Mais camadas de cola (normal a base d'água) na borracha faz ela mais rápida ou mais lenta?

Somente uma dúvida que não consigo achar em exatidão em nenhum lugar,por favor compartilhem suas experiências dados e até mesmo achismos e opinião próprias.

De forma prática, para um feeling muito alto/altíssimo, acima de 6 camadas (2 por borracha + 1 por lado da madeira) talvez você sinta ela mais pesada e mais dura, o que deixaria ela mais “tensionada por excesso de material (cola)”, e obviamente, diminuiria o controle.

Nos meus 15 anos de TM, fazendo reviews, em raros casos vi pessoas usando de 3 camadas, tanto nas borrachas como na madeira, então vamos considerar que a média é de 2 camadas por superfície; então seriam um total de 8 camadas num conjunto
Mas de um tempo para cá, como tenho testado muitas combinações, tenho usado somente uma camada por superfície, que na realidade é mais do que o suficiente para colar.

Também tem a questão da viscosidade da cola (mais ou menos “liquida”) e espessura da camada que você quer usar. Quanto mais camadas for usar, mais fina a camada deve ser.

Se você tem a intenção de usar a borracha em outras madeiras futuramente, ou vende-las, é melhor uma camada “extra”, então na média seria 3 camadas por borracha, pois a primeira preenche os poros da esponja e evita rasgar-la na futura descolagem. Eu costumo usar essa camada “extra” somente em borrachas lacradas de alto valor; com uma espessura média e deixo secar secar por pelo menos 4 horas antes da demais suposta 1 camada que venho utilizando.

Quanto à sua dúvida, sobre deixar a borracha mais ou menos lenta, teria que ser um teste em grande escala, muitos conjuntos iguais, na mão de uma pessoa muito experiente e com várias combinações de camadas. O que é extremamente inviável, quando na verdade o que define se ela é rápida ou lenta é (não só) a combinação do topsheet com a esponja.

Na era pós proibição das “colas rápidas”, que são as famosas colas de contato (cola de sapateiro) que aumentava o spin e dureza da borracha pelas reações em contato com a esponja, fazendo com que ela ficasse mais rígida, fez com que os fabricantes de borrachas desenvolvessem o SGI (Speed Glue Inside) que foi uma tentativa válida de “burlar” a regra simulando o efeito prático da cola rápida.
Outra solução, também proibida, quando as borrachas não eram tensionadas eram os “boosters”, um óleo que fazia o tensionamento da borracha, deixando ela mais “explosiva” (você aplicava e borracha chegava a contrair toda hahaha).

A verdade é que não tem regra… Uma camada em cada superfície é mais do que o suficiente. Mas também não vamos exagerar e usar um tubo de cola inteiro hahaha.

Acho que em resumo é isso; nem mesmo nos fóruns gringos tem esse tipo de informação, em abundância, que você está buscando, pois é algo que, acredito eu, que não faça muita diferença na prática.

Abs

1 Curtida

@GUILHERME @Eldonson_Swartz Geralmente passo 2 camadas de cola na madeira, não muito grossas e 3 nas borrachas. Não é regra, mas costumo fazer assim pra não rasgar com facilidade a borracha e não tirar lasca da raquete, sou bem desastrado, então acabo preferindo me prevenir

2 Curtidas

Vlw,já colei borrachas diversas vezes e nunca me liguei de deixar uma camada de cola a mais pra selar e madeira e a borracha,vlw pela dica