Material de chopper

Um chopper ou kateiro, da muito efeito em seus chops, o q q adianta usar pino q da pouco efeito, ele vai defende uma bola meio seca e vai se facil otro i dando porrada cada vez mais forte, e como eh o saque de um pineiro?

Olá guivolp,

Porque os defensivos usam pino (longo)? Ao contrário do que você pensa o pino “dá muito efeito” sim. Na verdade, este tipo de borracha se aproveita da potência do golpe alheio, ou seja, quanto mais efeito e velocidade o adversário aplica na bola no momento do ataque, mais efeito (por baixo) a bola terá no seu retorno. Por isso é muito comum (eu que o diga) o pessoal jogar contra katos dando pequenos “balõezinhos”, ou seja, bolas meio altas e com pouco efeito (estas bolas “morrem” próximo à mesa), assim o defensivo não conseguirá devolver a bola com muito efeito. No último Campeonato Brasileiro eu joguei contra um camarada do Rio de Janeiro chamado Eduardo Oliveira (CTC), que atuou exatamente dessa forma… Ele me venceu facilmente porque usou a tática correta. Como meus ataques não entravam, fiquei perdido à mesa.

O pino tem outra função também, e acho que esta é sua principal: aumentar a alternatividade de efeito na devolução da bola. Jogando com uma borracha lisa e com um pino longo o defensivo tem uma gama enorme de alternativas no momento de aplicar o golpe, o que deixa desnorteado, principalmente os atletas menos experientes.

O pino longo “dá” tanto efeito que eu o utilizo em ambos os lados (forehand e backhand) no momento de defender. É bem mais fácil lidar com as bolas com muito topspin com o pino do que com a borracha lisa, por isso o defensivo precisa saber girar muito bem a raquete, para que possa alternar a borracha com a qual irá golpear. Para enganar o adversário o pino torna-se uma boa alternativa até para sacar. É muito comum eu pegar o adversário completamente desprevenido quando eu saco com o pino.

Bem, tinha um monte de coisa pra falar, mas acho que isso é o essencial.

Abraços,

Mazinho

Obrigado, e um pineiro poderia bota um pino curto de um lado pra ataca e longo do otro pra defende ai ele treinava pra se agil com as pernas pra i pro lado certo :stuck_out_tongue: