Mensagem de hoje, 13 de abril, do CEO da ITTF

Um revestimento de prata na crise do COVID-19

Caros amigos do tênis de mesa,

Uma mensagem de esperança.

No domingo, 29 de março, a ITTF foi basicamente forçada a suspender todas as atividades até pelo menos o final de junho e, portanto, a adiar o campeonato mundial pela segunda vez.

Estamos vivendo um momento histórico sem precedentes, não testemunhado por algumas gerações. Nunca fomos tão restritos em nossos movimentos, interações sociais e no dia-a-dia normal. Toda a indústria de entretenimento e eventos ao vivo está sofrendo enormemente com a situação atual, nada mais do que a indústria do esporte. E, embora esperemos que a crise termine mais cedo ou mais tarde, já que entramos no 2º trimestre de 2020, é quase impossível saber quando terminará para sempre.

Uma coisa que todos podemos ter certeza é que isso terminará de uma maneira ou de outra; e quando isso acontecer, teremos que estar prontos para o que provavelmente será um mundo e uma realidade muito diferentes. Caberá a todas as indústrias se adaptar à nova era. Isso não será diferente para a indústria de tênis de mesa. Com os eventos internacionais adiados ou cancelados, os eventos domésticos igualmente afetados e milhares e milhares de fãs de tênis de mesa não conseguem aproveitar o que mais amam, quando a situação termina, precisamos estar prontos.

São dias muito difíceis, mas isso também nos dá uma imensa oportunidade. Essa crise nos coloca em uma situação sem precedentes, na qual podemos refletir e trabalhar em todas as áreas que sabemos que tiveram um desempenho abaixo do esperado, necessárias para mudar e se adaptar - mas não foram abordadas porque as prioridades eram estabelecidas em outros lugares e, embora estivéssemos cientes de que essas áreas tinham um desempenho ruim, foi simplesmente devido ao tempo e aos recursos que não conseguimos nos dedicar ao enfrentamento dessas áreas. Agora é hora de agir. A crise nos obriga a fazê-lo. Mesmo que simplesmente para sobreviver, devemos nos adaptar. Freqüentemente, essas mudanças eram difíceis por razões internas, políticas ou implicações financeiras, ou simplesmente essa mudança geralmente é muito difícil. É nesse momento que devemos procurar fazer mudanças que garantam que nosso futuro seja ainda mais brilhante do que antes e não tenhamos medo de alguns dos desafios do passado que nos impediram de evoluir.

Hoje, quero apresentar algumas atualizações sobre o que estamos fazendo para garantir que a ITTF e o tênis de mesa estejam gerenciando essa crise e, posteriormente, para discutir algumas idéias de longo prazo:

  1. Garantir a saúde e a segurança como prioridade número um

Como todos sabem, fomos uma das primeiras federações internacionais afetadas pelo COVID-19 quando nosso Campeonato Mundial na República da Coréia precisou ser adiado. No início, junho parecia uma data viável, mas com o passar do tempo, percebemos que tínhamos que estender a suspensão de todas as atividades da ITTF até pelo menos o final de junho. Esperamos agora que a situação global melhore para que o Campeonato Mundial ocorra entre o final de setembro e o início de outubro de 2020. Com uma força-tarefa criada para monitorar a situação diária, a ITTF é totalmente informada com as atualizações mais recentes e isso permite nos planejar com mais eficiência.

  1. Procurando calendário razoável e soluções esportivas para nossos eventos

Como os eventos são adiados ou cancelados, e agora com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos também mudados para 2021, estamos constantemente checando o Calendário 2020 e 2021 para tentar integrar os eventos da ITTF e também avaliar o impacto nos Eventos Continentais, Eventos Nacionais, Ligas Nacionais, etc. 2020 e 2021 serão um quebra-cabeça complicado de resolver, pois toda a indústria do esporte lida com mudanças nas datas de todos os principais eventos. Nesta fase, esperamos que somente em 2022 veremos alguma normalidade retornar aos nossos calendários.

Além disso, as soluções esportivas ligadas ao nosso Ranking Mundial e Qualificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são extremamente afetadas. Atualmente, nossos especialistas do Departamento de Competição, da Comissão de Atletas e do Ranking Mundial estão avaliando todos os cenários possíveis para tentar manter intacta a integridade das várias plataformas esportivas.

  1. Garantir a sobrevivência financeira da ITTF

Infelizmente, nem é preciso dizer que todos os esportes e propriedades (entre muitas outras indústrias) são afetados financeiramente. Sem nosso portfólio completo de eventos em 2020, é inevitável que isso também tenha um impacto no ITTF. Após alguns anos surpreendentes de crescimento, é impossível que 2020 esteja próximo dos últimos anos ou de acordo com nosso orçamento. O resultado geral da 2ª metade do ano também terá impacto nas finanças gerais da ITTF e determinará as etapas futuras. Orgulhava-me de que toda a equipe da ITTF e o Presidente concordassem com alguns cortes de salário e honorários para o ano como ponto de partida. Reduções adicionais em nossas atividades habituais, contratos e recursos humanos são absolutamente inevitáveis ​​em 2020, independentemente da situação. Apesar de alguns sacrifícios difíceis necessários, garantiremos que a ITTF sobreviva a este período difícil.

  1. Ajudar a facilitar trocas positivas entre nossos membros

Como você provavelmente viu, quando a China foi a primeira atingida pela crise, trabalhamos duro com nossos bons amigos no CTTA para tentar encontrar soluções para eles, organizando e facilitando seu treinamento no Catar e também adquirindo e fornecendo o equipamento médico necessário, como como máscaras, para Wuhan. Com a globalização do vírus, em breve criaremos iniciativas de captação de recursos que tentarão apoiar todas as partes interessadas afetadas por esta crise.

No entanto, hoje em dia, sentado na minha varanda com vista para uma Cingapura muito tranquila, foi um excelente momento para refletir. Embora ainda precise de mais trabalho e discussões, aqui estão alguns dos pensamentos que acredito que ajudarão nosso esporte quando a crise terminar:

  1. Garantir que os eventos internacionais de tênis de mesa sejam significativamente aprimorados

A ITTF tem sido extremamente inteligente ou, dada a situação, extremamente sortuda em montar o World Table Tennis nos últimos 2 anos. A transformação de nossos eventos, a maneira como eles são gerenciados, a forma como são apresentados e como toda a empresa trabalha em torno deles, já foi divulgada antes do início da pandemia da COVID-19. Após a crise, será exatamente isso que nosso esporte exige e, sem dúvida, o momento não poderia ter sido melhor. Dentro do sistema, alguns verão isso como uma mini revolução e precisarão de tempo para se adaptar, mas é exatamente isso que o esporte precisa para avançar e além desses tempos difíceis. Nós nos beneficiaremos de uma plataforma de eventos internacionais voltada para negócios e gerenciada, que contratou especialistas do setor para garantir isso, possui investimentos necessários para transformar o produto, concentrando-se exclusivamente no valor do esporte e da empresa - os quais permitirão ao tênis de mesa tornar-se uma das principais propriedades esportivas globais. “Frescura” será o que o mercado está buscando. Isso também nos permitirá garantir que as linhas entre a ITTF como uma Federação servindo seus membros e uma empresa, cujo objetivo é comercializar o esporte, sejam traçadas mais corretamente.

  1. Colocar nossos atletas e fãs mais no coração do esporte

Com demasiada frequência, a política interna e as nossas antigas estruturas significam que os verdadeiros benfeitores do esporte - os atletas e os fãs - são esquecidos e perdem. Precisamos de uma nova estrutura que reconheça verdadeiramente sua importância, suas necessidades de serem bem tratadas, nosso desejo de que sejam internacionais, nomes conhecidos e as verdadeiras estrelas do show. É hora de revisar completamente nossa estrutura com os atletas no centro. Isso pode ser feito pela WTT por meio de uma abordagem melhor definida em relação aos papéis da ITTF e da WTT. As Associações Nacionais devem se concentrar nos eventos da Equipe, bem como nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, enquanto os Atletas devem poder controlar seu destino para os eventos individuais. Isso garantirá um foco melhor para nossos membros e atletas, ao mesmo tempo em que forneça uma narrativa muito mais clara para os fãs seguirem.

  1. Garantir que as plataformas dos Campeonatos Mundiais, Jogos Olímpicos e Paralímpicos ajudem a fortalecer nossas Associações de Membros e a ajudá-las a se concentrarem no desenvolvimento de tênis de mesa em seu território.

Atualmente, temos um campeonato mundial anual. Acredito que talvez seja hora de pensar se, para o futuro, seria melhor ter apenas um campeonato de equipes mundiais. Essa abordagem permitiria traçar uma linha mais clara para cada uma das plataformas. O Campeonato Mundial de Equipas e os Jogos Olímpicos, com a competição por equipes como um componente-chave, permanecerão sob responsabilidade das Federações, enquanto a plataforma profissional pode se concentrar no crescimento de cada evento, permitindo que nosso esporte busque o verdadeiro tênis de mesa estrelas do futuro.

Por que acabar com o Campeonato Mundial Individual, você pergunta? A idéia é simplesmente que, na WTT, planejamos ter 3 a 4 “Grand Smashes” por ano. Esses eventos serão iguais ou maiores que um Campeonato Mundial Individual. Com 3 a 4 “Grand Smashes” por ano, esticaríamos demais e confundiríamos o Calendário e o mercado se também tivéssemos um Campeonato Mundial Individual. Os 3 a 4 grandes eventos realizados no cenário internacional ao longo de cada ano atingirão um público maior e terão um desempenho muito melhor do que uma vez a cada 2 anos. A partir desses eventos, também poderíamos definir um campeão mundial individual.

  1. Redefinindo nossos caminhos de desenvolvimento e alto desempenho

Embora os 3 pontos acima definam mais os papéis comerciais da Federação, este quarto ponto permitirá à ITTF trabalhar mais diretamente com nossas Associações Membro e apoiá-las através de atividades personalizadas de Desenvolvimento - uma área que eu realmente acredito que é onde os Membros devem investir a maioria de seus esforços. Deveríamos estabelecer um novo sistema no qual, por um certo nível de membros, trabalhemos diretamente com eles e garantamos a criação de programas e caminhos para o desenvolvimento sustentável do tênis de mesa em seu território. Separadamente, trabalharíamos comercialmente investindo em diferentes mercados para entregar a implementação de um novo sistema que garanta a ascensão de novas estrelas do tênis de mesa em todo o mundo. Precisamos de jogadores fantásticos de tênis de mesa de mais cantos do mundo, se queremos realmente começar a dizer que o tênis de mesa é um esporte global. Definir melhor os papéis da Federação nos ajudará a conseguir isso.

Essa também é uma chance de dar o passo principal necessário para modernizar o manual e a constituição da ITTF para garantir que realizamos os planos detalhados acima e para garantir uma plataforma robusta e moderna de Governança que nos levará após a crise. Um manual que define mais claramente o papel da ITTF, seus membros e as áreas em que deve se concentrar.

Então, concluindo, embora este seja um ano muito difícil, eu queria enviar isso como uma mensagem de encorajamento para que nosso esporte superasse essa crise e emergisse em uma posição melhor do que nunca. Implementamos medidas que permitirão à ITTF servir seus membros nos próximos anos. Estamos construindo plataformas e eventos que ajudarão a garantir que, quando a pandemia terminar, estamos prontos para dar o máximo de nossas propriedades comerciais e estamos constantemente nos desafiando sobre como podemos corrigir essas deficiências e talvez fazer grandes alterações no estrutura organizacional para melhor se adequar ao mundo moderno.

Como Winston Churchill disse uma vez “nunca desperdice uma boa crise” - e, embora todos sejam tempos difíceis para todos nós, estamos tentando garantir que este momento seja o mais positivo possível, dadas as circunstâncias atuais.

Com os melhores cumprimentos,

Steve Dainton
CEO da ITTF