Limpeza de borrachas "grudentas"

Algumas borrachas tem uma espécie de cola impregnada na sua superficie (a primeira vez que vi isso foi em uma raquete DHS 4002 com borrachas G666-acho que era essa mesmo).

Qual a melhor forma de limpar estas borrachas após treinos?

No fórum encontrei dicas para utilizar Algodão+Agua mas não tive certeza se isto vale para as borrachas “grudentas” .

Obrigado

[quote=“fabiojr”:1k8luzeh]Algumas borrachas tem uma espécie de cola impregnada na sua superficie (a primeira vez que vi isso foi em uma raquete DHS 4002 com borrachas G666-acho que era essa mesmo).

Qual a melhor forma de limpar estas borrachas após treinos?[/quote]
Eis o paradoxo.
Eu sinceramente não tenho nenhuma certeza a respeito disso, mas já pude notar uma coisa dentro das minhas experiências: o método válido para as outras borrachas parece não funcionar muito bem. Da outra vez em que eu estava usando borrachas chinesas, eu utilizei este método (passar algodão ou esponja apropriada com bem pouca água) por algum tempo, mas ele parecia diminuir a aderência do topsheet (pelo menos temporariamente). A partir de então, eu comecei a simplesmente não limpar a borracha (ou melhor, apenas tirar pó e partículas com a mão) por um tempo, só para ver no que dava. Durante este período, ao meu ver, a aderência parecia se manter. Logo, cheguei à conclusão de que talvez fosse melhor tratar a borracha com “menos esmero” para não correr o risco de perder sua principal característica, o que possivelmente não afetaria tão significativamente a durabilidade, considerando que as borrachas chinesas são mundialmente conhecidas pela sua robustez.
No atual momento, voltei a utilizar uma borracha chinesa, e adotei o seguinte padrão: depois do uso, retiro o pó e as particulas da superfície da borracha apenas passando a palma da mão (obviamente limpa e seca) sobre a mesma. No máximo, quando as “sujeiras” estão um pouco mais difíceis de serem retiradas, aplico a famosa baforada sobre a superfície e repito a operação. Pode não ser o melhor método de conservação mas, no desconhecimento de algum outro, o manterei já que está dando certo.
Fica como uma experiência compartilhada, que não posso garantir que vai dar certo para vc, mas é possível tentar. Se eu não me engano, já houveram maiores discussões sobre o tema anteriormente, então use a pesquisa e é bem provável que encontre ainda mais idéias, inclusive talvez algo que contraindique a minha experiência.
Espero ter ajudado.

Abraços!!!

Alcir,

Obrigado pela resposta, pelo jeito estou usando a mesma borracha que você, só treinei uma vez e ela sujou muito.

Vou seguir a sua dica.

Normalmente eu uso agua com 2 gotas de detergente neutro e passo esponja bem fina depois do treino e guardo o material numa case térmica, quando uso novamente, ele mantem a mesma viscosidade.
Removendo apenas as sujeiras e pó…

[ ] Chan
DHS 5002 FL
Borracha FH - DHS Hurricane II / Borracha BH - DHS Huricane III

Eu dou uma baforada na borracha e limpo com a mão :slight_smile: pra mim é a forma mais barata e pratica

E mudando de assunto,
A talent spider king apesar de não ser tão conhecida é muito boa :lol:

Minha fórmula prá melhorar a durabilidade de borracha chinesa:

Baforada depois do treino, limpeza da baforada com a mão mesmo, pelicula protetora em cima http://www.lojadomesatenista.com.br/?pg=lista_produtos&zt=1&cat=mfmZbe7.APil&cdg=669&nome=ACESS%D3RIOS

Eu dou umas baforadas e no máximo, uso um pano úmido para limpar.

Depois guardo na case.

Não gosto de usar película protetora, exceto uma da DHS que não acho pra comprar a tempos.

Amigo, eu uso da borracha DHS G666 há 4 anos, meu procedimento sempre foi o seguinte: jogo agua na topsheet, seco com um pano tipo perfex (para não ficar fiapos na superficie da borracha) e em seguida coloco o filme plástico que vem com a borracha.

Eu te recomendo comprar um limpador de borracha.Eu comprei um limpador da XIOM do meu professor e o limpador é muito bom e não dexa a borracha grudenta.

Kkkkkk,amigo,a grande questao é manter a borracha grudenta…esse “grudentas” se refere a borrachas chinesas tacky…aquelas pegajosas,entao seu limpador é uma arma para borrachas tacky.

Pensei que era para não ficar grudenta

Caro amigo: tome em consideração que borrachas chinesas devem se limpas com água um pouco tépida e passar com um pano macio, é o que vem escrito em algumas embalagens das mesmas, se usar o vulgar spray estas vão perdendo a camada aderente, isto por experiência própria, já as restantes borrachas podem ser limpas com o spray, deixe atuar um bocado e passe com um pano macio para não riscar.