Alguem sabe me dizer qual a tinta que usa para pintar uma mesa? Apos o MDF, coloca uma mão de sulface? Depois a tinta?
tb quero saber, se alguem souber manda uma msg pra mim !
Tenho um amigo aqui em BH que pintou uma Klopf de 20 mm e utilizou tinta automotiva, ficou legal e como ele trabalha com pintura não teve problemas, porém, eu há muito tempo comprei uma mesa meio vagabunda e para melhorar ela, lixei ela toda com uma lixa um pouco mais grossa, depois apliquei massa de madeira, depois do periodo de secagem, lixei novamente com uma lixa nem tão fina e nem tão grossa, mais menos grossa que a da primeira lixada, depois apliquei uma mão de massa corrida bem fina, esperei secar, e ai sim lixei com uma lixa bem fina, e depois pintei, para a pintura utilizei, tinta novacor dessas que vai em piso. todos que vinham aqui em casa focavam espantados com a velocidade o pique e a pintura, realmente ficou muito bom, mais depois disto tive a oportunidade de comprar uma mesa Hobby de 25mm ai vendi essa.
A massa corrida, não deixa deslizar e dá uma velocidade, a mesa era tipo as speedo de 10 ou 15mm. ficou bem mais rápida que antes.
Abraços,
Bob
O BOB tem razão, a tinta que fica mais parecida com a original é a automotiva, qualquer outra a bolinha fica agarrando, o que me leva a acreditar que o maior segredo das mesas é a pintura.
Já houve um topico onde falaram isso. Ainda comentaram q a melhor pintura das mesas nacionais é a feita pelo Hobby. A tinta deve ser segredo industrial
Até me lembro que alguém comentou por mp sobre a tinta ser uma mistura tão secreta como a fórmula da coca cola
Eu já vi muitas mesas soltando tinta, quando a mesa não é bem feita.
comprei uma mesa butterfly
25mm mdf, com rodinhas e tal, de campeonato…
e pra minha surpresa, era soh cortar alguma bola alta espirrada que:
bolinha azul suave na bolinha !
absurdo !
fora isso
só em poucos campeonatos que joguei com uma mesa tao boa !
unico porem, é que apesar das rodinhas, se precisar realmente mudar ela,. os danos sao inevitaveis, pesa 100kgs !
bolinha azul na bolinha:
quis dizer que com batida forte, a mesa marca a bolinha…
enfim… a tinta sai… (de leve, fraquinho, não chega a marcar a mesa nem nada - é normal ? )
e realmente como citaram aqui, da pra notar se olhar bem de perto e acompanhar as linhas, que ela é pintada com algum tipo de spray, como pressurisador automotivo…
dificil ser diferente ne… na pincelada que nao ia ser ne hahahaha
pensei em passar verniz pra nao sair mais tinta ( nao sei se é pq eh nova tambem… talvez depois de bater uma vez algo no lugar nao saia mais nas proximas batidas… ou talvez depois de passar um pano umido tambem pare… só limpei com pano seco ate agora…)
mas acho que é melhor deixar como tá pq ela é perfeita em qualquer ponto dela a bola pinga igual, e sem desvio nenhum em nenhuma parte, alem de pingar muito bem tambem…
o segredo pra quem quer comprar uma mesa, eu acho que alem da tinta, é principalmente o material.
a maioria das mesas é de compensado, ou de serragem com cola.
o ideal eh MDF, mesmo que nao tenha 25mm,
uma de compensado de 25mm é inferior a uma de mdf 15mm por exmeplo.
e tem mesa de mdf de 15mm por 300 reais no ml por exemplo.
acho melhor do que compraruma hobby basica de compensado de 500 reais
No inicio sempre acontece de um pouco da tinta da mesa marcar a bolinha, eh normal. Depois de um tempo reduz bastante. Nem se preocupe com isso.
E não passe verniz na mesa. Pode aumentar o atrito da bola com a mesa, daí ta feita a besteira. Explico: qualquer drive com bastante efeito q algume fizesse a bola ia quase sair rolando ou explodir pro lado se tiver algum sidespin.
Olá amigos :
Eu tenho em casa 1 mesa de MDF 18mm que equivale a 1 mesa de 25mm(pelo menos no peso). Ela não está pintada, mas da pra jogar do do jeito que está. Não tem muita diferença para outras mesa.
Eu sei que postar essa matéria vai causar certo impacto, mas não são todos que tem capacidade e tecnologia (ferramentas, material de pintura, etc) de contruir mesas ´caseiras´.
MDF : O grande problema desse material não é a pintura e sim da ocorrência de deformação devido ao peso (fica abaulada).
Bem, a maneira de evitar a deformação é a montagem da mesa em um quadro com recuo de 5 ou 10 mm da borda (podendo ser sem recuo) feito com sarrafos de madeira resistentes como cedro ou pinho.
Fixação do quadro: Através de cola e cantoneiras em alumínio ou outro metal fixadas com cola e parafusos curtos.
Os pés : Optei pelo sistema ´X´ com recuo das quinas da mesa, pois os pés ficam guardados separadamente da mesa.
A pintura pode ser executada das formas já comentadas neste forum.
Abaixo uma tabela de peso das chapas de MDF tamanho padrão 2,75m por 1,83m :
12mm - peso médio 49 kilos – R$ 105,00
15mm - 56 kilos – R$ 125,00
18mm - 76 kilos – R$ 145,00
25mm - 105 kilos – R$ 220,00
- preços médios do mercado.
Bem, eu omiti outros segredinhos sobre a construção das mesas, pois me foram passados por amigos que trabalham na indústria de móveis. Creio que todo mundo tenha um amigo moveleiro e talvez possam consultá-lo.
OBS: A tinta automotiva deve ser fosco.
Marcos
Olá, boa tarde!
[i]Então Marcos, não fugindo muito do tópico principal, mas dentro de sua fase de construção - estou pensando em adquirir uma mesa para mim.
Visto que aparentemente você parece ter alguns conhecimentos desta área, gostaria da sua opinião, de seus pontos de vista e de alguns conselhos:
Quais são as vantagens em comprar uma “mesa caseira” (feita por marceneiros naturalmente) e uma da loja? Você poderia elencar (se tiver à mão) as vantagens e desvantagens deste pensamento. Quem quiser falar à respeito, por favor, fique a vontade.[/i]
Procure não comprar uma mesa mais fina q 20 mm, pois são mesas muito lentas e ficma ruins para algo alem de ping-pong descompromissado. Uma boa opção eh a Hobby que fabrica as melhores mesas do Brasil. Eles tb fabricam as mesas q a butterfly vende aqui.
Se você puder, é melhor comprar mesa de loja, pois a chance de vir ruim é pequena. Se for comprar mesa caseira, tente testar a mesa antes. Eu compraria uma mesa caseira se pudesse testar por pelo menos 2 semanas, pra checar seus defeitos, qualidades e durabilidade.
A mesa da hobby é de boa qualidade, geralmente tem um preço acessível.
E siga o conselho do mola, nao compre mesas menores que 20mm. Eu treino em 25mm, quando jogo em 20mm tenho muita dificuldade.
use uma base de primer e depois pinte com esmalte acetinado.