M.Maze x Thiago Monteiro

Gostei do jogo, otimo taticamente e c/ bastante qualidade tecnica, embora truncado. O q me espantou foi ver o controle de bola do thiago, meu deus, tá acima da media dos jogadores profissionais. Ele consegue colocar a bola onde quer e onde o tecnico pede, msm em situacoes em q o adversario esta pressionando ele e dominando a troca. O placar na minha opiniao naum eh reflexo de uma partida facil de jeito nenhum, ele reflete a superioridade tecnica do Maze. Acredito q o Maze melhorou mto nos ultimos 2 anos sua velocidade, forca e agilidade/coordenacao, assim como o saq e as bolas curtas. NMO o Thiago naum jogou mal naum, p/ mim, ele jogou bem, soh q o Maze tava jogando demais, a bola batia na raqt dele e entrava todas c/ qualidade, msm qdo thiago estava dominando o ponto, o Maze tinha resposta p/ td. O Thiago teve uma Chance de empatar 2 x 2 qdo estava vencendo o 4o, mas o dia era do Maze msm. Se o Maze estivesse mal e o Thiago jogando desse jeito, acho q Thiago surpreenderia.

O jogo inteiro os 2 colocaram mto bem bolas curtas e medias, porem as medias eu acho q Maze fez bem melhor do q Thiago, teve gente q citou q faltou agressividade ao Thiago, p/ mim eu acho q a caracteristica normal do Thiago naum eh ser taum agressivo qto os chineses na bola media (q acontecia td ponto). Ora, se td hora tem cozinhada curta ateh sair uma media, o Thiago p/ matar o Maze teria 2 caminhos: entrar rasgando no harao ou rasgar no drive entrando, mas repito, naum é a caracteristica dele, entaum estariamos pedindo p/ ele fugir das origens dele.
A abertura de back ambos estavam fzndo c/ back morto sem peso baixinho na paralela acredito pq:

  • sendo a paralela a distancia mais curta tinha menos tempo de reacao p/ juntar e soltar a forca na bola
  • eles tavam dando mais prioridade ao forehand p/ juntar forca
  • as bolas estavam vindo medias baixas
    Acho q o saq do Maze funcionou mais q o do Thiago pois algumas vezes no 2o set e varias vezes no 3o set o saq saiu (1 pingo) e o Maze conseguiu encaixar bem mesmo, naum possibilitando o brasileiro a iniciativa do ponto.
    Só vi uma falha grave no Thiago: era qdo o Maze atacava de forehand na direita do Thiago. Ele naum sabia se bloqueava lateral ou se dava drive em cima, ele naum conseguiu fazer um ponto c/ isso. Talvez ele estranhou a qtdd de efeito+curva lateral q fazia o forehand do Maze.
    Porem no bloqeuio de back, achei q o Thiago estava mto bem, colocando mto bem a bola.

Hj eu gostei mto de ver o Thiago jogar e acho q ele deu azar do adversario ter acertado td. Quero deixar bem claro q naum tenho nada contra o Thiago e q me baseei no q eu assisti aki no video p/ comentar sendo o mais neutro possivel.

Kyo,

No topico com o link pra baixar o jogo do Thiago x Maze, eu fui o primeiro a fazer um comentario. + depois desse seu, eu estou ateh com vergonha do meu! :oops:

  • tb vc eh um profissional, nao um amador, c/ eu… :slight_smile: + pelo menos, algumas partes do meu comentario ‘bateram’ com as ideais do seu, + claro, q o seu comentario, foi muito + detalhado e tecnico do q o meu… :stuck_out_tongue:

Um abraco,

Muito boa essa análise do Kyo. Mas não concordo em um ponto: sobre os bloqueios de back do Thiago. Se formos falar dos bloqueios passivos tudo bem, mas nos bloqueios ativos ele errou muito, creio que acertou uns 2 ou 3 (de onde pôde tirar vantagem) no jogo inteiro. Só que quando o Thiago bloqueava passivo o Maze tinha tempo de se posicionar e escolher o que queria fazer. O 4o set foi o melhor momento do Thiago, melhorando o índice de acertos de backhand, inclusive finalizando algumas bolas de back. No 5o set ele fez uma bola fantástica, seu 7o ponto, onde o Maze não entendeu nada: uma finta desconcertante, fingiu passar cavado de back e deu uma meia bola deslocando o loirinho. Acrescento tbm que achei o posicionamento e tempo de bola do Thiago excelentes, ele chegou em todas sem dificuldade ou esforço, pecando apenas no toque. (Ah, se JO estivesse com esse preparo físico…)
O resto eu concordo plenamente com o Kyo.

hj eu andei pensand no q eu disse, eu tava imaginando…eu disse q se ele arriscasse um harao ou um drive mais forte seria fugir das origens dele…porem, eu lembrei q qdo estamos jogando contra um kra teoricamente mais forte q nós e o kra tah acertando td, DEVEMOS arriscar um pokinho mais p/ surpreende-lo c/ bolas de maior qualidade mesmo q erremos mais…Entaum talvez nesse jogoo acho q deveria em algum momento da partida ter arriscado um poko nessas bolas p/ tentar surpreender e/ou p/ naum deixar o Maze já esperando akela jogada fechadinha e assim, adiantando-se na jogada…

o q eu quis dizer c/ o block de back eh q tava bem melhor em comparação ao da direita…tah certo q num fazia mto ponto, mas q ele devolvia as bolas no cantinho ou no meio do cotovelo de Maze, isso ele fazia sim, e isso mostra mto controle de bola…