longe da mesa...perto da mesa

Olá: gostaria de saber, pelo menos na teoria, qual tipo de raquete e borracha facilitam os golpes dados de longe/média distancia da mesa e de perto da mesa. Isso no que se refere a rapidez da raquete, maciez/rigidez do topsheet/esponja. Quanto mais detalhes, melhor, pois não jogo há tanto tempo. obrigado, xisto betuminoso.

Xisto, esse assunto de material para determinado estilo (no caso longe e perto da mesa) é polêmico e muito amplo, mas observando alguns jogadores e fazendo alguns testes a minha conclusão foi a seguinte:

-Perto da mesa (all around): -Raquete simples (sem carbono) com Borrachas moles
A raquete de madeira proporciona um “toque” mais sutil ideal para bolas curtas como o Flick ou Harau e maior controle também nas cozinhadas. Já as borrachas moles “disparam” com maior facilidade, ou seja, com pequenos movimentos e pouca potência já conseguimos uma boa resposta delas para um ataque, o arco delas é curto, por isso a bolinha não “escapa” da mesa.

-Perto da mesa (controle): -Raquete simples (sem carbono) com Borrachas “chochas” ou pino baixo*
A raquete de madeira proporciona um “toque” mais sutil como mencionado acima. As borrachas chochas ou o pino baixo dão maior poder de controle sobre a velocidade e o giro que o adversário imprime na bolinha, é o que costumamos chamar de “Jogo de Tiozão”. Dentre as borrachas que podemos usar para isso incluo aquelas que não são tensionadas e precisavam da cola-rápida… (você terá de usa-lá com cola a base de água é claro).
*Lembrando que o pino baixo para caneteiro pode ser usado para um estilo de jogo extremamente ofensivo

-Perto da mesa (ofensivo): -Raquete simples (sem carbono) com Borrachas duras
A raquete de madeira é sem dúvida a escolha mais racional para jogadores que pretendem jogar o mais próximo possível da mesa, independentemente se forem jogadores de controle, all around ou ofensivos. As borachas duras, por sua vez, possuem uma complicação para jogadores ofensivos perto da mesa, elas são exelentes (se o jogador possuir físico para isso) para o “início do ataque” ou seja aquele ataque com muito giro e pouca ou média velocidade, mas o ataque rápido ou seco são problemáticos porque o “arco” da bolinha é muito longo nessas borrachas, os usuários são obrigados a aumentarem o giro também se quiserem dar mais velocidade aos ataques, o que é realmente desgastante.

-Raquete simples (sem carbono) com Borrachas duras
Essas duas combinações possuem a mesma linha de raciocínio do que escrevi até agora.
Raquete “carbonada” com Borrachas moles: -As borrachas moles tem um arco curto, longe da mesa “a bolinha não vai”, para compensar isso usamos raquetes carbonadas que são mais rápidas, ou melhor, dissipam menos o impacto do golpe, “devolvem” tudo na bolinha.
Raquete simples (sem carbono) com Borrachas duras: -As borrachas duras tem um arco longo, perfeitas para essa distância, porém a bola “sai muito rápido” delas (me refiro ao tempo de contato bola/raquete, e não a velocidade final da bola que depende de técnica), a raquete apenas de madeira “segura” a bola um pouco mais. Com essas duas combinações o jogador consegue defender bem, além de atacar com consistência.

Média/Longa distância da Mesa (ofensivo): Raquete “carbonada” com Borrachas duras
Está aí uma combinação realmente “poderosa”, mas já dizia Ben Parker “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, uma dessas responsabilidades é treinar exaustivamente para controlar esse ser de vontade própria que acabamos de montar.
A raquete carbonada tem pouquissimo “felling” ou “toque”, comparada com uma raquete apenas de madeira, e as borrachas duras, para nos ajudar, são rápidas demais (como foi comentado acima), ou seja, o treino precisa ter muito mais qualidade
para se conseguir controlar essa combinação, que por sinal muitos jogadores escolheram baseados em catálogos .

1)Obs.: Me perdoe caso você quisesse saber sobre material para jogadores defensivos de média/longa distância (cateiros), pois esse é um estilo que eu ainda estou estudando.

2)Obs.: Não estranhe eu colocar a raquete carbonada com borrachas duras para média/longa distância, e ainda citar um chinês, muitos dizem que o estilo chinês é “em cima da mesa”, mas observando atentamente os jogos atuais vemos que o primeiro ataque realmente é “colado” na mesa, porém os golpes seguintes são de média/longa distância.

Espero tê-lo confundido um pouco,

Te vejo no Futuro !!!
Farinha

Caro Killer: esta resposta vai, em primeiro lugar, para você. Agradeço sua longa e detalhada resposta. Eu, em meus poucos conhecimentos a respeito deste esporte, terei que refletir um pouco sobre ela para emitir uma opinião. Mas ela virá. Mas o que me deixa mais pensativo, pelo menos a principio, a respeito de sua descrição detalhada dos estilos de jogo é a seguinte: qual é o seu estilo de jogo ? esta é uma pergunta ao mesmo tempo genérica, mas que pode ser detalhista, dependendo do quanto você esteja disposto a falar a respeito. Fique a vontade sobre o quanto quiser explicar, pois a descrição do próprio estilo não é tarefa fácil, podendo ser constrangedor explicar sobre as próprias motivações internas e seu respectivo desempenho esportivo. Isso somado ao fato de que podem existir pessoas com as mais nobres intenções, mas sem a devida experiência, que, talvez, possam nos dar úteis conselhos a respeito deste jogo.
Mas gostaria de pedir aos outros usuários que enviassem opiniões a respeito do tema inicial deste tópico, não se importando em demasia sobre esta nossa conversa um pouco mais particular. Grato, Xisto. E que o saque de John McEnroe esteja sempre com você.

Olá,

O estilo de jogo é definido pelo conjunto de suas habilidades, todos os seus pontos positivos que ao final da partida resultaram em pontuação.

Não é o material que define seus estilo, podes usar qualquer tipo de raquete e borracha desde que esta combinação potencialize seus golpes ofensivos ou defensivos.

Óbviamente existem receitas prontas, um padrão dentro da modalidade em relação ao desempenho esperado utilizando raquete X com borracha y.

Quando conseguimos sobrepujar o adversário técnica e táticamente é que a adequação do material é notada, de nada adianta utilizar uma raquete com sete lãminas de carbono e uma borracha de alto desempenho se o jogo do adversário não permitir golpes amplos e rápidos, se só vier bola curta, sem efeito ou se voce não tiver um domínio tático possibilitado pela leitura do jogo adversário.

Jogadores fortes imprimem suas bolas de acordo com sua necessidade (entenda técnica e domínio tático), se você não consegue prever, igualar ou superar os golpes, a partida certamente terá resultado desfavorável.

Tendo habilidade e conhecimento técnico podes direcionar seu estilo a atuar de acordo com um padrão que você ache bonito, efetivo ou necessário para determinar uma sequência, mas apenas a regularidade e volume de jogo é que farão este padrão ser natural e efetivo.

Caro Hinoki: obrigado pela resposta. Será que não poderia ser acrescentado na definição inicial de estilo que os pontos fracos também fazem parte do estilo individual. É assim que os oponentes nos vencem. Isso talvez ajude a treiná-los e torná-los menos fortes ao invés de somente fracos.
Voce conhece alguma definição de estilo em livros esportivos ?
Então, parece que temas estão se fundindo nestas conversas: 1- materiais e suas jogadas mais ou menos apropriadas 2 - estilo individual 3 - técnicas de jogo ou movimentos próprios ou habilidades 4 - implementação destas técnicas no jogo ou tática 5 - automatização das técnicas corretas através de repeticões.
Grato, xisto.