MADEIRA KUMPURO BUTTERFLY

A madeira Kumpuro tem 2 folhas de carbono e 3 normais. Ela é boa para quem joga a meia distancia da mesa, saca com bastante efeito, ataca relativamente muitas vezes ??
Meu jogo ainda não é dos melhores, mas não sou iniciante, me considero “2 posições” abaixo de um profissional.
E quando se deve mudar efetivamente para uma de fibra de carbono (a kumpuro é intermediária de velocidade)

Nunca usei essa madeira em especial, mas sei que é ela é da linha Tamca 5000, um tipo de carbono bastante rígido e veloz. Pelo que já li a respeito se trata de uma raquete relativamente rápida, mas não tanto quanto outras com o mesmo tipo de fibra (Schlager Carbon e Primorac Carbon, por exemplo), pois possuí camadas externas mais macias.
Uma raquete que já usei e que possui características similares é a Waldner Senso Carbon, cuja união de carbono rígido com camadas de madeira macia cria uma raquete bastante equilibrada e com várias “marchas”: uma raquete allround/ofensiva muito precisa. Pelos comentários que li acredito que essa Bty tenha características parecidas, sendo, contudo, mais rápida.

É difícil dizer se ela é adequada ao seu jogo, mas é preciso ter em mente que nesse caso, apesar de ser carbonada, não se trata de uma madeira extremamente rápida.

Outra questão interessante que você levantou foi “quando se deve mudar efetivamente para uma de fibra de carbono?”. É comum que muitos jogadores achem que há uma gradação entre não carbonadas e carbonas, como se as com fibra fossem uma evolução ou etapa a ser atingida, o que não é verdade.
Há vários ótimos jogadores, inclusive de nível mundial, que não gostam de usar raquetes carbonadas, e mesmo assim tem ataques muito potentes. Então a resposta para sua pergunta é que só se deve trocar pra uma carbonada quando (e se) o jogador ficar confortável com uma raquete com essas características.
É um erro acreditar que para ser mais ofensivo (e/ou mais rápido) é preciso de uma raquete mais rápida e por isso optar por uma carbonada. Ao mesmo tempo, pular esse período de “auto-conhecimento” a respeito e partir pra uma carbonada, pode prejudicar sua evolução.
Além disso, se você já domina razoavelmente os fundamentos então nada impede de testar uma raquete carbonada pra ver como se sente a respeito do material.

[quote=“GSX-R SRAD 750” post=109243]A madeira Kumpuro tem 2 folhas de carbono e 3 normais. Ela é boa para quem joga a meia distancia da mesa, saca com bastante efeito, ataca relativamente muitas vezes ??
Meu jogo ainda não é dos melhores, mas não sou iniciante, me considero “2 posições” abaixo de um profissional.
E quando se deve mudar efetivamente para uma de fibra de carbono (a kumpuro é intermediária de velocidade)[/quote]

Pra podermos ajudar, me tire algumas dúvidas, por gentileza.

  1. Treina a quanto tempo?
  2. Com que material joga atualmente?
  3. O que vc sente falta no teu material hoje?
    Abraço.