Material peculiar: SEPTEAR + Tenergy64 (for) + TG3neo (back)

Há um ou dois anos me aventuro pelo mundo classista, contudo, meu histórico de material é o seguinte: sempre joguei com caneta japonesa quadrada, tive várias madeiras como Layer Speed, Aeolus, Nittaku A e, por fim, Kim Taek Soo. Também já usei caneta chinesa como P700, Takim, Yoshida Kaii e Stiga Optimun Carbo.

Quando iniciei no clássico fui logo de P700 com Sriver (for) e Sriver fx (back) e, evidentemente, desisti, pois não conseguia fazer recepção e não jogava uma bola na mesa usando o back. Ainda, achei o conjunto muito pesado e difícil de manusear.

Troquei para um conjunto mais apropriado ao aprendizado, Septear + Tackfire Drive (for) + Tackness Chop (back). Aqui comecei a sentir prazer, pude desenvolver as técnicas do jogo clássico para tornar-me competitivo, mas agora sinto necessidade de trocar as borrachas que não mais me atendem.

Quero mais velocidade no for para desenvolver rallie e no back muito efeito, já que uso o back praticamente como golpe preparativo, ou seja, cozinhadas pesadas para deslocar o adversário e, também, criar oportunidade de atacar de for (virada - mawarikomi), acho até que essa característica, pra compensar a deficiência do back, tem origem na escola de caneteiro.

Então, pensei em usar a Septear com Tenergy 64 (for) e Skyline TG 3 NEO (back), até pesquisei bastante no fórum sobre tais materiais, mas nenhuma análise específica para este conjunto, por favor, gostaria de opiniões. Desde já agradeço.

Você citou apenas a situação em que pretende atacar (cozinhar deslocando o adversário e preparar para o forehand), mas não se esqueça que precisa também defender. E na hora que for preciso bloquear a TG3 Neo não será a melhor alternativa para isso. Eu indicaria uma borracha de back mais dinâmica, por exemplo, a Baracuda. Ela gera mais spin que a maioria das tensionadas européias e eu a considero ótima para o backhand, seja para bloquear ou atacar.
No lugar da Tenergy 64 eu colocaria uma menos nervosa, afinal a Septear (7 folhas) é rápida e tem peso concentrado na cabeça, podendo ficar um conjunto veloz demais. Eu colaria uma Omega 3 Euro no forehand. Além de ser mais controlável é bem mais barata que as Tenergys.

p.s.: Treine o backhand. Se for virar classista com back ruim é melhor voltar a ser caneteiro.

Humilde sugestão para o back: DONIC DESTO F3 BIG SLAM… Ótimo controle e spin para quem é novo no estilo que usa as costinhas ( classineta e clássico ).

Realmente, estou quase convencido que chinesa no back (TG 3 neo) não será a melhor alternativa, mas vou pedir mais algumas opiniões.

Gostaria de encontrar uma borracha que não fosse pesada, prefiro um material leve que possa manusear com facilidade. Não gosto de jeito nenhum de borracha mole, prefiro mais firme.

Busco bastante efeito porque utilizo muitas jogadas em cima da mesa, principalmente cozinhadas, mas também utilizo stop e flick quando a oportunidade aparece.

O drive (back) não é o meu ponto forte (vou treinar pra aperfeiçoar), mas consigo direcionar a bola com certa “precisão” aonde o adversário não espera ou não está preparado para efetuar um ataque potente (isto, é claro, relativamente).

Vislumbro o jogo de curta e média distância, ou seja, de um a dois metros da mesa, raramente me afasto mais que isso, só mesmo quando não há alternativa, pois não sou de desistir do ponto.

Gostei muito da opção dada pelo grande Nakata que foi a “Baracuda”, será que poderiam fazer um confronto com a Tackfire Drive em termos de peso, maciez, efeito, velocidade, jogabilidade (características marcantes) e durabilidade.

Ressalto que por não trocar de material constantemente não me importo com o preço, mas com qualidade e durabilidade, por isso, pesquiso exaustivamente antes de qualquer aquisição, é triste o arrependimento.

Quanto ao for sinto muita confiança em chamar o jogo pro rallie, então, creio que a Tenergy64 seja uma opção, apesar não ter nível profissional acho que dá pra domá-la a contento.

Não sei se é necessário dizer, mas minha principal jogada é o saque (tenho bastante variação e eficácia) e, depois, o forhand drive (de velocidade), é onde consigo um diferencial.

Finalmente, vou utilizar o material adquirido até o último gole, não pretendo trocar, por isso, quero algo que vise um “plus”, será que ajudaria se escolhesse borrachas de alto rendimento, contudo, de menor espessura?

Muito Obrigado.

Pessoal, por favor, alguma opinião para me ajudar na escolha.

Mais uma idéia me ocorreu, será que (analisando o que já foi exposto) não encaixaria bem na Septear ST uma Tenergy 64 de 1.7mm (for) e uma Tenergy 05 de 1.7mm (back), visando inclusive diminuir o peso e aumentar o controle. As borrachas nesta espessura mudariam muito o comportamento do material? Para que tipo de jogo serve este conjunto?

Outra possibilidade seria utilizar Tenergy 64 de 1.9mm (for) e baracuda de 1.8mm (back), quais vantagens e desvantagens sobre o material acima?

Todas as respostas serão bem vindas. Obrigado.

Você pode ser quiser usar borracha mais firme ou dura e chinesa, a Globe Super 999 só que de 1.8mm, porque você terá bastante efeito nos movimentos de Drive, bastante controle na defesa e sendo de 1.8mm, que eu como classineta ainda uso no back, ela fica mais leve. Apesar de ser chinesa não faz muito esforço no movimento, é só raspar para gerar um loop com muito efeito, velocidade e como você quer jogar próximo, a média distância como eu faço, acho que ela seria uma opção para você, é só experimentar, sendo muito barata.

Grato.