ME AJUDEM --> Mudança Caneta Japonesa xxx Caneta Chinesa

Será que realmente vale a pena?
se for possível gostaria que vcs me dissessem:
-Os Prós
-Os Contras
-Como mudaria minha movimenteção na mesa
-Se Será fácil de me adaptar…

Jogo Caneta Japonesa com os dedos esticados atrás da Raquete.

E também gostaria de saber algum material equivalente ao meu de caneteiro japonês ou que proporcionaria mais fácil adaptação.

material atual:
Raquete: Nittaku AAA
Borracha: Tibhar Rapid X-Press

é isso ae… valeu desde já :wink:

vai virar classineta?

-Os Prós
Não vai precisar se movimentar tanto como caneta “pura” e vai poder manter sua característica ofensiva

-Os Contras
Na minha opinião, acho que nada, mas como não entendo de classinetas, vou deixar os classinetas responderem

-Como mudaria minha movimentação na mesa
Não teria que ficar se mexendo muito pra atacar, pois puderia usar o RPB

-Se Será fácil de me adaptar
Depende de você, de um técnico, carga horária de treinos, aptidão, material

Se não for virar classineta, e somente caneta chinesa, é outra história, mas eu acho que fica mais facil bloquear, e mais fácil sacar, é minha opinião.

É Classineta sim, Valeu Jornalista :smiley:

Contra: Vc vai ter que comprar 2 borrachas ao invés de 1. :lol: :lol: :lol:

https://mesatenista.net/modules.p … 0618#30618

Isso que o Nakata-san disse eh uma verdade a ser considerada.pois se vc usar duas borrachas as despesas sao maiores,logico!!!
Bom qto aos pros:
Se vc souber dar drives de classineta ,claro,vc realmente nao precisara se movimentar tanto(se jogar igual ao wang hao).E tambem por ela ser redonda vc ganha na combinacao back/forhand ou forhand/back mais rapidez.
contra :
Vc perde na potencia dos drives.primeiro porque a maioria das raquetes classinetas sao de cinco ou sete folhas.E na minha opiniao as raquetes mais velozes sao as de uma folha ,as hinokis.
E tambem porque qto mais comprida a raquete mais veloz e potente fica o seu drive .
espero ter ajudado.

Um outro contra, além do fato de comprar duas borrachas, é a perda de potência no shotu, seu shotu com certeza ficará mais lento. :slight_smile:

A principal mudança é a menor necessidade de movimentação e a maior facilidade para dar drivers, visto que, a área de contato (bola - borracha) será maior.

Caro amigo;

Sou caneta puro como você e já tentei fazer o que você está querendo, e não me adaptei pelos fatores a seguir:

1º - A Empunhadura caneta chinesa e japonesa são muito diferentes, sentia como se a raquete estivesse o tempo todo “bamba” na mão;
2º - Como foi dito acima, o drive perde muito a potência por dois motivos, por causa da raquete ser redonda e ter menos área de contato e porque como tem duas borrachas, ela fica mais pesada, ficando um pouco mais difícil girar rápido.
3º - O movimento de Backhand do classineta é muito difícil, mais até que o do classista, por isso desisti de tornar-me classineta, se algum dia trocar de empunhadura será para classista mesmo.

Claro que o meu caso não é uma verdade, só não funcionou pra mim, e estou narrando a minha experiência aqui só pra te dar uma noção das dificuldades encontradas. Antes de terminar, tenho que deixar claro também uma coisa: Tentei fazer esta mudança no meio da temporada de competições, e sempre que se troca de estilo de jogo você cai de produção no início logicamente, e eu não quis continuar por este motivo também, ok?

Espero ter ajudado de alguma forma, até mais.

Cordialmente;
Adalberto Lima

Ola,

Eu tb estou mudando pra classineta, e estou gostando bastante. As vantagens compensam as desvantagens, ganha em movimentação, ataque de back e fica realmente mais fácil de dar drive.

A grande perda que senti foi msm no shotu, que ficou bem mais lento, e aperdi um pouco tb na agilidade do fore (haral), por causa do peso.

Realmente no começo sentia a raquete toda bamba na mão, mas ja estou acostumando, fora o trabalho de pulso que é bem maior, por causa dos RPBs.

Abraços

Ariel

Valeu galera.
ajudaram bastante. to disposto a tentar fazer a mudança :smiley:

tomara q eu consiga iuaehiuh :confused:

valeu…

se tiverem mais dicas continuem me munindo de informações hehe
valeussss

abraços

Quase tudo é novo. Agora vc tem que fazer um trabalho de musculação levíssimo. Nada de exagerar com pesos mirabolantes.
Faça somente um trabalho para fortalecer o pulso, antebraço e braço. Por ex., se sua raquete chegou aos 150 g, trabalhe com 300 g, fazendo os músculos deslizarem devagar. Nada de fazer movimentos bruscos. Sugiro que compre ou mande fazer uma raquete com 300 g a 500 g de peso, semelhantes às vendidas pela BTY. Já desmontei uma e ela é um sanduíche de madeira ôca com chumbo colado dentro.
Tem mais, o importante é não desistir e voltar para o estilo anterior. Aí vc vai perder mais tempo ainda. Se acha que vai desistir, não mude.

Caro Henrique,

Aqui vai minha opinião: Quando jovem joguei muito tempo caneta estilo japonês. Um jogo totalmente ofensivo. Haja folêgo. Você já viu algum jogador caneteiro estilo japonês jogar parado? exs.: Kim Taek Soo, Ryu Seung Min, Hugo Hoyama e outros. Não. Porque o caneteiro japonês não tem outra opção se não atacar. Tem que estar bem preparado tecnicamente e físicamente. Certo?
No caso no classineta (estilo chinês), o que estou jogando atualmente, pois, já sou veterano e preciso muito de controle. Este estilo já nos proporciona mais controle e não diminui nossa ofensividade.
Agora, não esqueça de analisar o adversário, suas características, seu potencial e obviamente seu ponto fraco.
Se você é jovem, gosta do estilo japonês, deve se preparar tanto fisicamente como tecnicamente.
Quanto ao custo de duas borrachas para o classineta, no meu caso não alterou muito, no back uso uma Sriver tem dois anos, só troca a minha Cermet do Fore, porque prá mim, o back do classineta funciona apenas como último recurso do do caneteiro. Eu gostei mesmo foi do estilo chinês.

Espero ter contribuido.

Abraços,

chicotm
KWS STGMA CARBON
Cermet Fore
Sriver Back

Resumindo meu pensamento: Existem alguns sub-estilos dentro do estilo classineta.
1 - Igual ao Ma Lin, pegando tudo na subida com muita velocidade de braço = contra-ataques constantes. Bloqueio ativo ou passivo normal e RPB como preparação p/ o forehand, que é a grande arma. Muito trabalho de pernas, tal qual um caneteiro japonês. Esse estilo usa borracha chinesa no forehand e japonesa/européia no back.
2 - Igual ao Wang Hao, abolindo de vez o shoto e usando o RPB como arma ofensiva 100% do tempo. Menos contra-ataques de forehand e drives no topo ou pós-topo do quique da bola. Msm material do 1º caso. Estilo muito difícil de se jogar, tanto é que só existe o Wang Hao jogando assim atualmente.
3 - Adaptação do caneta japonesa p/ classineta, usando 2 borrachas japonesas/européias e mantendo o msm tempo de bola do caneteiro japonês. A adição do RPB é a grande novidade aqui. Este é o estilo que eu uso, logo, sobre o qual tentarei falar.

Prós:
Menor movimentação (menor desgaste), possibilidade de ataque constante de backhand, efeito catapulta equivalente ao caneta japonesa se usado com madeira rápida, bloqueios + fáceis de executar, facilidade de bater na bola devido ao sweet spot maior, troca de forehand/backhand + ágil, enfim, tudo que já foi dito pelos colegas usuários. Eu acrescento que é muito + fácil e gostoso jogar classineta.

Contras:
Custo maior, perda de potência no shoto se bem que classineta não deve usar shoto. Ou bloqueia ou ataca de RPB, o que é + eficiente. Menor potência no geral devido ao formato arredondado da raquete (a quadradinha é muito + aerodinâmica). Limitação p/ se atingir o alto nível nesse sub-estilo devido a velocidade de jogo requerida atualmente. Mas como eu me contento em dar minhas pancadas como amador, está + do que bom p/ mim.

Mudança de movimentação na mesa:
Depende do sub-estilo que vc escolher. Se for tipo Ma Lin, sua movimentação terá que ser intensa. Quase como um caneteiro japonês. Mas teoricamente vc pode jogar como um classista, fixo no centro da mesa, trocando drives de forehand e de RPBs.

Facilidade de adaptação:
Não existe facilidade. Toda mudança requer tempo e dedicação p/ ser bem sucedida. Ainda + nesse caso, onde a mudança é radical. Muda tudo aqui, empunhadura, borracha atrás, movimentação, táticas, técnicas, posicionamento e + outras coisas que agora eu não lembro.

1 Curtida

kra eu sou classineta a +/- 2 anos…

-Os Prós:
q eu depois de mto treino consequi ter + uma opcão d atake na back…

-Os Contras:
poutz tem q treinar mto msm pq todo o caneta deve ver o wang hao e falar ‘’ putz quero fazer isso tbm ‘’ + naum eh bem assim, por exemplo eu optei por não usar + choto pq eu axo q vai ser + perda d tempo…por isso q eu tive q treinar ainda + pra aprender a defendar de costinha(back)

-Como mudaria minha movimentação na mesa
Depende c vc tiver um boa costinha manda ver dai num vai precizar c movimentar tanto, mais eu uso + a costinha pra preparar ataque d for.

-Se Será fácil de me adaptar
tem q treina mto, principalmente c vc quiser usar soh costinha( atake, boqueio,defeza ) que eu axo q essa escolha eh a pior pois qnd eu mudei nuss mew choto foi pro espaço.