Material para mudar de estilo

Seguinte, carrego meus anos de ping-pong durante os treinos e por isso tenho muita dificuldade em “puxar” (colocar top-spin) a bola no golpes. Meu técnico (muito bom diga-se de passagem) fala que meu estilo é assim, bater chapado. Ele ainda disse que é muito difícil mudar de estilo principalmente por eu ter muitos vícios de ping-pong e que seria melhor eu aprimorar o meu estilo.

Mas quero muito aprender a colocar bastante top-spin nos drives e loops.
Então eu pensei, por que não comprar uma borracha chinesa daquelas chicletes que são lentas e grudentas? Assim eu seriei forçado a colocar top-spin. Estou certo? Borracha chinesa vai me ajudar?

Outro motivo para uma borracha mais lenta e grudenta seria para melhorar meu saque.

E quanto a madeira? Estou atualmente com uma KWS Balance Penholder + Sriver 2.1mm.

Além do material, alguma dica de treinamento também?

Outra dúvida de carona. Hoje bati bola com uma madeira de nome Chantelom (não sei se é assim que escreve). É no formato caneta japonesa quadrada e se não me engano, é da Butterfly. Alguém conhece essa madeira? EU GOSTEI MUUUITO DELA! Muito macia! Suas fibras eram muito compactas e uniformes. Uma delicia de raquete, tem um feeling que nunca vi antes, muito macia. Estava om uma Yasaka Mark V Soft. Que madeira é essa?

Nao tenho experiencia, entao vou colocar puramente minha opiniao.

Oq vc teria q fazer realmente é treinar o movimento, q influencia muito mais o topspin correto do q o material, a borracha chinesa realmente dá um topspin com muito mais efeito, quando jogo com a Sriver FX e a Hurricane3, parece q quando do o topspin com a Hurricane a bola sobe menos quando bate do lado adversário, acredito pq q vai com muito mais efeito, mas mais lenta já q nao uso cola rapida.

Quanto a madeira nao conheço a balance, tenho um KWS de hinoki, tente bater bola com uma de hinoki pra ver se vc sente diferença.

Abraço.

Eu acho que o teu estilo de jogo é não abusar de efeito e partir para a velocidade assim como eu fiz… não importa quão bão o outro jogador seja se você impor muita velocidade não tem como ele querer botar a bola “bonitinho” na tua mesa…

E também a sua raquete é boa demais pra mudar. Acho que você deveria mudar de estilo primeiro e ver se erra muito ou não e só depois comprar uma raquete nova.

[quote=“funfile”:11zvj7v7]Eu acho que o teu estilo de jogo é não abusar de efeito e partir para a velocidade assim como eu fiz… não importa quão bão o outro jogador seja se você impor muita velocidade não tem como ele querer botar a bola “bonitinho” na tua mesa…

E também a sua raquete é boa demais pra mudar. Acho que você deveria mudar de estilo primeiro e ver se erra muito ou não e só depois comprar uma raquete nova.[/quote]

Obrigado pelo post.

Velocidade é ótimo, mas top-spin… Eu prefiro defender uma porrada chapada (que vem com velocidade estável e quase constante) do que um drive forte que ao bater na minha mesa acelera muito.

Obrigado quanto a raquete! Gosto dela e da madeira dela (Kiri) mas experimentei uma de Cypress e gostei muito mais. Quero poder testar uma caneta de Hinoki para ver como é também.

Será que é eficiente usar uma caneta japonesa com borracha chinesa?

Estou de olho numa RITC 729 SP. Ela é a antiga chamada de 729 Wang Nan só que com esponja japonesa. Alguns sites descrevem essa borracha com uma das que produzem mais efeito dentre todas. E por ter borracha chinesa e esponja japonesa ela deve produzir bastante efeito tanto mecânico (esponja) quanto de top-sheet (contato c/ borracha). Me corrijam se estiver errado.

A Cypress é feita de Hinoki.

É claro q existem várias qualidades de Hinoki, se vc observar verá q há uma grande variação de valores entre os modelos de cypress, quanto mais perfeito mais caras são. Mas mesmo as mais simples de hinoki já sao boas.

Olha, pode parecer estranho, mas existe outro caminho tb…
Tente uma borracha (na sua kiri atual) mais macia, isso mesmo, tipo sriver fx, donic silver e afins… Com a esponja mais macia, vai te ajudar a sentir o ponto ideal pra que o giro aumente, ângulo de raquete e etc…

Ao menos minha “escola” foi essa, antes d ir pras chinesas (coisa que estranhei demais).

[]´s

Obrigado pela ajuda pessoal.

Mutley-BR, vou tentar usar uma destas. Provavelmente será uma Sriver FX já que parecer ter disponível a pronta-entrega por aqui. Que espessura? 2.1? MAX?

Grato pela atenção.

Provavelmente era a CHIANG PENG LUNG… :smiley:

olá,

por experiencia posso dizer q vc pode comprar todas as borrachas do mundo e não vai acontecer nada, tem q treinar o movimento.
Costumava colocar as bolas com muito spin e loop, daqueles q o cara empurra e bola vai pra fora da mesa e o cara fica imaginando porque foi pra fora. Porém quando mudei pra classineta, apareceu um treinador q era adepto do bater chapado, mandava treinar batida até em bolas com efeito backspin: bate no tempo certo q a bola passa fácil, dizia ele. Ocorre q com o tempo vc fica com mania de bater em todas as bolas, fica até bom pois dificilmente o adversário consegue defender, só q o erros costumam aumentar demais.
Quando resolvi parar de bater, nos treinos tudo bem, nos jogos porém começava a bater chapado de novo. Tive q ficar treinando alguns meses e agora a coisa está voltando a ficar mais fácil, coloco drive quando preciso e a bater chapado quando é mais eficiente.
Portanto meu caro Bubux, única forma de vc aprender a chutar de esquerda é parar de usar a direita por algum tempo, até aprender a usar as duas pernas.

abraços

Gostei da Resposta Isaovet…!!! show de bola…!!!

Abraço!!