Madeira de 7 folhas

Boa noite.
Atualmente uso uma Nittaku Septear (empunhadura caneta) utilizando pino curto forehand e lisa no back.
Essa madeira que utilizo é de 7 folhas de hinoki, porém vejo que a Stiga Clipper sendo muito utilizada, ela também sendo de 7 folhas, qual seria as diferença entre a Nittaku Septear e a Stiga Clipper em termos de jogabilidade.
E entre as versões da Clipper (Clipper wood, CR, WRB, CR WRB) há muita diferença?
Quais seriam alternativas de outras marcas, para uma raquete de 7 folhas?

Desde já agradeço

Carlos.

A Septear é muito, mas muito mais macia que a Clipper. Eu não gosto disso para um combo de pino curto.
Outra coisa que me desagrada na Septear é o tamanho compacto da cabeça da raquete. Parece que simplesmente usaram a mesma forma do modelo clássico e mudaram o cabo. As classinetas da Tibhar e da Joola também são assim.
A Clipper, por outro lado, é simplesmente a raquete classineta mais utilizada por profissionais ao longo da história. Trata-se de um best-seller. Seu formato e combinação de folhas fazem dela uma das raquetes de 7 folhas mais equilibradas que existem. As versões se diferem no seguinte:

  • Clipper: madeira sem tratamento e cabo maciço
  • Clipper CR: madeira tratada para ficar mais dura e cabo maciço
  • Cipper WRB: madeira sem tratamento e cabo oco
  • Clipper CR WRB: madeira mais dura e cabo oco

Na minha opinião a Clipper comum é a melhor de todas, pois as outras não têm o mesmo balanço. Eu inclusive apelidei a sigla WRB como “Worst Racket Behavior”. :lol:
Outras boas madeiras classinetas de 7 folhas que testei, considerando composição de folhas e formato, foram a Donic Persson Powerplay, DHS Power G9, e se quiser algo extremo (muito dura e muito veloz), a Donic Persson Seven.

Carlos-Jr posso te ajudar pois uso a Stiga Clipper CR WRB para classineta há quase 7 meses. Não é uma madeira fácil de se acostumar, pois ela tem batida muito dura e é relativamente rápida. Para drive talvez você demore a se acostumar porque precisa raspar com bem mais qualidade nela do que numa madeira macia. Mas é justamente o que gostei nela, especialmente porque uso material chinês no meu forehand, então uma madeira macia como a Septear não ajudaria no meu caso (o cabo acabaria tremendo demais). Meu jogo é de velocidade próximo a mesa, e na minha opinião, a Clipper preenche muito bem esses quesitos. Reza a lenda que Liu Guoliang usava uma Clipper na época que ele era jogador (não só ele como muitos classinetas famosos)

Usei a Septear quando eu jogava clássico com duas Donic Coppa Silver. De fato, para quem gosta de drives é uma excelente madeira, pois o toque dela é muito macio. Se você gosta de pegar bola lá embaixão da mesa, fazer aqueles drives de muito efeito, essa madeira é feita pra você. Especialmente se você utilizar borrachas mais macias nela.

Como você usa pino curto, você vai gostar bem mais da batida da Stiga Clipper, ao meu ver. Porque na Septear você tem uma madeira macia com uma “borracha” de feeling duro (que é o pino curto). Isso não fica legal pra você jogar a princípio.

Ambas são madeiras um pouco caras. Se você quiser tem a PG7 e a PG13 da DHS na versão caneta redondo, essa última inclusive é carbonada. Velocidade não faltará nesses casos também.

Então,

Nakata,
Eu bati com uma Donic Person Seven, o pino era diferente era um BTY Flarestorm, e eu estou usando o Moristo SP, e em termos não gostei muito pq aparentemente a velocidade, controle são próximos, mas o ruim da Person Seven é que ela vibra bem mais.
Outro ponto é que eu não tenho problema com a raquete ser menor, pois eu até prefiro, parece que mesmo a diferença ser próximo a 5mm a madeira menor fica melhor de bloquear e dar shoto.
Vc que usa ou usou pino, raquete com carbono, fica bom?

Diogo Jorqueira,
É eu jogava com lisa, porém com o pino eu meio q aboli drive do meu jogo. E realmente o Liu Guoliang jogou com a Clipper.
Mas estou tendo dificuldade de achar ela para comprar, por isso estou procurando outras alternativas. Mas acho que vou ter que acabar comprando fora.

Também vi algumas alternativas como essa DHS PG9 que o Nakata indicou, a Thibar Samsonov Force, Yasaka Extra Especial e Yasaka Max Wood. Conhecem alguma?

A PG9 conheço sim, vibra muito pouco a hora que você bate. Excelente madeira, pra mim chega a ter batida mais dura que a Clipper. É uma opção muito boa, muito rápida e relativamente mais barata. As outras não conheço mesmo, daí não posso falar.

A minha Stiga Clipper CR WRB comprei no Table Tennis 11. Na maioria das vezes você só achará mais nos sites internacionais mesmo, especialmente se você quiser uma versão nova dela.

[quote=“Carlos-Jr” post=106107]Eu bati com uma Donic Person Seven, o pino era diferente era um BTY Flarestorm, e eu estou usando o Moristo SP, e em termos não gostei muito pq aparentemente a velocidade, controle são próximos, mas o ruim da Person Seven é que ela vibra bem mais.
Outro ponto é que eu não tenho problema com a raquete ser menor, pois eu até prefiro, parece que mesmo a diferença ser próximo a 5mm a madeira menor fica melhor de bloquear e dar shoto.
Vc que usa ou usou pino, raquete com carbono, fica bom?[/quote]
Sim, a Persson Seven tem este problema, uma vibração excessiva. Mas é uma raquete de baixo custo, não dá para esperar uma caraterística igual a de raquetes mais caras. Se você pega uma Persson Powerplay, por exemplo, a vibração é muito menor e a batida mais sólida, o que dá um controle maior.
Eu fui obrigado a abandonar o pino curto devido a problemas na coluna, já não consigo atacar o tempo todo (idade é fods). Mas cheguei a testar pino curto em 2 madeiras carbonadas e detestei. O feedback é quase nulo. Como a bola já sai rápida com pino curto, em madeira carbonada parece que vai ao extremo e você nem sente a batida da bola na madeira. Com 5 folhas também não fica legal pois é muito flexível, acho que o ideal mesmo é madeira de 7 folhas tradicional.

Vou acabar procurando pela Clipper ou pela Yasaka Extra Special.