Madeira: Relação de camadas e carbonadas.. alguma luz ai?

:o Pessoal… definitivamente gostaria de entender a relação que existe entre madeiras com “N” número de camadas e sua característica que a torna OFF + ou OFF -,ALL ou DEFENSIVA… quanto mais camadas mais ofensiva? ou a qualidade e dureza da madeira empregada também é fator determinante??? Tenho uma caneta carbonada da NITTAKU, pelo que percebi são duas camadas finíssimas entre 3 de madeira propriamente dita… pelo que já vi as carbonadas são na sua grande (ou seria totalidade) maioria madeiras de ataque…

Alguém poderia me explicar um pouco sobre o mundo das madeiras(raquete) no TM?Já que dizem que o primeiro grande investimento de quem começa no esporte seria a madeira, ao contrário da borracha que muitos iniciantes pensam…

Valeu!

Quanto mais folha, geralmente temos mais velocidade masi dureza e menos vibração. Mas isso não eh regra, vide a Stiga Carbo 7.6 com 6 folhas bem finas de carbono que tem um feeling otimo. A durezada madeira tb influencia neste caso.

A quantidade de folhas eh uma caracteristica de cada madeira msm, mas o mais comum eh uma raquete com 3 ou 5 folhas de madeira e 2 de carbono. Mas existem raquetes como a Yasaka Dynamix que tem 18 folhas ao todo, sendo 9 de carbono. 8O

A Stiga Carbo 7.6 não tem folhas de fibra de carbono. Ela é basicamente uma madeira de 7 folhas tipo Clipper com pó de carbono pulverizado entre as folhas de madeira, por isso conserva um toque melhor que uma carbonada tradicional. A Titanium 5.4 segue o mesmo caminho, utilizando “titanium powder” entre as 5 folhas de madeira.
Agora madeira rápida é essa da minha assinatura. 7 folhas duras tipo Avalox P700 com 2 lâminas de carbono. 90g no total. P/ quem parou de usar cola rápida e não tem um braço muito rápido ela compensa bem a falta de velocidade. Se eu achar uma Juic Couga p/ comprar vai ficar ainda melhor.

[quote=“Lucianoluck”:3lz5u3fk]:o Pessoal… definitivamente gostaria de entender a relação que existe entre madeiras com “N” número de camadas e sua característica que a torna OFF + ou OFF -,ALL ou DEFENSIVA… quanto mais camadas mais ofensiva? ou a qualidade e dureza da madeira empregada também é fator determinante??? Tenho uma caneta carbonada da NITTAKU, pelo que percebi são duas camadas finíssimas entre 3 de madeira propriamente dita… pelo que já vi as carbonadas são na sua grande (ou seria totalidade) maioria madeiras de ataque…

Alguém poderia me explicar um pouco sobre o mundo das madeiras(raquete) no TM?Já que dizem que o primeiro grande investimento de quem começa no esporte seria a madeira, ao contrário da borracha que muitos iniciantes pensam…

Valeu![/quote]

Bem LucianoLuck, quanto mais camadas de madeira, maior será a rigidez desta madeira pelo fato de que cada camada é disposta de maneira perpendicular para se obter maior rigidez, madeira rígida pode ser mais rápida ou não dependendo da dureza dos mateiriais envolvidos.O mais importante é qual o estilo do jogador, se ele gosta do estilo europeu, usando bastante a borracha, com bolas de efeito em meia distância ele deve utilizar madeiras ALL que favorecem este estilo de jogo, não confunda ALL com jogadores que passam bola, não é verdade, pode-se dizer que existem muito mais jogadores de alto nível jogando com madeiras All do que com OFF + e fibra de carbono. A fibra de carbono melhora a rigidez da área de contato aumentando a área ideal de impacto, porém ela perde em variação de efeito pois no alto nível e até mesmo no nosso joguinho existe posições específicas na hora do contato com a raquete onde o jogador pode aumentar ou diminuir o efeito e a velocidade, é um assunto que da pra escrever um livro. A única coisa que eu lhe digo é que as raquetes de fibra de carbono e super OFF +++ são raquetes muito rápidas que podem limitar a sua variação de jogo, cuidado geralmente são as mais caras e os fabricantes adoram vender como se fosse a raquete do seu ídolo, o que pode não ser verdade!
Abraços…

Uma pergunta idiota:
Por que não madeira maciça (maçissa, maçiça, massiça?)???
Em tese, seria mais velocidade, só que o peso acho que seria o problema (não sei quanto ira pesar uma Caneta de iPÊ, peroba maçiça, por ex)
sVRST

[quote=“sversut”:nsv73c5e]Uma pergunta idiota:
Por que não madeira maciça (maçissa, maçiça, massiça?)???
Em tese, seria mais velocidade, só que o peso acho que seria o problema (não sei quanto ira pesar uma Caneta de iPÊ, peroba maçiça, por ex)
sVRST[/quote]

As melhores madeiras canetas são chapas maciças de hinoki. Ha algumas madeiras classicas tb. Mas isso eh possivel pq a hinoki eh bem leve msm. Agora q a friendship tem uma raquete caneta japonesa de uma folha de Ayous(não sei o nome em portugues).

Relação de madeiras usadas na composição da raquete:
https://mesatenista.net/modules.p … pic&t=2618

Sversut… ate que vc me deu uma boa ideia… fazer uma raquete com madeira de Aroeira ou qualquer outra bem pesada… pra justamente treinar o movimento mão-antebraço… naum dizem que uma das seleções europeias treinavam assim? com raquetonas pesadissimas… ai eles pegavam a normal e pareciam que tava com uma pena ns maos…

Ok
Aroeira é uma das mais resistentes, mas tb pesada.
Então, basicamente, a única razão pra se fazer raquete com as tais lâminas sobre lâminas seria o peso?? Mas mesmo a Balsa - KWS -que dizem que é leve (e a raquete KWS realmente é leve), não suportaria Balsa maciça, ou tem o lance de economizar madeira?
Ou se for maciça não dará velocidade, etc? Suponho que seja ao contrário: Mais lâmina= mais xoxa>mais controle e menos velocidade
Tá certo que madeira é caro e por isso há muita falsificação em tudo que se usa madeira, a exemplo do couro, mas uma raquete é menos de 20cm, sem contar que o preço normal com as laminadas tá alto no geral.
Faloww