madeira ofensiva, com borracha defenciva

gostaria de saber se da certo a combinasão de uma madeira ofensiva, com uma borracha de pino, e se da se tem alguma desvantagem, e quais as principais caracteristicas dessa combinação, pois sou kateiro e queria trocar minha madeira e gostaria de saber sobre isso.
desde ja agradeço

É importante saber que mesmo as madeiras defensivas não são exatamente lentas. Muita gente pensa nessa escala por dedução, mas não necessariamente é verdade.

De qualquer forma, poder, tudo pode. E é difícil (talvez leviano) dizer que dá certo ou não, porque pode dar certo para outro jogador e para vc não, ou vice versa. Mas sim, se faz, inclusive o Gionis Panagiotis jogava com uma Petr Korbel há um tempo (não sei se ainda joga). Apenas deve ficar mais estranho se tratar-se de uma madeira muito rápida e dura (o que não é o caso da Petr Korbel, por exemplo), pois vai ficar mais difícil colocar efeito na bola, coisa que é essencial no jogo defensivo.

Abraços!!!

Narukami,

Acho que a linha de pensamento não deve ser essa.
Você deve seguir o seguinte:

  • Baseado no meu material atual, o que quero mudar no meu jogo?
    • BH: O kato está bom ou sem giro? Flutua muito e sai da mesa ou está legal? Consigo atacar de pino ou uso rotor?
    • FH: Está lento demais? Está sem giro? Raquete está macia/dura demais? Faço kato de FH ou só drive?
    • Madeira: Gosta de feedback (vibrar)? Gosta de madeira mais rígida (sem vibrar)? Madeira pequena/grande?

Tem tantas variáveis envolvidas que o simples “mudar de madeira defensiva para ofensiva” as vezes não resolve o que você realmente procura.

Uma Joo Saehyuk é defensiva mas na velocidade é pau a pau com uma Allplay por exemplo, bem rápida e rígida.
Hoje uso uma defensiva com fibra de vidro, que é rígida e suficientemente rápida para o que quero, tenho duas defensivas carbonadas para se ter uma idéia, só não estou usando porque a de fibra casou melhor com meu jogo, mas ainda assim são ótimas madeiras.

Então, fica difícil responder essa pergunta assim “na lata”, tem muito gosto pessoal envolvido, além dessa mudança poder estragar outras coisas no seu jogo, não só melhorar o FH.

abçs,
Roberto

Além das variáveis que foram apontadas acima, ao dizer madeira ofensiva você se refere a uma madeira OFF ou simplesmente a uma madeira que não está enquadrada como defensiva?

Se for o segundo caso, já vi alguns jogadores preferirem madeiras “comuns” com o pino longo.
Esses dias li a review de um jogador pineiro defensivo que usava a Waldner Senso Carbon, por conta de sua maciez e responsividade.
Então é possível um conjunto desses, contudo se optar por uma madeira excessivamente rígida e com arco muito reto, pode ficar bem difícil de colocar os katos na mesa.

[quote=“narukami” post=109160]gostaria de saber se da certo a combinasão de uma madeira ofensiva, com uma borracha de pino, e se da se tem alguma desvantagem, e quais as principais caracteristicas dessa combinação, pois sou kateiro e queria trocar minha madeira e gostaria de saber sobre isso.
desde ja agradeço[/quote]

Pode ser que dê, mas o importante é saber se é isso que vc procura, se é o melhor pra vc. Seria interessante saber que materiais vc tem em mente, talvez alguém já tenha usado essa combinação ou algo parecido. Madeira defensiva hoje em dia é um campo vasto em opções. De allwoods macias e lentas até raquetes carbonadas mais firmes. Existem muitas combinações possíveis e não tem como descartar nada de antemão, mas é importante saber se o material vai te ajudar a alcançar teus objetivos.
Concordo com o Roberto, analise teu jogo, estabeleça onde quer chegar, as mudanças que quer implantar e aí sim busque o material que vai te ajudar a chegar lá.
Abraço.