Melhor Pino Longo pra Kato

Galera qual o pino mais indicado para Kato? Que joga a média é longa distância. Gostaria de saber também a espessura ideal da esponja e no que isso influencia na prática. Ficaria muito grato, pois estou cheio de dúvidas!

O Mazinho deve estender bem disso…
Eu, na minha pouca experiência com pinos longos, já testei:

  • Yasaka Phantom 008 - 1.0mm (o mais lento já que a altura do pino é um pouco menor, o de melhor custo-benefício para mim)
  • Yasaka Phantom 0012 - 1.0mm (achei um pouco mais duro que o 008 e entorta mais a bola)
  • Double Fish 1615 - 1.0mm (o mais duro dos que testei, para dar katos achei mais difícil de controlar)
  • Butterfly Feint Long 3 - 1.1mm (sem dúvidas o melhor que testei, fácil de controlar e topsheet de qualidade bem melhor, porém caro)

Não sei dizer como se comportaria uma esponja mais grossa ou mais fina que 1.0mm. Porém já testei pinos OX (sem esponja) e digo que para dar katos fica muito ruim.

Então Nakata, no momento estou usando uma dhs pg9 + cornilleu gt h7 no FH + tibhar grass D tecs OX no BH, e to achando que esse conjunto está longe de ser o ideal. Porém são poucas as informações que temos sobre pinos, de qualquer maneira obrigado por passar a sua experiência. Tomara que mais pessoas compartilhem!

Gilbert,

Não sou defensivo, e portanto não posso te falar por experiência própria. Mas por experiência alheia, a maioria dos meus colegas defensivos aqui na grande São Paulo jogam com o TSP Curl, se não me engano, o modelo P1. Tb já vi colegas colegas usando o Feint Long III, mas é mais raro, e não somente pelo preço.

E realmente (pelo menos por aqui), só usam pinos OX (sem esponja) os colegas que aplicam o material para neutralizar golpes próximo da mesa, onde eles parecem ser mais efetivos. De qualquer forma, isto está longe de ser o “kato” como nós conhecemos, e neste caso, de fato nunca vi ninguém usando pino OX para isso. Mas tb não é por isso que necessariamente vc não possa tentar, entretanto, se não der certo, este é um caminho.

Abraços!!!

Olá boa tarde
Eu jogo com pinos longos há cerca de 25 anos e na minha opinião eu penso que em principio para jogar com pinos longos actualmente na defesa moderna deve-se escolher uma borracha de pinos longos com esponja branca e o máximo de 1,0mm porque as esponjas brancas são mais macias o que conseguem um maior controlo de bola e também amortece o impacto da bola além de reverter mais efeito para o adversário. Como por ex.: Feint III; “Donic” Spike P2 e “TSP” Curl P4 todas estas permitem jogar próximo da mesa e a meia distância. Pinos Longos sem esponja são para jogar mais em cima da mesa, por este motivo não aconselho para jogar a meia distância
Abraço