencer com facilidade. Quem é que nunca perdeu por ter subestimado o adversário?
O aluno de um bom técnico deve ser bom em tudo o que o técnico foi e em tudo o que o técnico não foi. Algumas pessoas têm baixa auto-confiança. Eu prefiro estas pessoas. Elas são seres humanos muito melhores que aquelas super-confiantes!
É muito mais fácil conversar com elas sobre auto-confiança do que com aquelas com uma boca muito grande. Elas nunca subestimam seus adversários. Na verdade, elas às vezes os superestimam, mas você sabe que o sofrimento de seu aluno não é um obstáculo tão grande para lhe construir alguma confiança. Você só tem que lembrar ao aluno alguns de seus bons jogos e vitórias. Se ele perdeu para algum jogador na última vez, lembre-o que vocês juntos corrigiram as razões daquela derrota. Se ele venceu da última vez, apenas relembre-o da vitória. Não diga como uma coisa garantida, que seu aluno vai vencer novamente com facilidade, mas da seguinte maneira: se ele venceu da última vez por que não agora?
Se seu aluno joga contra um adversário pela primeira vez, tente achar resultados de jogador x que já venceu esse adversário e que seu aluno tenha vencido esse jogador x. Se o jogador x foi capaz de vencê-lo, não há razão para que você não seja, diga ao seu aluno.
Se ele joga contra alguém que nunca venceu, tente dizer a ele novamente os pontos importantes da tática que foi treinada e relembre-o de que todo mundo pode ser vencido.
Se bem que você deve ser muito, muito cuidadoso aqui! Se o adversário é bom demais, não fale sobre uma vitória. Não diga como vencê-lo, mas como fazer mais pontos a cada vez que seu aluno jogar contra esse adversário. Com uma tática muito boa e a melhor forma física é possível vencer um oponente 4 ou 5 pontos melhor que você, se ele não jogar o máximo.
Se o técnico continua a dizer ao aluno que este pode vencer oponentes que são 10 pontos melhor, logo perderá a credibilidade. Você tem que ser realístico.
Além do mais, um jogador confiante pode jogar melhor que outro sem confiança. Para construir a auto-confiança em alguém, o técnico tem que destacar os pontos fortes do aluno, e relembrá-lo dos bons resultados e vitórias. Se o aluno enfrenta um oponente em particular, é bom destacar os pontos fracos desse oponente. No caso de uma derrota, o técnico deve passar quanto tempo puder com o aluno e fazê-lo acreditar que na próxima vez o resultado pode ser diferente. Eu ainda prefiro os alunos com menos auto-confiança do que aqueles com muita. Eles são - me parece - as melhores pessoas.

									Karoly Javor

Palmas pro Mestre Nakata (:servo:) q ele merece! ::aplausos::

Grandes textos Mestre! :smiley:

Ah sim, um grande PARABENS! Pela seu aniversario hj (25/04)!

Tah ficando ‘vei’ hein? :mrgreen:

Um abraco meu amigo, ::perfeito::

Muito bom!!!
Por vezes perdemos jogos porque nos preparamos muito fisicamente e esquecemos do psicológico

Pior q é mesmo, eu já perdi um campeonato q participei por causa disso, tava perdendo o terceiro set por 7-4, aí fiquei nervoso e acabei perdendo o set por 11-5, quanto mais vc treina o mental, melhor será seu jogo!!!

Parabéns pelos textos, estes irão ajudar muitas pessoas que o lerem, estes textos, concerteza me ajudaram muito, e realmente pude perceber que não adianta vc treinar 25 horas por dia o físico e esquecer o psicologico. Uma coisa que eu tb acrdito é que jamais devemos dizer, e até mesmo jamais pensar que o jogo já esta perdido ( as palavras tem força!!!), jamais subestimar o adversário ( já perdi varios jogos, pois pensei que nao teria problemas para ganhar de jogador X e acabei perdendo por nao ter jogado o máximo que sei)… Novamente parabéns pelos bons textos ::aplausos:: . Abraços…

Lucas.

Só um problema…
O dia só tem 24 horas…
hehehehehehe

Mas eh verdade os tectos são ótimos
Parabéns Nakata!!!

:servo: ::perfeito::

Encontrei mais um. De autor desconhecido.
" A preparação psicológica

No campo mais amplo da psicologia, é importante que o jogador desenvolva seu comportamento durante a partida baseado num ponto de vista psicológico. Primeiro, o jogador deve ter auto-confiança total. É absolutamente desnecessário começar a partida se o jogador pensa que o adversário é imbatível. Você não deve ficar impressionado com o adversário durante o período de aquecimento.
Você deve pensar exclusivamente em vencer. Durante a partida, um jogador não deve reclamar de um ponto perdido, ele deve pensar somente no ponto a seguir. Evidentemente é muito mais fácil colocar na sua frente um alvo fácil de atingir, mas você deve ter mais alvos a atingir em sua mente, e a satisfação será muito maior. Você não deve esperar ajuda de ninguém mais. O jogador deve manter a raquete em sua mão O jogador deve se preparar diariamente para tal " solidão", a disciplina mental que é talvez mais importante que a preparação física. 
A pessoa deve esquecer seus medos e ser valente. Se alguém está pensando em real competição, então deve participar de quantos torneios forem possíveis. Não desista nunca Sempre acredite no treinamento sério que foi feito e sempre diga a você mesmo que você está constantemente aprendendo durante todas as partidas e em cada treino."

Mais uma do mestre Nakata!!! Parabéns pelos textos excelentes q vc nos enviou, onde vc acha essas coisas?!!!
Pra quem joga tm, esses textos são de muita utilidade, só o Nakata pra enviar esses textos!!!

::aplausos:: valew!!!1 concerteza esses textos v ao ajudar muitos jogadores q leem os posts… ::pulando:: :servo:
ME CONTA ONDE VC ENCONTRA ESTAS RELIQUIAS!!! :wink: ::perfeito:: ::pulando::