Materiais Sinteticos

Em que as raquetes de materiais sinteticos ganham das raquetes de madeira pura? só velocidade e sweet spot(aumenta pq é uma camada homegenea e sempre identica?)?
e qual a real diferença entre Fibra de Vidro, ZL (carbon), Carbon, Arylate (Carbon)?
Vale a pena a utilizaçao desses materiais para que tipo de jogador/estilo de jogo?
Se é mais rapido porque é ineficiente em longas distancias?

bom, vou responder oq sei… já usei uma vez uma madeira carbonada, peguei emprestada para testar, achei orrivel, perdendo a sensibilidade e a bola disparando antes que conseguisse fazer o pulso, não colocando tanto giro, as vezes ia outras não. eu digo que não vale a pena trocar sensibilidade por velocidade, e por outro lado, existem madeiras puras, que são mto rápidas, eu não vejo a necessidade de usar esses materias.
e como já foi comentando em vários outros tópicos, não existem entre os top 10 do mundo usando esses materiais sintéticos. se eles não usam é pq tem como chegar a uma ótima eficiencia de jogo sem esse tipo de material.

É que tipo vi umas raquetes com materiais sinteticos que nao sao voltados para velocidade e sim sweet spot ai fiquei intrigado.
eu tinha uma carbonada mas comprei madeira pura e é bem melhor mesmo, quando fui jogar com ela denovo achei horrivel uma raquete que gostava antigamente por n ter experimentado sem carbono(voltado pra velocidade e muita).

Bom, eu já fiz parte dos 2 mundos (allwood VS sintética insana) e posso dizer que existe sim sintética com bom feeling assim como allwood bem rápida. Também é chuver no molhado dizer que ambas tem prós e contras e que isso pode variar de acordo com as borrachas usadas, a fim de equilibrar o conjunto.

Qto ao que disse sobre os tops, o que é propagado é que MaLong, TimoBoll, Samsonov usam hj uma “sintética mista”, justamente pra terem maior velocidade sem perderem o feeling allwood. Lembrando que alguns deles passaram a usar dessa “receita” pós banimento da cola rápida, e se é isso mesmo que estão usando aí é outra história…

Fora que, por exemplo, uma clipper, dependendo da borracha que utilizar pode te dar menos feeling do que uma TimoBollSpirit com borrachas bem macias…

Mas indo aos fatos:
-Pra quem está em iniciação, ou prioriza efeito, realmente carbonada pura NAO é recomendada;
-Pra quem busca sweet spot maior, mais velocidade com bom efeito, já jogam com certa velocidade e tem bom tempo de reação, as mistas são sim interessantes (arylate/carbon; aramid/carbon e afins);
-Pra quem visa menor esforço, quer acelerar sempre que possível, tem ótima técnica pra bolas de efeito e palavras como “bloqueio” não estão em seu vocabulário (no lugar existe “contrataque”) aí sim se aplicam carbonadas puras, ou como apelidadas aqui no fórum (sabe-se lá por quem… ehauehaueah) por “insanas”.

[]´s

Usei raquetes carbonadas por um bom tempo, acho que é possível colaborar.
Pois bem, na era da cola rápida, como eu não costumava colar a borracha, o carbono me ajudava a fazer andar um pouco, e afinal eu nem jogava frequentemente mesmo. Este ano, ao retornar depois de muito tempo parado, investi novamente no carbono e posso dizer que foi uma boa experiência, pq consegui identificar algumas deficiências e necessidades minhas, seja em relação a técnica ou material.
Agora resolvi migrar para allwood, de acordo com diagnóstico de necessidades (melhorar jogo curto, aumentar eficiência ofensiva, potencializar saque, etc.) e testes realizados. É claro que boa parte do problema é de minha responsabilidade técnica, e nisto eu já estou trabalhando e muito, mas a “ferramenta” é parte da resolução.
Concordo com o Bernardo070691 no que diz respeito ao efeito. Realmente, pelo fato de que a madeira “acomoda” menos a bola, fica mais difícil gerar muito efeito. E pude constatar isto na prática diária. E como o edusena pediu um balanço dos dois lados, na minha opinião, é na hora da batida “chapada” é que o carbono mostra sua vantagem. Sendo assim, a adequação vai de acordo com o estilo de jogo do indivíduo, como quase tudo neste esporte.
Já no que diz respeito ao Top 10, antes de qualquer coisa, atualmente (e momentaneamente) isso não é mais verdade, pois o Ma Long vem usando uma Timo Boll Spirit que, mesmo sendo um pouco mais “macia” por causa do Arylate, ainda é uma carbonada (fora o caso do próprio Timo Boll, que acredito que tb use a mesma tecnologia). Mas acho que, mais importante do que isso, ainda que o Top 10 (50, 100, 1.000.000 que seja) não utilizasse / utilize, isso não significa que seja uma verdade absoluta e inquestionável. Sem dúvida, é um grupo de referência, mas acredito que se baseando nisso, “o barco fica ao sabor dos ventos”.
Resumindo, acho importante que se façam testes. Na medida das possibilidades, o ideal é testar o máximo de tipos e combinações de material e colher o máximo de informações possíveis. E mais importante ainda é que não se auto imponha restrições: só pq algo não é bom para mim, não necessariamente não o é para vc e vice versa.
Abraços!!!

(Se repeti alguém, me perdoem, fiquei com a mensagem parada um tempão aqui)

Acredito que o uso de sintética ou não é mais uma questao de gosto pessoal , vc tem que usar e ver se gosta ou não . Eu migrei de uma Korbel para uma J-Aramid e agora não consigo usar mais allwood hahaha =) . Bom e sobre tops nao utilizarem sinteticos é pura mentira no top 10 no masculino tem: Ma Long (2) , Timo Boll(4) , Michael Maze (9) e talvez o Samsonov (6) .
No feminino: Zhang Yining (1) , Guo Yue (2)
E se a Ebenholz for considerada sintetica tem ainda o Chen Qi (8) e a Feng Tianwei (6)

[quote=“HelderK”:jueyi7s2] Bom e sobre tops nao utilizarem sinteticos é pura mentira no top 10 no masculino tem: Ma Long (2) , Timo Boll(4) , Michael Maze (9) e talvez o Samsonov (6) .
E se a Ebenholz for considerada sintetica tem ainda o Chen Qi (8) e a Feng Tianwei (6)[/quote]

corto meu saco se realmente usarem! hahaha
é como já disse antes, bíblia fazem até de ouro, fazem de tudo para uns “trocos” a mais.

Acho que não dá para generalizar com a afirmação que carbonada é dura e veloz e madeira pura é macia e dá mais controle. Depende do modelo a se usar. E neste ponto só mesmo testando para saber qual é o que. Por ex, eu tenho uma madeira com fibra de vidro que tem toque muito melhor e é menos veloz que várias “allwoods” que já tive. Por outro lado pegue uma Mazunov (5 folhas) e vc vai querer mudar para carbonada para ter mais controle… rsrs
Quanto ao que o autor pergunta:
fibra de vidro - todas que já tive com FV se mostraram apenas com sweet spot maior e pouca velocidade acrescida no geral.
ZL carbon - não conheço.
Carbon - depende do carbono, se for a tal de Tamca5000 da BTY é duro e veloz, se for o soft-carbon da Ma Lin SC ou Waldner Senso, não é tão veloz e nem tão duro.
Arylate (BTY) - p/ mim é o material mais elástico de todos e por isso proporciona o melhor toque mas também a menor velocidade.
Arylate-Carbon (BTY) - p/ mim priorizou a velocidade do carbono ao controle do arylate. Mas este fato (vale para qualquer material sintético) depende da combinação de madeiras usadas em cada raquete. Ex: tanto a TBS como Iolite usam arylate-carbon, mas a TBS é muito mais controlável e menos veloz que a Iolite por causa do tipo de madeiras entrelaçadas e também suas espessuras.
Resumindo (mais uma vez): só testando mesmo para se tirar conclusões.

[quote=“Bernardo070691”:2b41bj1w][quote=“HelderK”:2b41bj1w] Bom e sobre tops nao utilizarem sinteticos é pura mentira no top 10 no masculino tem: Ma Long (2) , Timo Boll(4) , Michael Maze (9) e talvez o Samsonov (6) .
E se a Ebenholz for considerada sintetica tem ainda o Chen Qi (8) e a Feng Tianwei (6)[/quote]

corto meu saco se realmente usarem! hahaha
é como já disse antes, bíblia fazem até de ouro, fazem de tudo para uns “trocos” a mais.[/quote]
Bom , essa informação são de fotos e relatos de juízes do pro-tour e de pessoas que viram pessoalmente as raquetes desses atletas , não por questão de marketing

ja era bernardo… hehe

Então assista ao jogo entre Ma Long e Vladimir Samsonov na semifinal da Copa do Mundo deste ano (por exemplo), preste atenção na raquete do Ma Long e prepare um facão bem afiado.
Depois disso, tome cuidado com o que promete.
Abraços.

axo q eh meio q normal com a melhora das combinaçoes e evolução dos sinteticos q eventualmente a maioria acabe optando por eles e os fabricantes cada vez mais tentem empurrar, uma vez q fica cada vez mais dificil conseguir madeira de qualidade e os sinteticos vao ter q acabar por compensar essas deficiencias das madeiras de baixa qualidade.
ateh 2 anos atras eh consenso praticamente q o unico top q usava carbono era o schlager, os chineses usavam all wood, sendo o caso mais emblematico de como o marketing eh uma coisa diferente da realidade, 99% acreditava q o ma lin realmente usava a ma lin carbon, qdo na verdade jah usava algo parecido com a YEO q a yasaka liberou para nos esse ano apenas.
e pra falar a verdade ateh o inicio desse ano eram casos isolados os tops que usavam algum tipo de fibra, lembro mto bem de fotos da raquete do maze no ano passado e nao tinha fibra, o pessoal ainda vira e mexe axa q consegue descobrir oq o cara usa soh olhando o cabo, o caso do ma lin mostra q nao adianta nda, afinal ele sempre jogou com all wood e o cabo era o da ma lin carbon.

Realmente o cabo nao quer dizer nada, pois serve muito para o marketing. Agora até lateralmente precisa tomar cuidado… hehe
Já vi Globe999 allwood com camada de madeira pintada imitando carbono, olhando nao dá pra dizer se aquilo é carbono ou madeira, só pegando e verificando.

Eu acredito q alguns tops possam realmente estar usando material sintético, mas q muitas vezes é camuflagem para marketing isso é.

É claro que a história de trocar cabo de raquete por aí é conhecida, e tb acredito ser normal mesmo, questão contratual de imagem da marca (nada mais justo para quem investe num jogador). Só citei o exemplo do Ma Long pq, por estar utilizando uma Timo Boll Spirit, não teria o mínimo cabimento trocar o cabo para o de uma raquete de um fabricante que não o patrocina, concordam?
Mas acho que a questão que o DarkStalker levantou é mesmo coerente, e eu não havia me atentado para este fato. Dependendo da política / planejamento prévio de extração de madeira dos fabricantes, a tendência é a qualidade da matéria-prima decair mesmo. E realmente, com as novas regras em relação a material, pode haver uma migração mais “massiva” mesmo, o que não vinha sido notado nos antes destas modificações. Em consequência, os fabricantes devem evoluir muito dentro destas tecnologias. Quem sabe o que se reclama hoje destes materiais não exista mais dentro de algum tempo? Tudo é questão de maturidade tecnológica.
Abraços!

Falou bonito agora, o Alcir…
ehuehuaehuahea

[]´s

só comentando oq falaram… é lógico que existem madeiras allwood que são rápidas, já peguei umas na mão, e são phodas de controlar, não lembro o nome delas pq faz tempo e eram do meu técnico…
que, já era nada! hahaha
e só “olhando” o cabo e as fibras, não tem como dizer se ela é realmente carbonada ou não como já disseram, só acredito pegando na mão msmo…

abrs

Depende , da pra ver facilmente na Timo Boll Spirit que ela é de Arylate-Carbon , que o material é trançado , não tem como enganar.

Pensando um pouco nisso, tenho questionamento similar…
No mesmo caso do MaLong, ele iniciou o ano com patrocínio Nittaku, fez marketing da Acoustic (ou violin, sempre confundo), dpois da Rutis, fora as borrachas (talvez até tenham sido elas mesmo né, vai saber)…
Daí um certo dia, do nada, o cara me aparece com um modelo antigo Bty (os mais irônicos podem dizer "ih ala, MaLong tá usando o que o Boll descartou!!! :smiley: )… Po, mto estranho. Salvo se ano que vem ele me aparece anunciando que agora assinou com a Bty…

Fora ele, Samsonov tbm foi flagrado usando um modelo novo da Tibhar e que tbm seguiria a mesma linha de “fibra mista”, o que convenhamos tal como foi citado antes, é bem mais complicado disfarçar.

Tenho plena ciência que eles sempre estarão à frente, eles usando materiais customizados e nós mortais o que os fabricantes decidem fazer “em massa”, mas que os tops tão “se virando” pra terem algo similar ou melhor que na época da cola rápida e que apelaram pra troca das madeiras, isso é fato.

[]´s

Olá pessoal.

Como sempre vocês esclarecem bem as dúvidas.
Só para ver se eu entendi, pois não sou muito experiente neste esporte e ainda tenho muitas dúvidas.
Em geral, as madeiras com Fibra de vidro então são mais lentas e tem um maior controle do que as carbonadas?

abraços e obrigado

Boa noite!

Por um acaso alguem saberia me responder qual a diferença de uma madeira de 7 folhas de madeira pra uma de de 7 folhas de madeira+ 2 folhas de fibra de vidro?
A com fibra de vidro ficaria mais rápida ou mais lenta?

abraços a todos,
Gil