Material certo para começo?

Eu sou de florianopolis / santa catarina tenho uma mesa em casa a quase 2 anos, joguei sempre com uma raquete bem´podre q nem eh emborrachada da speedo, agora em dezembro comprei uma sunflex mandarin, com 4 velocidade 5 efeito 8 controle, sou caneta, um dos 4 melhores do meu colegio inteiro e pretendo começar a treinar a serio, gosto de dar drives, com bastante velocidade, essa raquete da sunflex eh boa para o meu começo?

eu comprei uma raquete caneta agora em dezembro apesar de joga a muito tempo com uma raquete podre da speedo e nao sei se pego com os 3 dedos atraz um em cima do otro, separado ou meio a meio, alguem sabe o mais certo ou depende de cada um???

Segure do jeito que for mais confortável pra você, e que você sinta mais segurança em executar os golpes. O tênis de mesa é um esporte que permite ao atleta que seja ele mesmo, se expressando corporalmente da maneira mais pessoal posível.
Não há regra nehuma quanto á empunhadura.

e a raquete q eu uso eh adequada para começar?

Seria melhor vc trocar pelo menos a borracha, compre uma borracha de uma marca boa…Para aprimorar os drives e poder treinar num nivel melhor…

Tbm sou de florianopolis, jogava a uns 5 anos atrás e agora estou procurando um lugar para treinar, sei que tem um gináiso municipal de tenis de mesa aki, mas sempre tive preguiça de ir ver …tem uma mesa no meu prédio tbm , mas naum tem ninguém pra treinar comigo, o pessoal que eu conheço mal joga ping pong imagine tenis de mesa, intão fica mto sem graça…se vc quiser jogar podemos marcar dia e hora …qto a raquete, tbm recomendo a trocar …como iniciante vc pode comprar as pre-assembled (raquete+borracha) que são mais baratas …depois de um tempo pode comprar madeira e borracha separados …qto a trocar a borracha da raquete que vc tem, dependendo da raquete naum vale a pena borracha boa em raquete ruim …

a minha da sunflex eh pre-assembled uauhuhauhhau, e newtonhissanaga vc mora em q predio? derrepente eu conheço, eu vo treina no ginasio municipal, q era pra abri dia 2 dai eu fui la todo feliz de bicicleta andei uns 5km ateh la dai tava la o recado na janela: voltaremos a operar dia 16/02 to sem faze nada aki

Se a sua madeira for caneta, não recomendo tanto a troca de borracha quanto no caso de ser clássica. As Sunflex caneteira são em sua maioria bem vagabundas, fininhas de uma madeira que parece compensado. Já as clássicas tem um formato bem comfortável ( lembra alguns modelos da Stiga, se não fosse pela “cabeça” um pouco mais estreita), e ficam muito boas com borrachas Mark V, Sriver e afins usadas.

Ahhh, compra aquelas raquestes montadas de marca boa…
Tem uma madeira muito boa pra iniciante, uma YASAKA nacional, é quadradinha, rapida e com uma borracha boa pode acarretar em bons drivers. Tenho um amigo numa posíção até que expressiva no ranking pernambucano que adotou o uso dessa madeira nacional.

Gostaria que o autor desse forum
se especificasse “Material para comeco”
pq vc esta falando comeco para uma pessoa mais velha q esta querendo jogar por diversão ou vc quer dizer
para uma Crianca Iniciar?

Gostaria que vc me respondesse isso

Obrigada

GaBi_LdNa

Já tive uma Sunflex, só que era a Samurai (uma abaixo da Mandarin).
Ela foi muito importante pra mim nos 2 ou 3 primeiros meses.

Porém, aconselharia vc a jogar com uma raquete melhor. Vc deve ter pago em torno de R$ 40 na Mandarin, com o mesmo dinheiro vc conseguiria uma raquete boa usada.

No começo vc deve apanhar muito com ela, porém se tiver alguém q tenha uma mínima noção te ajudando, e principalmente, como força de vontade vc aprende a jogar com ela e em poucas semanas já vai estar acostumado.

Só pra completar, vou deixar alguns comentários sobre as raquetes da Sunflex. Elas tem uma velocidade média, q engana mas não convence. Qd novas puxam muito, mas com pouco tempo perdem td o efeito. Daí pra frente vc só vai ter batidas secas.

As madeiras são horríveis (pelo menos as canetas), a não ser q vc queria jogar chapando td, e msm assim um dia vai ter q mudar de madeira. Conheço uma alma vivente que joga com uma madeira parecida com essa da Sunflex (daquele q tem noções de TM), só que ele é baixo, rápido, joga perto da mesa a base de golpes secos e fortes. Mas como disse, a madeira dele é parecida com a Sunflex, mas tem outras características q a creditam e se encaixam no estilo específico de jogo dele.

Eu paguei exatamente 40 reais na mandarin e na so tennis tava 59 reais, mas olha soh, essa foi a melhoooor raquete caneta da cidade q eu axei :frowning: :frowning: :frowning: e GaBi_LdNa eu tenho 15 anos e quero começar a treinar a sério

Meu caro guivolp, q legal vc quer comecar a jogar tenis de mesa
então para vc q nunca treino eu t recomendaria uma raquete tipow
Madeira Donic Diablo
Borrachas Stiga mendo mp 2.3
pq naum adianta vc quer porcaria vc deve comecar com coisa boa
para vc c acustumar pq é uma raquete rapida mais com controle
e stiga mendo mp é uma borracha com controle e o melhor dela q vc naum precisa colar,eu t recomendo essa combinacão para mim perfeita

Hoje c eu fosse uma professora de tenis de mesa e pegasse uma crianca q nunca tinha pegado na raquete eu recomendaria
Madeira Butterfly Primorac Carbon
Borrachas Stigas Magna e Neos
muitos estam perguntando essa menina é loca uma raquete dessa para uma crianca, é isso msmo a crianca ira c acustumar pq a ela naum conhece nada para ela aquilo sera normal
Exemplo: Uma crianca q acaba de nascer nunca viu nada, nunca falou nada, para ela tem problema nunhum comecar a falar qualquer lingua ou fazer qualquer q para nos seria muito dificil para uma crianca seria normal.
É o msmo caso da raquete a crianca nunca jogou se ela pegar uma raquete porcaria e pegar a Primorac Carbon ela naum vai notar nenhuma diferenca.
Entendeu Agora como é a coisa

Bjaum

GaBi_LdNa :wink:

deixe me entender, ele num eh caneteiro!
como usar uma donic entaum???
devo estar errado, me desculpem, mas eh uma duvida! hehehe

tipo, aqui em florianopolis/sc a mandarin foi a melhor raquete caneta de todas q eu achei, eu sou caneta, e tipo se disser uma raquete e (ou) borracha pra mim usa por favor digam o site e(ou) o preço pra mim conhecer, comprar uma mandarin por 40 pila os meus pais dizem eh essa e deu, pq eles nao conhecem direito o mundo do tenis de mesa, e se alguem souber uma loja em florianópolis q venda raquetes boas por favor me avise. :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Me desculpe FabioO
eu nem entendi oq o guivolp falou
me desculpe
negocio de caneteiro eu nem entendo naum

Bjuss

GaBi_LdNa

materiais pra começo existem varios, depende de qto vc esta disposto a gastar. Qto seria mais ou menos o seu PAItrocinio?

Eu acho que tem que usar um material que seja bom e tenha controle. Não adianta um iniciante querer usar uma raquete carbono com borrachas super grossas que vai ser muito mais dificil controlar. Isso é parecido com aquele pensamento de quem acha que a raquete super ofensiva vai jogar para o jogador.
Um exemplo de que não é necessário carbono são os chineses, a maioria usa raquetes de 5 folhas, sem carbono pois jogam perto da mesa.
Agora se vc quiser que o menino desista pagando uma raquete cara, recomende comprar raquetes Arylate-Carbon ou similares e borrachas de super grossas e ofensivas de esponja dura.
O melhor é usar um material que tenha um bom controle pois é mais facil aprender a noção dos golpes e dai comecar a definir o estilo de jogo e o material que mais se adapte. Vai que o garoto tenha mais facilidade de ser defensivo e por usar material errado queira desistir.
Porem tem a questao do dinheiro que depende muito dos pais. Recomendo primeiro procurar um clube que treine sério e daí sim perguntar para os técnicos que material comprar.

Falou,
MTN

Pelo que entendi, o seu PAItrocínio só cobre até os R$ 40. Portanto, vc pode achar alguém que não tenha pretenções no TM e revender sua Mandarin pelo msm preço q comprou (o q é algo difícil)

Mas antes disso, consiga uma raquete usada por um preço próxima. Pra achar vc pode recorrer a um clube que tenha na sua cidade ou se comunicar com alguém con´fiável.

faiz o seguinte
espera esse ginasio ai q se falo abri e vai la
vai 1 semana seguido e conversa com os tecnicos faz amizade com pessoal e talz.
ai ve com eles oq eles axam q se enquadra ao seu estilo e q seja acessivel, para assim vc ter certeza q n vai se arrepender da compra.