Lixamento de raquetes

Alguem sabe onde encontrar um manual sobre o lixamento de raquetes.

nao tem tu tem q lixar d acordo com q tu se sentir bem :smiley:

Não apenas lixar de acordo com que o faça se sentir bem, mas de um geito que não vá danificar a raquete, acho que leva-se mais em conta manter a raquete “fisicamente bem”.

Leia materiais sobre trabalho em madeira, acabamento, escultura em madeira.

Use os instrumentos sugeridos e tamanhos diferentes de lixas.

Aqui há um exemplo do acabamento de uma caneta japonesa, na página 35.

Use o bom senso e não crie ângulos agudos nas bordas, apenas arredonde.

http://www.iruiru.com/download/Butterfly2004spring.pdf

P/ quem é caneteiro ou classineta é quase obrigação lixar a madeira, seja p/ não causar desconforto e tbm p/ melhorar a pegada, logo, o manuseio da raquete.
Eu sempre antes de começar a lixar marco com uma caneta dois pontos para cada dedo (indicador e polegar) que toca na madeira. Depois eu começo a desbastar a madeira com estilete a partir dos pontos marcados. Mas é preciso certa prática p/ fazer isso. O problema de lixar (ou cortar) madeira é que se vc passar do ponto não tem mais volta. Então é melhor usar pouco o estilete e quando estiver quase bom, continuar com lixa. E lixe pouco tbm e logo em seguida teste a pegada. Vá repetindo esse procedimento várias vezes até não sentir nenhum desconforto. E tbm golpeie o ar p/ sentir se o manuseio está bom. Eu começo o lixamento com lixa 60 e quando estiver quase perfeito, finalizo com lixa 120.
P/ quem é classineta eu aconselho fazer tudo isso já com a borracha do back colada. Isso porque NMO dá diferença a pegada sem borracha e com borracha atrás.

acho q o clasico num é preciso,pq a unica coisa q poderia lixar é o cabo,porem as raquetes clasicas ja vem apropiadas, AN FL ST