" limpeza de Borracha "

Sou iniciante no tênis de mesa e gostaria de saber como é feito a limpeza das borrachas na medida que nos treinamento elas sujam bastante ( se é que é feito ) me falaram que um pano umdecido com àgua já resolve, é certo??? :?:

Água resolve. Soltar um bafo na borracha também. ehehe

Use um pedaço de algodão com um pouco de água que ajuda bastante.Se preferir use uma esponja bem fina com água.

Muito se comenta q limpar a borracha com detergente é eficaz

Na verdade, minutos depois de colocá-lo na borracha, por razões óbvias ela fica super-limpa

Mas depois ela começa a perder suas características, se dabificando pois o detergente fica impregnado na borracha

E msm q seja neutro, ele é um produto químico q em contato com outro material pode (msm q a longo prazo) danificar este

NÃO USE DETERGENTE!

As borrachas confeccionadas pra tênis de mesa, muitas comentadas neste fórum, são de ótima qualidade

Portanto, ñ é necessário nd mais q água para limpá-las

Nunca passe qualquer produto em sua borracha sem q seja indicado por alguém especializado (mesa-tenistas, técnicos, etc.)

Tb ñ deixe se levar na conversa de inexperientes

Se precisar de ajuda qt ao seu material, pergunte a alguém realmente confiável

Outra dica: vc deve usar a água em conjunto com algo macio, q ñ solte fiapos nem seja esfoliante
qd for limpar, passe, por exemplo, uma algodão úmido num só sentido
NUNCA faça o msm movimento q faz com borrachas de apagar, pois o resultado (msm q a princípio, seja imperceptível) será igual:

Esfarelamento da borracha

To 100% com o Oraculo. Agua ou bafo. :slight_smile:

Gostaria de saber se essas esponjas usadas na cozinha, tipo scoth brite, que tem um lado verde e outro amarelo e fofo, podem ser usadas para limpar a borracha :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Existe em lojas de perfumaria , uma esponja para limpeza do rosto, que além de baratinho , tem otímo resultado. Mais não serve a muito molinha, pois esfarela com facilidade.

É bom não complicar aquilo q é simples

Use a esponja de cozinha pra lavar louça

Compre em perfumaria artigos de perfume e banho

Pra limpar a borracha ou vc solta um “bafo” nela e seca ou passe um algodão úmido

As borrachas de tênis de mesa são fabricadas com qualidade de 1ª linha, são feitas pra durar muito tempo e em condições diversas, por isso são muito resistentes

O principal ñ é a limpeza, mas sim a conservação da borracha

Quanto a esse assunto eu ja ouvi um boato condenando os sprays p/ limpeza da borracha. Dizem que os sprays (rubber cleaner) sao produzidos pelos fabricantes com o intuito de “detonar” mais rapidamente sua borracha, assim vc precisaria comprar outra e outra, criando um circulo vicioso. Nao sei se tal hipotese tem fundamento, mas o fato eh que nas lojas especializadas em Tokyo os caras so dao sprays de brinde quando vc gasta um determinado valor. Poderiam muito bem distribuir bolinhas ou chaveiros como brinde mas parece que tem um estoque de sprays e querem te empurrar de qualquer maneira. Na duvida, como eu ja citei acima, eu so uso algodao umedecido p/ limpeza. Durante o jogo, bafo e manga da camisa.

Consegui com minha mãe uma esponja redonda de aproximadamente 6 cm de diametro, que é udada para passar maquiagem (pó de arroz, base, etc) ela é bem lisinha e é ótima para limpar a borracha. EXPERIMENTEM :!: :!: :!: :!: :!: