Material próprio para Kateiro.

Sim, eu fui no PESQUISAR antes, mas, não encontrei bem o que quero, talvez por um tanto de preguiça ou por estar atolado nos estudos sobre Métodos e Técnicas em pesquisa Social para apresentar um seminário, que não me aprofundei mais na questão.
DESCULPAS DADAS, vamos a facada:
Com a proibição de alguns pinos e afins, gostaria de saber de quem conhece esse tipo de material, qual a MELHOR indicação para alguém que está querendo inciciar treinos no estilo KATO, lembrando que a pessoa que tá querendo se iniciar no estilo, já tem anos de pratica no amado esporte.
Grato pelas dicas.
Willians

Tulpe Carbom
LKT XP PRO ( boa demais da conta)
TSP Curl p1( voltando ao pino longo pra vêr se ganho uma do Marcelo)

Speed acho q o Mazinho pode te dar uma boa dica…Pois se não me engano ele é defensivo/KATEIRO (Posso estar enganado!)
O Nakata conhece muito sobre materiais tb!

[quote=“speed”:1t5stp82]no estilo KATO, lembrando que a pessoa que tá querendo se iniciar no estilo, já tem anos de pratica no amado esporte.
[/quote]
Para o estilo Kato, o ideal é :
Usa raquete própria p/ isto, ou seja madeiras do tipo DEFENSE, que sao maioes em formato, relativamente leves e “xoxas” …
Ja as borrachas tem a ver com preferência de cada um :

A Lisa poderia ser :
Tipo chinesa, com topsheet grudento com Hurricane II ou III
Tipo alemã, com esponja/borracha super tensionada como Xtend
Tipo japonesa tipo Renanos Soft

A outra (para Kato mesmo), poderia ser :
Lisa, como por exemplo a Anti Power da Yasaka
Pino, como por exemplo Phantom 011 da Yasaka, Feint Long II da BTY
Pino tensionado como por exemplo Moristo LP da Nittaku

Creio que são as melhores opções encontradas aqui no Brasil.

Os paradigmas estão aí para serem desafiados.

Jogadores no estilo Cut Man moderno tem características mistas, atacam tão bem quanto defendem.

A trajetória de suas devoluções, o controle absoluto da velocidade e do ritmo da partida, assim como o poder de definir os pontos saem de suas qualidades como jogador.

É interessante praticar os diferentes tempos de contato e descobrir o seu feeling de material, se esponja dura ou macia.

Para jogar kato só funciona se seu adversário permite, está a fim de trocar bolas e você finaliza a cada erro ou bola mal devolvida.

Varie a espessura da esponja no back para descobrir as nuances: dura, fina, macia.

Com alguns pinos longos e médios a trajetória da bola e o distúrbio provocado pelo top sheet facilitam os golpes, mas a sua mão é que faz toda a diferença…

Um bom pino longo é o TSP CURL P1-R. Ele inverte muito.
Usei por um bom tempo.

Existem kateiros como o Hou Yingchao que usam pino curto pra dar katos, eu particularmente achei bem dificil.

Recomendo que você comece usando pinos que invertem um pouco menos, pra ter melhor controle e regularidade com katos… Depois de aprender os movimentos ± corretos e ter alguma experiência como defensivo, você pode passar para um pino que entorta mais a bola e você consegue dar mais peso no kato.

Pro forehand, eu recomendo uma borracha com bastante efeito e com boa velocidade, pra facilitar os ataques mas que você não perca controle pra katos de forehand.

Você pode usar madeiras DEFENSE ou até mesmo ALL+ pra jogar kato… Depende da sua adaptação e do quanto ofensivo você será. Eu jogava dando poucos katos e optei por uma madeira ALL+ na época.

Grato pelas respostas, já tenho mais ou menos uma idéia sobre o que comprar. Só me tira uma dúvida, Jornalista, quais as caracteristicas desse pino que usas?
Willians

Parece que o “kato” deixou de ser defensivo para se tornar contra-atacante… pelo menos é o que vemos com melhor resultado.
Parece que está em desuso o movimento de defesa para baixo no forhand.
Jogadores como Joo e Chen fazem “kato” com a esquerda e quase sempre contra-atacam com a direita bem diferente do Matsushita por exemplo…o material a ser usado depende disto.
Uma borracha como a Tackness Chopp é adequada para o kato na direita mas não ajuda muito na hora de contra-atacar.
A Feint Long II eu gosto muito para o back. Ela dasacelera a bola com bastante controle e ainda permite o bloqueio em cima da mesa. Com o passar do tempo dá até para “abrir” bolas curtas.
Já utilizei Anti na esquerda. Para o kato vai bem… o mais difícil (para mim) foi o controle próximo a mesa.

Abçs

[quote=“speed”:2mn6frl9]Grato pelas respostas, já tenho mais ou menos uma idéia sobre o que comprar. Só me tira uma dúvida, Jornalista, quais as caracteristicas desse pino que usas?
Willians[/quote]

O da minha assinatura? Tyrano mps? É pino curto, tensionado, bem rápido e gera bastante efeito, mas não ideal pra fazer kato.

Conheço não. Sobre material de kateiro eu sou uma anta. Tudo que eu sei é que eles usam um panelão, têm borracha lisa de um lado e um pino longo do outro. E geralmente são mestres em deixar o adversário P… da vida.

Conheço não. Sobre material de kateiro eu sou uma anta. Tudo que eu sei é que eles usam um panelão, têm borracha lisa de um lado e um pino longo do outro. E geralmente são mestres em deixar o adversário P… da vida.[/quote]

Esta frase me traz um entendimento legal …
“Quem ataca joga para vencer. Quem defende joga para não perder”. Entre os dois procedimentos, no meu entender, há diferenças de postura:
01- “Vencer” implica em sobrepor sua força sobre a do adversário. “Não perder” pode ser feito por outros caminhos …
02- A paciência do seu adversário pode ser destruída??? Este pode ser um caminho … se a sua paciência for frágil você vai ter problemas em ser “kato”!
03- “Fulano” tava jogando bem até que perdeu o braço!!! E aí perdeu o jogo!! … Para o “kato” o interessante é descobrir como fazer para o “fulano” perder o braço…
04- Normalmente temos uma jogada chamada “bola de confiança”!! É aquela que usamos nas horas mais tensas. Se o “kato” descobrir como que o atacante perca esta “bola de confiança” pode ser que ele perca sua confiança como um todo …
05- Onze pontos passam muito rápido… O “kato” tem que descobrir os pontos fracos muito rapidamente. Não dá para ficar testando no jogo. É importante observar o jogo do adversário antes para chegar já com uma estratégia definida!!
06- Interessante observar que a movimentação do “kato”, na mesa, é diferente do atacante. Normalmente se impulsiona muito para frente a para traz, diferente do lado a lado. O treino e condicionamente deve ser voltado a esta realidade. Em vez de apenas o tradicional “canto a canto”, tem que treinar muito o “vai e volta”.
07- O “kato” gosta muito de treinar bola longa… mas é na bola curta que ele tem que “sobrar” em relação ao adversário. Afinal, quando o atacante resolver “encurtar” a bola é sinal que ele já está com problemas e tá tentando uma saída. Se o “kato” for lá e colocar uma bola simples e fácil, não adiantou nada complicar…

Bem… são opiniões pessoais. Se forem úteis, ok!!

Abçs.

madeira def ou no máximo all para poder ter alguma velocidade no ataque…
eu acho mais difícil dar kato com pino, porém o estrago é BEEEEEEM maior, dependendo da bola você pode abrir ela caso seja curta, pinos longos muito bons são o phantom 0011 e 0012 da yasaka, o novo boomerang do Dr Neubauer, e o destroyer da Stiga ( se não me engano é stiga), porém não vejo nada de errado usar um pino médio como um 563 que entorta (não tanto quanto um longo, mas BEM mais do que um pino baixo)e faz a bola cair bastante…
madeira, eu sinceramente não sei nada de madeiras para clássico, e lisa uma chinesa iria bem, mas acho que isso vai muito mais do gosto de cada um