Medidas tecnicas de valores velocidade x controle x efeito

tenho visto escalas de medição tecnicas para madeiras:
velocidade x controle
e de borrachas:
efeito x controle x velocidade

temos fabricantes que usam uma escala aparentemente de 0-12, outros 0-10, e outros nas casas das centenas(c: 168 e:136 v:182)
e mesmo nas mesmas fabricantes tem materiais as vezes com escalas ainda diferentes…

  1. é confiavel comparar uma fabricante com outra, baseada nesses dados ?

  2. há um controle e uma norma e um processo especifico para obtenção desses valores ??

  3. a escala em que os numeros sao centenas… qual a escala ?

  4. tem alguma oficial ?

  5. notei que a escala em centenas só apareceram em produtos com tecnologia nova, como borrachas nano com tensao , raquetes com feixes de carbono etc etc etc… é uma escala mais moderna ?

  6. como comparar uma raquete com escala 0-12 com outra com escala nas centenas ?

  7. uma fabricante e outra, medem igual caso usem a mesma escala ? ou seja, uma raquete dhs com velocidade 11 e controle 7 - é mais rapida que uma stiga velocidade 10 e controle 7,5 ? e a stiga necessariamente tem mais controle ? ( as fabricas presam entre si para terem essas medidas corretamente escaladas entre si ? )

  8. alguem ja notou uma diferença gritante em que com certesa os valores de uma ou outra raquete tinham que estar “errados” ??? que marcas ? e que raquetes ? em relação a qual ?

[quote=“Cosmotopeia”:2v4wnbbt]tenho visto escalas de medição tecnicas para madeiras:
velocidade x controle
e de borrachas:
efeito x controle x velocidade

temos fabricantes que usam uma escala aparentemente de 0-12, outros 0-10, e outros nas casas das centenas(c: 168 e:136 v:182)
e mesmo nas mesmas fabricantes tem materiais as vezes com escalas ainda diferentes…

  1. é confiavel comparar uma fabricante com outra, baseada nesses dados ?

Não acho confiável, já vi borracha de velocidade 10, muito lenta, e borracha de velocidade 6 que é uma bomba de rápida. Também ja vi borrachas de spin 10, que não são tão viscosas.
Eu não confio em valores.

  1. há um controle e uma norma e um processo especifico para obtenção desses valores ??

Eu acho que a empresa contrata jogadores para criar a escala de seus produtos, sem comparar com outros, exemplo (marca ficticia):
As borrachas Kloide e Kloide G são da mesma empresa, aí um atleta testa as duas, e vai atribuindo valores de acordo com um padrão. Geralmente eles usam uma borracha inicial, borracha antiga da marca, como padrão, para estabelecer valores a outros materiais. Acho que funciona assim. Claro que existe um jeito correto de padronizar isso, já que as empresas usam escalas diferentes, cada uma determina da forma correta em comparação com borrachas da mesma marca. Logo não dá pra comparar escalas de bty e tibhar, ou stiga e donic, etc.

  1. a escala em que os numeros sao centenas… qual a escala ?
    É uma escala qualquer, usada pelas empresas.

  2. tem alguma oficial ?
    Acho que não, mas é muito comum ver 0-10.

  3. notei que a escala em centenas só apareceram em produtos com tecnologia nova, como borrachas nano com tensao , raquetes com feixes de carbono etc etc etc… é uma escala mais moderna ?

Acredito que sim, as borrachas da tibhar ja vinham com essa escala, o que não significa que as borrachas são melhores.

  1. como comparar uma raquete com escala 0-12 com outra com escala nas centenas ?

Só batendo bola, testando, utilizando a mesma quantidade de cola, testando cada uma exatamente durante o mesmo número de horas, para não haver muitas diferenças externas no teste. O ideal é dar o material pra quem conhece muitos materiais testar, quem tem esse feeling apurado reconhece rápido qual borracha encaixa melhor em tal madeira.

  1. uma fabricante e outra, medem igual caso usem a mesma escala ? ou seja, uma raquete dhs com velocidade 11 e controle 7 - é mais rapida que uma stiga velocidade 10 e controle 7,5 ? e a stiga necessariamente tem mais controle ? ( as fabricas presam entre si para terem essas medidas corretamente escaladas entre si ? )

Acredito que não medem igual, como falem, a comparação ocorre dentro dos produtos de cada fábrica. Eu acho que não existem acordos entre as fábricas para produzir essas escalas. Não confie em números, o ideal é pedir opiniões de quem testou sobre:
o toque da madeira, o peso, a velocidade real durante um teste prático, o controle, etc. Eu confio mais nas opiniões de quem testa, do que nos números, a não ser que eu teste por exemplo, a sriver, e esteja interessado na sriver fx, aí eu comparo os valores, dá pra ter uma idéia. Mas se vc testa a bryce e olha os números da mark v, não dá pra ter uma idéia muito boa. É minha opinião.

  1. alguem ja notou uma diferença gritante em que com certesa os valores de uma ou outra raquete tinham que estar “errados” ??? que marcas ? e que raquetes ? em relação a qual ?[/quote][b]

Com certeza. Já testei alguns materiais , como citei lá em cima, que pareciam rápidos e eram lentos. Tive uma carbonada da friendship que era de velocidade alta de acordo com o número, ao bater bola, achei a madeira lenta e muito mole, fácil de quebrar.

soy de peru… la forma mas segura es probando raquetas de la misma marca que quieres para ir viendo mas o menos como sera…

Saludos

ja ouvi falar q na butterfly a velocidade é comparada quando a sriver eh 10 e o efeito quando a tackness chop eh 10…na yasaka parece q efeito e velocidades sao comparadas com a mark V q eh 10 em tdo…