Lixar madeira nova

Ae galera, alguém conhece algum link que especifica os locais para se lixar a madeira nova (geralmente próximo ao cabo) para não calejar as mãos, me lembro que em um catálogo da BTY mostrava estes pontos.

Fala JCesar. Blz aí? Cara deixa eu te falar: Não existe local específico p/ se lixar a madeira pq não existe um formato padrão de mão. Aquele ilustrativo no catálogo da BTY apenas orienta como se deve fazer.
Vc sabia que os bancos dos carros de F-1 são moldados com resina diretamente no corpo do piloto? Pois no caso das madeiras (caneta principalmente), o procedimento é semelhante. Não se usa resina, evidentemente, mas vc deve lixar a madeira até que ela obtenha o formato de encaixe exato na sua mão no momento dos golpes.
Quer uma dica? Segure a madeira antes de lixar e marque com um lápis os limites do contato dos dedos com a msm. Depois vá lixando aos poucos e experimentando bater na bola, como se fosse um drive, até chegar num ponto que vc considere ideal. O + importante é deixar a madeira num formato que não cause o mínimo desconforto p/ a mão.
obs.: Nunca lixe com uma lixa muito grossa (<#60) pq vc pode "passar do ponto" e aí não tem + volta. A raquete vai ficar "dançando" na sua mão, ou seja, com muita folga.
obs. #2: Para quem joga no estilo classineta, é interessante lixar a madeira com a borracha do back já colada, pois dá uma diferença na empunhadura na hora de testar.
Espero ter ajudado. []´s.

valew mestre Nakata!!!

Oi Pessoal, foi bom ter lido isto. Comprei minha primeira raquete boa (Bty) e depois de uns dias não aguentei e passei a lixa nela para parar de machucar meus dedos, um amigo meu disse que eu era louco e olhe que eu nunca tinha lido nada a respeito. Esta lixada melhorou muito a o conforto para jogar. :smiley:

Valeu!! e abraços…

Claudio