Menos efeito (spin)

Tudo bom pessoal,

Gostaria de antemão de agradecer a ajuda que sempre recebo nos tópicos que criei.

Após leituras e principalmente uma indicação do João Tenna da KWS montei uma raquete classineta.

Madeira - KWS Balance RPB (kiri sem carbono, 6,5mm, 5 folhas)
FH - Coppa JO Platin
BH - Coppa JO Platin Soft

Porém estou apanhando muito para os efeitos do pessoal mais experiente. Onde tenho treinado eles não pegam leve com os novatos, então gostaria de uma indicação de uma borracha com menos efeito, porém mantendo a velocidade, ou até mesmo um pouco mais rápida.

Pela pesquisa que fiz no site abaixo, selecionei alguns modelos que são elencados com pouco efeito, porém as informações não batem com a experiencia da galera aqui do forum, então após ler mais de 20 tópicos e sem chegar a conclusões resolvi pedir ajuda em um novo tópico.

http://www.tabletennisdb.com/database/t … n&sort=asc

Yasaka Pryde
Butterfly Ekrips
Stiga Neos
Stiga Neos Sound
Andro Roxon 450
Xiom Omega 2 Asian
Juic Couga

Posso ajudar dizendo que a pryde dura pouco e que a mairoria das pessoas acha xiom sem efeito.
Eu nunca usei nenhuma dessas.

Olha, pra mim a platin já não é das que dão mto giro…
Na verdade ela entra na listagem das rápidas, daí vc sofrer com o giro dos cascudos.

Creio que só em falar isso, maioria das que vc citou está fora do ideal, teste borrachas mais lentas (silver, F3 no caso de macias ou JOCoppaGold ou nimbus nas medianas).

[]´s

Experimenta a DESTO F3!
Ela tem uma velocidade razoável e um excelente controle!

cara, eu aconselharia, a não trocar a borracha por causa disso, olhe pelo lado bom, use isso de incentivo a si próprio a aprender a lidar com efeitos. peça a amigos ou ao seu tecnico a dar uma ajuda. não sei se seu problema seria com saques ou bloqueios ou qualquer outra coisa…

abrs!

tenho ctz q nao eh o efeito da borracha q ta te atrapalhando e sim a velocidade dela
tente borrachas mais lentas, a silver e a gold sao mais lentas e faceis de controlar e msm qdo vc estiver melhor elas jah tem velocidade suficiente para nao decepcionar

[quote=“DarkStalker”:2eopyw9j]tenho ctz q nao eh o efeito da borracha q ta te atrapalhando e sim a velocidade dela
tente borrachas mais lentas, a silver e a gold sao mais lentas e faceis de controlar e msm qdo vc estiver melhor elas jah tem velocidade suficiente para nao decepcionar[/quote]
Endosso essas palavras, exceto pelas borrachas.

Pela minha interpretação do que o autor do tópico escreveu, eu entendo que ele não tenha mto tempo de treino. Acredito que indicar a 1a (Platin) e 2a (Silver) borrachas mais modernas e tensionadas da Donic até 2008 (usada por jogadores competitivos nacionalmente), é a mesma coisa que indicar uma borracha como Sriver ou Sriver FX + 1 mão de cola rápida.

E eu me lembro bem que a gente nunca indicava para novatos um conjunto como Sriver ou FX + 1 MdC.

sei lah daniel, eu jah desisti de indicar mark v ou sriver pro pessoal q tah começando, os caras batem bola com uma sriver sem cola e depois pega a raquete do amigo com uma pryde ou tenergy e ficam falando q to loco pq kerer fazer eles jogarem com velharia e logo eu q soh gosto de borracha rapida tb hauhauahuahuahuahua

Pois é, antes era tão mais fácil recomendar. Era só usar a mesma borracha só ajustando a dose:

• sem cola
  • com 1 MdC
  • e assim por diante…

Me corrija se eu estiver errado, por favor, mas acho que hoje seria válido eu indicar para aqueles novatos que querem velocidade:
uma Narucross (sem ser Tension), Moristo DF, Desto F1 (sem booster) e Bryce (sem booster). O problema são os preços.
E para um degrau adiante, uma Narucross Ex Hard (para Forehand) e Narucross Ex Soft (para Backhand).

Então esses bancos de dados na internet como o site que eu passei realmente não servem como indicativo sobre a borracha? ou seja, borrachas com menos efeito só mesmo as anti spin de pino? as lisas são praticamente equilibradas neste quesito?

Mas, é brincalhão quem elaborou uma tabela dessas.

Ta sorted by da mais lisa para a mais pegajosa e a DHS Hurricane 2 está em 12a mais lisa da lista e DHS Dipper em 13a. E a Sriver e a Nimbus aparecem como bem mais atritantes que as DHS. Só pode estar de brincadeira o autor dessa tabela.

Caro amigo, vc não está comendo efeito pq a superfície da sua borracha é mto pegajosa, fique tranquilo. As Platin não são tão pegajosas assim. Falta técnica para vc dominar o material.

Então a meu ver as soluções sâo:

• TREINAR com borrachas mais lentas ou raquetes mais lentas
  • TREINAR com as mesmas borrachas e raquete com professor particular que te explique passo-a-passo cada detalhe do tenis de mesa.
  • TREINAR todo santo dia focando controle e regularidade.

Pois é, antes era tão mais fácil recomendar. Era só usar a mesma borracha só ajustando a dose:

• sem cola
  • com 1 MdC
  • e assim por diante…

Me corrija se eu estiver errado, por favor, mas acho que hoje seria válido eu indicar para aqueles novatos que querem velocidade:
uma Narucross (sem ser Tension), Moristo DF, Desto F1 (sem booster) e Bryce (sem booster). O problema são os preços.
E para um degrau adiante, uma Narucross Ex Hard (para Forehand) e Narucross Ex Soft (para Backhand).[/quote]
eu concordo sao todas boas borrachas pra kem tah começando, com algumas ressalvas pra bryce, q pra mim sem cola e mto dura e sem vida demais msm pra iniciante. eu atualmente tenho indicado, msm pra iniciantes, as tensionadas da segunda geraçao tipo a gold e silver pq nao sao incontrolaveis e meio q jah adapta pras super tensionadas msm, porém qdo o cara tem paciencia e cabeça eu falo pra usar sriver ou mark V msm

Infelizmente aqui em minas não existe técnico de tenis de mesa, então as pessoas mais experientes acabam ajudando os mais novos porém com certas limitações.

Outro dia conversando com um amigo que estava com duas raquete (caneta jap.) cujas borrachas eram: Macia e média, perguntei para ele qual era a grande diferença que ele percebia ao jogar com borrachas de durezas diferentes. Ele me disse que borrachas mais duras são um pouco mais fáceis para dar drives (ataque de FH produzindo topspin, acho que é isso), segundo ele as borrachas mais macias requerem movimentos muitos mais precisos para conseguir a mesma eficiência.

A dificuldade que tenho tido é somente com efeitos laterais, efeitos por cima ou baixo, não tenho tido problema.

Será que eu deveria ir para borrachas mais duras? ou seja, de alguma forma imprimindo um maior efeito por cima ele pode compensar o efeito lateral?

Borracha Dura solta a bola antes. macia da mais controle. se for pelo seu ponto de vista macia da mais efeito pq fica mais tempo a bola na borracha
Eh soh treinar travar drives laterais. nao é dificil

e se a maior dificuldade de efeito for na recepção de saque, essa característica que você falou de borracha mais dura soltar a bola primeiro, se torna mais evidente, e logo sofre-se menos com o efeito?

Nao tem borracha magica. Nem os pinos vao mandar a bola pra mesa sozinho sempre tem que fazer o movimento certo
De um drive lateral no saque longo e só passe a bola com uma cozinhada lateral no saque curto ou um haral lateral
è só pegar no lado da bola.
As que mais sofrem com efeito sao as chinesas e 2 caracteristicas basicas Duras, Super Grudentas. Eu nunca tentei procurar qual sofria mais com efeito se era dura ou macia. Vo tentar saber e te informar ou alguem que saiba poste plz