MANTER BORRACHAS - agua derrete a borracha !!! LEIAM !

10 anos atras usar cola branca, e espuma de barbear era comum.
e realmente funciona. ( explico melhor a seguir)

o que acontece é que, obviamente qto menos durar as borrachas, mais nos temos que comprar. A cada ano as borrachas em geral duram levemente menos. ( a camada superficial é cada vez mais microscopicamente fina e sensivel) os riscos microscopicos da propria raspa de bolinhas vai desgastanto e perdendo o efeito, o ar resseca a borracha e tira suas propriedades.
daqui a pouco vamos ter que trocar de borracha a cada semana.
qdo eu jogava era dificil jogar 6 meses e perder o “fio” da borracha, as pessoas jogavam 1 ano… 1,5… 2 anos com a mesma borracha…
pq ?
pq a capa da borracha tratada era maior, e mesmo nos “micro riscos” de uso, a base desses riscos tambem tinha efeito e as propriedades da borracha de cima… - hj uma borracha dura o que ? 4 meses 6 meses ?
pois é… alem das regras absurdas novas que soh prejudicaram o jogo e o espirito esportivo, ( ping pong é que lento, ping pong eh que tem que ser rapido pra acabar e sem disputa de qualidades reais Veja topico que criei sobre terem estragado o tenis de mesa)

voltando ao assunto:

era comum, todos usavam, em varios clubes espuma de barbear - vi um topico tirando sarro de alguem que fez isso e “estragou” a borracha.
ora, nao to falando pra fazer isso com a borracha nova,
to falando pra qdo a borracha começar a perder o efeito e suas propriedades… qdo a agua e algodao nao estiver mais fazendo efeito.
sem contar que se vc usar só com o proposito de lavar, e enchaguar bem sem deixar resquicios, limpa muito bem messsmo. ( e nao estragava borracha, pq borracha nao era igual fralda. pelo menos 10 anos atras)

vou tentar exemplificar a utilidade atual ja que as borrachas sao feitas pra enganar por 4 meses atualmente.
usa-se assim:
vc compra uma borracha nova, ela digamos é “10” agora…
quando ela tiver com “7” vc ja vai estar pensando em trocar…
qdo chegar em “5” vc iria jogar fora…
pega a espuma e passa nela… massageia ela… depois limpa com agua.
era ficou uma “7” ou “8” - com e nesse processo eventual vc usa a mesma borracha pelo dobro do tempo. mesmo que ela nao esteja “10”

  • o creme de barbear deixa a borracha hidratada - ( parte de perder o efeito eh pelo ressecamento normal do ar.)
    o ponto negativo é que ela tb desgasta e “estraga” as borrachas atuais que sao cada vez mais sensiveis.
    entao: não é vantagem pra borracha nova “so pq vc quer mais viscosidade” pois a borracha nao começou nenhum processo de ressecamento ainda.

outra coisa que usavam era cola branca Tenaz.
uma fina camada, deixa secar, e qdo tiver dura, “pucha pela ponta e tira, como uma camada de pele.”
isso limpa TUDo e qualquer coisa que tenha na superficie.
a cola tenaz eh qse que “neutra” e nao estraga tanto, e ela ainda trata um pouco, nao tanto pra inutilizar e nao tanto pra derreter ou dissolver borracha.
mas isso serve digamos pra fazer 1 vez por mes no maximo e qdo a borracha ja tiver no “4” digamos…

voces vao sentir diferença.

espero que aproveitem e nao tirem sarro de algum carinha que ouviu flaar algo e acabou fazendo caca… pq na verdade ele nao inventou caca, é algo real e que foi e ainda é muito util fazer.

alias, a agua depois de vc scar, acelera o processo de ressecamento da borracha ( qdo ela nao ta molhada. e nao pela agua, pelo cloro da tua torneira) que é mais corrosivo que qualquer coisa que vc possa colocar na tua raquete. por isso a esclha da cola branca, que gruda em todas as impuresas seca depois sai com tudo fora junto.
cloro eh o que detona as borrachas de voces.
façam um baldinho com agua, e deixe descansando 1 semana.
e soh usem agua com mais de 1 semana descansando.
vao ver ganhar muita vida util pras borrachas de vcs !! serio mesmo !
e isso tb vale pra escovas de dente, deixar elas molhadas reduz qse 40% da vida das cerdas. tudo culpa do cloro.

se duvidam, pega uma borracha velha, e joga agua sanitaria ( cloro) e deixa la… volta depois pra ver o que soobrou…
isso que vcs fazem toda vez que limpam a raquete, mas numa escala menor e mais lenta e gradativa.

entao, agua destilada eh uma boa
e nao sujar a raquete tambem, nao passa a mao… nao deixa na mesa… nao pinga suor nela… etc… rende mais qto menos sujar menos tem que limpar, e qto menos limpar com agua de torneira, mais vai durar.

é isso…

nao esqueçam que as ideias de limpesa total com cola…
e a espuma de barbear( serve tb se tiver oleosa e agua nao adiantar, e vc enchaguando com agua depois nao tem problema uma vez ou outra.)
enfim, nao esqueçam que eh pra usar em borracha Usada,
se tiverem medo, testem com borracha que vc iria jogar fora !

abraços ! e digam quem testou aprovou ou nao, e pq !

o minimo eh a agua descansada sem cloro isso sim funciona ate pras borrachas novas.

Interessante o uso da espuma de barbear. Mas não acho q seja a melhor opção. Comprar um spray limpador deve funcionar melhor, dura muito e não custa caro.

Esta película do topsheet realmente vai se desgastando, mas acho q a usar cola Tenaz pode ter o efeito inverso uma vez q ela deve arrancar a pelicula junto com a sujeira.

Estes 2 truques realmente soh pra borracha velha mesmo, do tipo q ta na hora de jogar no lixo. Mas tem uma coisa tb. Se eu vejo alguem fazendo isso durante um torneio na minha frente e vou jogar com ele eu vou reclamar pq vai saber oq mais ele usa pra melhorar suas borrachas. Tem gente q passa silicone e outras coisas estranhas e essa coisas irão para a bolinha e vão pasar para a minha borracha, e isto não irei aceitar.

Legal mesmo foi o que vc falou do cloro. Nunca tinha pensado nisso, genial. Funciona pra qualquer borracha mesmo.

Pra tirar a oleosidade tb digo q o melhor eh o spra proprio, q deixa a borracha um pouco oleosa, mas de forma parecida com a original(nenhuma borracha eh totalmente “seca”, ela smepre eh um pouco oleosa, vejam as Bty Tackfire por exemplo).

a do silicone surgiu qdo uns neguinhos usavam a cola tenz que eu flaei… que eh mais neutra etc etc…
dai uns malucos em vez de perguntar começaram a fazer com borracha de silicone !! ( pq na hora de tirar parece que eh silicone mesmo…)
e sairam falando tb…
mas isso sim detona com a borracha…
nao imediatamente, mas o silicone ele seca com vulcanizacao e isso vai na borracha,
nao estraga imediatamente, mas na semana seguinte e assim em diante, nao tem o que fazer…
funciona a primeira… depois meu deus… perde a borracha pra sempre messsmo…
( eu sei pq antes de saber que era cola tenaz, eu usei silicone qdo um amigo falou que era bom colocar silicone TROXA !! )
perdi os dois lados ( no dia ficou legal!.. depois acabou… nao deu 1 semana, e ficou total escorregadia.)

Olha… O topsheet da minha borracha é bem seco, mesmo em dias úmidos é raro ela ficar “suando”, claro que acontece, mas é bem raro.

Eu prefiro trocar de borrachas a usar métodos de limpeza, mesmo porque eu gasto esponja e topsheet quase ao mesmo tempo, então não adiantaria muito eu cuidar do topsheet e a esponja ficar detonada, de tanto que absorveu cola.
Eu só limpo no bafo e com braço limpo. Eu usei spray de barbear a um tempão atrás, ficava bom, mas sei lá, desisti de usar sem motivos aparentes.