Alguem sabe diser qual o material que os integrantes da seleçao chinesa estao usando pos o banimento da cola rapida?
Muito obrigado.
Amigo, bom dia…
Isso que você está perguntando é praticamente impossível de saber, pois todo mundo sabe que os materiais que os Top’s usam nem se comparam com o que é vendido a nós meros mortais…
Abraço!
A maioria deles continua jogando com Hurricane no fore, sendo que com booster.
Ma Lin, Wang Hao e Zhang Jike usam Bryce Speed no back, com booster tbm.
Ma Long usa Tenergy 64 no back, madeira Timo Boll Spirit.
Zhang Jike usa Viscaria e Haifu Whale3 no fore.
Wang Hao e Ma Lin continuam aparentemente com as mesmas madeiras.
O Liqin andou usando uma madeira Stiga V1 depois do mundial de osaka.
Agora, como foi dito acima, a maioria dos materiais que eles usam são versões especiais… dificil conseguir igual.
Descobrir o material dos top’s é a busca do “Santo Graal” mesatenístico…kkkkk
Graaaaaaaande AlexandreMonteiro!!! Me matou uma curiosidade de muito tempo!!!
Tive algumas surpresas, mas uma coisa me chama a atenção e acho que vc pode me esclarecer. Em que pé está a regularidade destes boosters que vc cita? São aprovados internacionalmente, rola mutreta, os testes não pegam? Gostaria de saber o que realmente acontece nas “altas rodas” em relação a isso hehehehehehe.
Um abraço e muito obrigado!!!
Recebe minha indicação para o prêmio “Metáfora do ano - temp.mesatenista.net” hehehehehe.
Abraço!!!
Alcir,
Os Booster não são aprovados pela ITTF, porém não são detectados pelo ENEZ pois contém baixo teor de VOC’s.
Estima-se que 70% dos top 100 estejam usando Boosters por conta própria ou estejam recebendo borrachas tunadas dos seus fornecedores.
Abraço
Já existe (faz algum tempo), outros tipos de “detectores de substaâncias irregulares”.
O ENEZ (que inclusive postei fotos aqui), foi o primeiro, mas outros como ROC, já detectam mais algumas substâncias.
QUanto ao material dos jogadores, sim sao diferentes dos que nós usamos, mas é bom que se diga, que nao é mais como antigamente (levava-se muito mais tempo p/ “soltar” os materiais novos)…
A borracha atualmente mais usada pela seleção chinesa, é a Whale III, que “já vem tunada de fábrica” , que inclusive o Mazinho vendeu algumas na Copa Brasil de SBC.
O restante é questao de patrocinador…
[]'s
[quote=“AlexandreMonteiro”:2odgverd]Os Booster não são aprovados pela ITTF, porém não são detectados pelo ENEZ pois contém baixo teor de VOC’s.
Estima-se que 70% dos top 100 estejam usando Boosters por conta própria ou estejam recebendo borrachas tunadas dos seus fornecedores.[/quote]
Entendi cara. São as famosas brechas de regulamento/lei. Está bem claro nas regras que a forma de controle oficial é o ENEZ, e se ele não pega, tenha-se ou não materiais não homologados, a raquete é aprovada. Ou seja, legal não é, mas se os controles oficiais não identificam, legalizado está hehehehehehe.
Quando à sua estimativa, lembro de uma conversa que tive com meu amigo Koji (usuário edsonkojitamasiro aqui do site), onde comentávamos sobre o banimento da cola. Ele dizia: “eu andei vendo uns vídeos aí e vi os chineses fazerem umas coisas que não dá para fazer só de braço não” hahahahahahah. Pois então, tb desconfiava do uso dessas substâncias, mas não gosto de tirar conclusões precipitadas.
Abraços e muito obrigado novamente.
A ITTF tem tentado pegar quem burla a regra olhando a espessura da borracha. Sendo que muitos estão passando booster em borrachas mais finas e aí fica dificil passar dos 4mm de espessura total.
Sendo Enez ou outro aparelho, eu acho é que a ITTF deu um tiro no pé.
Imagine o seguinte cenário (hipotético):
Final de Campeonato Mundial: Maze x Ma long, transmissão ao vivo do canal ESPN para vários países do mundo.
A ITTF pega suas raquetes antes do jogo para testá-las. A do Ma Long não passa no teste mas ele pode pegar uma reserva para jogar, desde que passe por um teste pós-jogo.
Ma Long vence o jogo visto por milhões de espectadores por todo o mundo, mas após jogo sua raquete não passa no teste. Será que isso seria bom para a imagem do esporte e para sua tão sonhada popularização? Será que a ITTF não colocaria a sujeira de baixo do pano?
Não estou entrando na questão se é certo ou errado banir a cola rápida, no que seria correto a ser feito nesse caso. Só acho que esse cenário nos trás muitas dúvidas da legitimidade do esporte. Se todos os atletas do circuito sabem quem está e quem não está jogando fora das regras, será que os dirigentes não sabem?? E os fabricantes que já fornecem suas borrachas “dopadas”???
abraço,
Um dos caminhos que a IITF está “tentando adotar” tem relaçao com “aquele número esquisito” que tem nas borrachas mais recentes…
Fica dentro de um retângulo com tamanho definido (para cada fabricante), e com isto “ela espera” que possa “pegar” aqueles atletas que “esticam as borrachas” seja usando ou nao artifícios diversos.
Mas até agora nao vi nada “em termos reais” …
[]'s
[quote=“Alcir”:3ga3tgis]Quando à sua estimativa, lembro de uma conversa que tive com meu amigo Koji (usuário edsonkojitamasiro aqui do site), onde comentávamos sobre o banimento da cola. Ele dizia: “eu andei vendo uns vídeos aí e vi os chineses fazerem umas coisas que não dá para fazer só de braço não” hahahahahahah. Pois então, tb desconfiava do uso dessas substâncias, mas não gosto de tirar conclusões precipitadas.
Abraços e muito obrigado novamente.[/quote]
Mas o Koji usa as borrachas chinesas “antigas” , existem modelos bem mais rápidos dos que ele usa… o problema é acostumar com elas…
Já faz um tempinho que ele abandonou o “lado negro da força” (créditos: Mutley-BR) hehehehehehe. Agora ele está jogando com borrachas japonesas, a não ser que já tenha mudado de novo em bem pouco tempo. Mas realmente ele usava as chinesas antigas, e era muito engraçado ouvir ele reclamando (com toda razão) do tanto que elas faziam com que ele se desgastasse hahahahahaah.
Só que o comentário que ele fez não tinha nenhuma relação (comparação, etc.) com o material que ele usa. Era só uma prazerosa “fofoca técnica mesatenística”, sem nenhum tipo de ressentimento heheheheh.
Seu exemplo foi muito interessante e a questão que vc levantou é ainda mais. Não sou contra o banimento, muito pelo contrário, mas acho que os procedimentos de teste pré-jogo tem muito por serem aperfeiçoados, visando torná-los mais rápidos e precisos.
E quanto ao conhecimento dos dirigentes e dos fabricantes, entra numa questão ética complicada. Infelizmente, destes atores acho que não pode se esperar nada em termos de acertar os ponteiros. Apenas controlar e punir está longe de ser a melhor forma de lidar com a situação, mas enquanto não se criar nenhum sistema eficaz para (principalmente) prevenir e tratar fraudes, acho que melhor é agilizar e apurar os controles e definir medidas corretivas. Pode parecer exagero este tipo de preocupação, mas a verdade é que esporte profissional tem que ser tratado de forma séria, e pela falta disso é que muitas vezes as coisas não funcionam.
Abraços!!!
NMO a ITTF errou feio ao proibir boosters. A cola rápida ainda vai, havia um argumento relacionado a saúde dos atletas que tinha razão de ser.
Mas os boosters nunca fizeram mal a ninguém e dificilmente são detectados, seja pelos aparelhos existentes ou pelos procedimentos adotados atualmente.
Todas essas mudanças tem o mais forte argumento por trás: o lucro dos fabricantes, pois se o objetivo final fosse mesmo o aumento de ralis bastava se usar a rede de 17,25mm que é usada em competições de Large Ball, ou então diminuir a espessura total das borrachas. Qualquer das 2 medidas tornariam o jogo bem mais lento e com maior tempo de bola em jogo.
Ops, só p/ não fugir muito do tópico… Não sabia que Ma Long estava com TBS. Da última vez que eu vi um jogo dele ele usava uma Rutis da Nittaku.
O Ma Lin eu vi que ainda usa uma Yasaka Extra Offensive e o WH, uma Dipper… pelo menos o cabo é da Dipper.
Depois do mundial o Ma Long trocou para a TBS e pôs uma T64 no backhand, antes ele usava Nittaku no BH.
Bem que tava certo na minha intenção em usar a 64 no back… heauehauhauhauhuaheuah
(so pra zuar)
[]´s
Ai alexandre monteiro aonde vc conseguiu essas fotos e informações sobre os materias da seleção chinesa?
Sobre a diminuição da espessura ( de 4 mm p/ 3mm por ex) já faz tempo que muitas pessoas (inclusive eu), achávamos que seria a medida correta, até antes de mudar o tamanho da bolinha (que para mim tb foi um tiro no pé).
Já sobre a altura da rede acho extremamente difícil, pois, para quem desconhece, a altura da rede “nao é chutada”, ela tem um motivo para ter exatos 15,25 cm.
Isto sem contar que a rede de 17,25, traria muito mais benefício, para um estilo de jogo específico (caso dos kateiros).
No caso da modalidade Large Ball, acredito que tb eles terão que re-pensar em algo, pois quando a modalidade iniciou-se, o jogo era bem mais lento, e em função da tecnologia de materiais, foi ficando cada vez mais veloz, então, apenas p/ concluir, bolinha maior, rede maior, e material tecnologicamente melhor, no fim, vai ficar na mesma…é preciso, conforme “as coisas vao evoluindo” ir evoluindo as regras tb…
Sobre os boosters, o problema que eu vejo é :
Se a regra é para todos, entao, que ninguém use, mas já que nao é possível “confiar na integridade das pessoas” entao que se permita que todos usem… o que nao pode é uns usarem e outros nao… acho que neste ponto todos concordam…
[]'s
[quote=“Doc_SP”:3e85blnt]Já sobre a altura da rede acho extremamente difícil, pois, para quem desconhece, a altura da rede “nao é chutada”, ela tem um motivo para ter exatos 15,25 cm.
Isto sem contar que a rede de 17,25, traria muito mais benefício, para um estilo de jogo específico (caso dos kateiros).
…
Sobre os boosters, o problema que eu vejo é :
Se a regra é para todos, entao, que ninguém use, mas já que nao é possível “confiar na integridade das pessoas” entao que se permita que todos usem… o que nao pode é uns usarem e outros nao… acho que neste ponto todos concordam…[/quote]
Tb não acho que aumentar a rede seria uma boa solução para essa famigerada questão. Aliás, eu acho que no intuito (já nem sei se tão bom) de tentar nivelar/“acessibilizar” o esporte, pode-se começar a inventar tanto que vai se criar um monstro, pq como pelo menos eu estou vendo, a velocidade e o domínio chinês (esse muito pelo contrário) não estão diminuindo. Acho que talvez seja hora de perguntar “será que isso é o necessário?”, “será que esta é a causa raiz?”.
Mas uma coisa tb é fato, como o próprio Doc_SP estava dizendo, regras são feitas para TODOS. Então, ou se desenvolve um método eficaz de identificar o uso do booster e se proíba ou se permita de vez a sua utilização (o que sinceramente eu acho a melhor opção). O que é idiota, na minha opinião, é aquela coisa de que todo mundo usa e sabe que se usa, mas (principalmente) a federação faz de conta que não sabe. Aí é que mora o profissionalismo que eu comentava acima.
Abraços!