Olá
Como devo fazer para manter as borrachas da raquete para que não perca as características que dão efeito na bola?
O que fazer após cada treino?
Caro colega, este é um assunto que desperta bastante divergência quanto aos procedimentos adotados.
Temos hoje disponíveis no mercado, através de sites nacionais e internacionais, alguns produtos destinados a manutenção do equipamento, seja para a limpeza pós treino e jogos ou seja para garantir a integridade do topsheet.
Dos produtos de mercado, temos :
esponjas para limpeza.
líquidos e espumas específicos das diversas marcas do mercado como BTY, XIOM, DHS, DONIC…
Ai começam as controvérsias…
Alguns jogadores não acreditam no resultado dos produtos citados, outros preferem somente a manutenção com algodão e água, passado sobre a esponja sem muita força, alguns deixam sujar muito aí usam os produtos citados.
Por exemplo, noto que se passar um limpador tradicional numa borracha chinesa nova, a mesma tenderá a perder a pegajosidade natural. Mas se não passar e deixar suja, a própria sujeira fará o papel de reduzir esta pegajosidade.
Numa borracha européia ou japonesa, noto que algumas vezes, após a limpeza, se não finalizar a mesma com um pouco de agua no algodão, teremos um problema residual e que reduz a capacidade de atrito da borracha, como se fosse uma camada de “cera” (só parece kkkkk) e que reduz as qualidades da borracha.
Mas uma coisa parece ser de caráter mais coletivo… borrachas tem tempo de vida. Por melhor que as tratemos, a caracterísitica SGI ( Speed Glue Inside) das borrachas mais recentes, vai se perdendo e a borracha perde suas propriedades.
O topsheet cover (ou aqueles plasticos) ajudam evitar danos físicos ao topsheet.
Outra coisa, evite guardar a raquete muito úmida nos cases…isto acelera o processo de escurecimento das blades, e aquela raquete novinha que a gente comprou começa a ficar menos apresentável devido à retenção natural da umidade na madeira.
E por último, evite expor sua borracha e raquete a insolação direta (muito sol) ou no caso da aceleração da secagem da cola. ao vento quente de um secador de cabelo. O que estou citando não tem comprovação ou estudo, mas a prática mostra que a esponja, onde a tecnologia SGI é presente, perde mais rapidamente as qualidades.
Abraço e bons treinos!
Além de tudo que o rpb_player citou (ótimas dicas) uma das principais coisas a se fazer é manter limpo o local onde se treina. E a mesa idem.
[REATIVANDO O TÓPICO]
Ontem li bastante sobre o assunto em fóruns americanos, e não tem jeito, você sai com mais dúvida do que quando entrou, de tanta divergência de opiniões.
Hoje, após dica de um amigo, comprei um litro de água deionizada (R$ 6,50), que é mais pura que a água destilada.
Água é o único líquido que ninguém fala mal entre os fóruns de mesatenistas.
Amigos Mesatenistas,
Essa da água deionizada não conhecia. Água destilada não é cachaça? Rsrsrsrsrs
Limpo depois de cada treino com aqueles Spray próprio mesmo. E quando percebo que a borracha começa a perder “muito” a aderência eu passo duas demãos de óleo de girassol, fica ótimo. Aprendi aqui mesmo essa dica.
oleo de girassol?
Está de brincadeira ne? :cheer:
Boa tarde…
Dica para manter as raquetes em bom estado…
Sempre passei base de unha em todo o cabo.
Fica sempre nova, tem quem não goste, mas eu indico…
Abraço a todos.
base de unha no cabo inteiro???
Isso no cabo todo… procure uma base que seja mais fina.
Eu tenho uma Waldner Diablo que passei e ela está intacta até hoje… tem quem passe só na parte superior próximo das borrachas, vou postar uma foto do cabo com base de unha, até a tarde coloco nesse post.
O bom é que a raquete não machuca o espaço entre o dedão e o indicador… e não escurece.
Abração!
Conforme prometido seguem as fotos do cabo com base…, no começo vc estranha, depois acostuma…
Lembre-se de comprar um tipo de base fina, pra não interferir no peso.
Como sempre as fotos não estão nada profissionais!
rss.
Espero ter ajudado.
Abraço á todos.